• Conduzir na Neve

    Conduzir na Neve: Dicas, Correntes de Neve e tudo o que precisa de saber

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    Conduzir na Neve: Dicas, Correntes de Neve e tudo o que precisa de saber

A neve, pela sua textura escorregadia, oferece pouca aderência e pode provocar derrapagens e até graves acidentes de carro.

Para evitar sinistros existem equipamentos que salvaguardam a segurança dos condutores e passageiros, como é o caso dos pneus e correntes de neve. Se vive numa zona com neve abundante ou se planeia umas férias num destino de inverno, a SEAT explica-lhe o que precisa de saber para conduzir na neve.

As correntes de neve devem ser colocadas nos pneus sempre que se depara com pisos escorregadios e cobertos de neve espessa. Este equipamento é a solução ideal para o veículo SEAT (seja o SEAT Tarraco, SEAT Ibiza, SEAT Ateca, SEAT Arona, SEAT Leon e SEAT Leon Sportstourer), em países onde é frequente a condução com temperaturas muito baixas.

Existe legislação sobre correntes de neve?

Cada país europeu tem a sua própria legislação sobre a utilização de correntes de neve, sendo obrigatória em algumas estradas em condições adversas. Em Portugal, a utilização de correntes de neve encontra-se através da sinalização rodoviária D9.

Correntes de neve: quais as mais adequadas e como as colocar?

Existem diferentes opções de correntes de neve para o seu automóvel, as mais indicadas dependem do uso que lhes dará. Antes de instalar as correntes de neve no seu SEAT deve perceber as diferentes correntes que existem:

  • Correntes Têxtil

As correntes de neve têxtil são recomendadas para uso pontual ou de emergência. Tem como vantagens não danificarem as jantes e não interferirem com os sistemas eletrónicos de segurança. Para manter estas correntes em bom estado deve lavá-las depois de cada utilização e evitar a sua utilização em estradas sem neve.

  • Correntes de neve

Estas correntes de metal são indispensáveis se procura um uso intensivo e regular em montanhas. Estas correntes de neve são montadas nas duas rodas motrizes do veículo, e existem dois tipos de correntes de neve em metal:

  • Correntes à tensão manual

Precisam de alguma prática na montagem. São, normalmente, a opção de correntes de neve mais barata.

  • Correntes à tensão automática

Práticas. Estas correntes em metal são fáceis de montar, no entanto, podem ser uma opção mais dispendiosa.

Escolhidas as correntes de neve para pneus, é essencial perceber como as instalar. Este equipamento de prevenção deve ser colocado nas rodas motrizes do carro. Aconselhamos que consulte o manual do seu automóvel para mais indicações. Ainda assim, e em veículos ligeiros, serão provavelmente nas rodas dianteiras.

Passando à instalação das correntes de neve:

  • Deve ter o carro parado numa zona segura. Estenda a corrente na parte interior da roda, levante a corrente e feche-a na parte superior do pneu, garantindo que o aro flexível deve ser colocado dentro da roda. Relembramos que a velocidade máxima com as correntes de neve é de 50km/h e que as deve retirar assim que o piso o permita.

Cuidados a ter para conduzir na neve

  • A utilização de equipamentos adequados (como correntes de neve) é o primeiro ponto a ressaltar para garantir a sua segurança.
  • O seu carro deve ser visível para outros condutores. Utilize as luzes de iluminação de nevoeiro para obter uma boa visibilidade e para que os outros condutores também notem a sua presença na estrada.
  • Não faça manobras bruscas, conduza de forma moderada para evitar qualquer acidente.
  • Se durante o inverno está em locais de alguma neve, tenha sempre um conjunto de correntes de neve no seu veículo e fique prevenido de emergências.
  • Não use o líquido do para-brisas. Com temperaturas negativas o líquido pode congelar e impedi-lo de ver a estrada. Pondere limpar o vidro do carro com um pano húmido.
  • Tenha cuidado redobrado a atravessar pontes e passagens com neve, uma vez que são áreas mais propensas a acumular placas de gelo.
  • Opte por utilizar o motor como travão, engrenando uma velocidade mais baixa. O pedal do travão pode ser usado numa reta, no entanto em curvas não é recomendado uma vez que os pneus se encontram numa superfície de baixa aderência.

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