Viajar em família é um prazer, especialmente quando se aproximam datas que levam muitos portugueses a percorrerem quilómetros para estarem com os seus, como é o caso do Natal e Ano Novo.
Se esse é o seu caso e vai fazer-se à estrada para uma viagem de Natal com a sua família, ao longo deste artigo vamos ajudá-lo a planear a viagem de carro para que o conforto e segurança sejam regra e o divertimento um dado garantido ao longo desta época tão especial.
Como planear a sua viagem de carro no Natal?
Para planear a viagem de carro no Natal, o primeiro passo a dar é:
1º Passo: Escolha o percurso
O primeiro passo é escolher o percurso e/ou o destino (no caso de ser uma viagem de férias). Defina horários de partida, calcule qual o melhor percurso em função das portagens, qualidade da estrada, trânsito e, caso possua um carro 100% elétrico ou um híbrido plug-in, a disponibilidade de estações de carregamento.
Se com um SEAT Ibiza ou Arona, a questão em relação ao abastecimento de combustível prende-se, apenas e só, com a escolha do posto que oferece gasolina mais barata, no caso dos SEAT Leon ou Leon Sportstourer, dois modelos com versão híbrida plug-in, caso queira poupar dinheiro e aproveitar o motor elétrico para fazer a maior parte da viagem, é importante perceber onde poderá abastecer o veículo.
2º Passo: Não se esqueça dos documentos
É imprescindível que não se esqueça dos documentos necessários, tais como a carta de condução, recibo da inspeção, seguro, CC, etc. Assegure-se que não existe nenhum documento caducado.
3º Passo: Faça a manutenção do seu carro
Para que a viagem de carro decorra com a máxima serenidade e segurança, é importantíssimo que, antes de partir, faça a revisão à viatura. Neste ponto, verifique o estado do piso dos pneus (se for para um local com neve, leve correntes de neve na mala), monitorize os níveis de óleo, especialmente o dos travões, o estado da bateria e as escovas limpa para-brisas.
Para além disto, não se esqueça do colete retrorrefletor, do triângulo de sinalização e, se viajar com crianças, verifique atentamente os sistemas de retenção.
4º Passo: Arrume, convenientemente, as malas na bagageira
Depois de se certificar que tem tudo o que precisa nas malas, é necessário arrumar, convenientemente, as mesmas na bagageira.
O ideal, para quem viaja em família, é utilizar um automóvel com ampla bagageira e espaço para todos os ocupantes para que a road trip seja o mais confortável para todos, como é o caso dos SUV SEAT Ateca e Tarraco.
Por exemplo, o Tarraco oferece-lhe não só um amplo espaço na bagageira que pode ser enriquecido com redes e cintas de segurança para melhor acomodação de animais e malas, como também a possibilidade de levar até 7 pessoas em bancos que deslizam e rebatem adaptando-se, deste modo, às suas necessidades.
No que toca à arrumação das bagagens propriamente ditas, caso leve muitas malas, distribua o seu peso de forma equivalente pelo espaço disponível, de modo a manter o equilíbrio da suspensão e não perder visibilidade para o vidro traseiro.
5º Passo: Faça-se à estrada
No dia anterior à partida, faça por dormir bem e alimente-se de forma conveniente. Neste ponto, está pronto para se fazer à estrada, mas com as janelas fechadas, já que quando estão abertas fazem-no gastar mais combustível.
Cuidados a adotar na sua viagem de Natal
Depois de sair para a estrada, é importante que adote alguns cuidados. O primeiro deles passa por conduzir de forma defensiva e com calma. Afinal de contas, a segurança é o mais importante, especialmente numa viagem em família.
Mantenha a calma e a distância de segurança, mesmo quando o trânsito se intensifica. De modo a reduzir a tensão, faça uso dos sistemas de conectividade do seu SEAT e coloque uma música da sua predileção.
Ao longo da viagem, faça paragens regulares para descansar e alimentar-se e evite conduzir com muita roupa, uma vez que isto vai prender-lhe os movimentos.
Caso leve prendas ou uma árvore de Natal, aproveite as barras de tejadilho que modelos como o Tarraco, o Ateca ou o Leon Sportstourer lhe oferecem para acomodar a árvore ou as prendas de maior dimensão.
No que toca aos presentes mais pequenos ou sacos, aconselhamos a que coloque os mais pesados em baixo e os mais leves em cima, mas sempre o mais atrás que lhe seja possível.