Guia do Condutor
Cuidados a ter com os para brisas em dias de chuva

Cuidados a ter com o para-brisas nos dias de chuva

Conduzir é uma tarefa que, para além da habilitação legal (carta de condução) para o efeito, exige moderação na velocidade e uma atenção constante a todo o tipo de obstáculos que possam surgir, especialmente quando as condições climatéricas não ajudam.

Esse é o caso de conduzir com chuva. Em Portugal, com a chegada dos meses de outono e inverno, a pluviosidade torna-se mais regular e intensa colocando-nos dificuldades acrescidas na tarefa de conduzir em segurança.

É nesta altura que entra em campo o limpa para-brisas, uma importantíssima parte do carro que ajuda a que, durante a condução sob influência de más condições climatéricas, a visibilidade que tem sobre a estrada seja sempre boa.

No entanto, para que o para-brisas cumpra a sua função na perfeição, é importante cuidar bem dele, um cuidado que passa por algumas das dicas que lhe vamos deixar já de seguida.

Cuidados a ter com o para-brisas nos dias de chuva

Além de ajudar a mitigar a probabilidade de acidente, o assistente lateral, o assistente de pré-acidente e de capotamento, o sistema de reconhecimento de sinais de trânsito ou o assistente em viagem e de faixa de rodagem que oferecem os modelos SEAT Ibiza, Arona, Leon, Leon Sportstourer, Ateca ou Tarraco contribuem para um aumento significativo da segurança de quem tem de conduzir, se não tivermos a visibilidade adequada da estrada.

Assim, para que as suas viagens sejam mais seguras quando a chuva aparece, eis os cuidados que deve ter com o para-brisas do seu automóvel:

  • Verifique o estado das borrachas

Depois de meses em que os para-brisas são poucas vezes chamados a trabalhar, com a chegada das primeiras chuvas, aconselhamos a que verifique o estado das borrachas das escovas do limpa para-brisas, pois estas podem encontrar-se ressequidas pelo sol e já não atuarem com a mesma eficácia.

Para que as escovas não lhe risquem o vidro e lhe garantam a maior visibilidade, se estas se apresentarem ressequidas deve substituí-las imediatamente.

A manutenção das escovas limpa para-brisas não deve, contudo, ser feita apenas pelo início do outono. Ao longo de todo o ano, vá verificando, regularmente, o estado das escovas. Não ignore sinais de desgaste e substitua-as.

Recomendamos que, mesmo que, aparentemente, se encontrem em bom estado, substitua as escovas a cada ano.

  • Faça uma limpeza regular das escovas e do para-brisas

Não fique à espera que a chuva lave o para-brisas e as escovas por si. De forma a diminuir o desgaste e aumentar a sua eficácia, limpe, de forma profunda e regular, as escovas e o para-brisas do seu carro

Fazê-lo irá, como sublinhamos, aumentar consideravelmente o tempo útil de vida destes equipamentos e melhorar a sua visibilidade sobre a estrada e os potenciais obstáculos que esta encerra.

  • Verifique o nível do reservatório do líquido limpa-vidros

Para que uma limpeza mais efetiva e profunda do vidro, é importante que utilize o líquido limpa para-brisas, mesmo quando sob condições de chuva intensa.

Assim, de modo a ter a certeza de que poderá utilizar este expediente, é importante que verifique, regularmente, o nível do reservatório do líquido limpa-vidros.

Um conselho: apesar de se venderem frascos de produto limpa-vidros prontos a usar, recomendamos que, após verter o seu conteúdo no reservatório, acrescente uma porção de água destilada para ajudar à diluição do líquido e evitar que se acumulem resíduos nas partes do vidro onde a escova limpa para-brisas não chega.

  • Verifique o estado das borrachas impermeabilizantes de portas e janelas

Começamos e terminamos com um conselho sobre borrachas, mas desta feita as das portas e janelas. Porquê? A função destas borrachas é impedir a entrada de água no interior do carro, mas quando se apresentam deterioradas, a água poderá entrar fazendo com que a humidade resultante embacie o para-brisas e impeça uma boa visibilidade sobre a estrada e os seus obstáculos.