O WLTP (Worldwide harmonised Light vehicles Test Procedure) é um novo método de medir de forma padronizada as emissões dos veículos. Este método substitui o anterior NEDC (New European Driving Cycle) usado desde 1997.
Estes são os três principais fatores que impactam os testes WLTP
Aerodinâmica
Quanto mais resistência ao ar tiver o veículo, mais combustível necessita. Quanto mais aerodinâmico for, menos resistência ao ar terá. Pequenas alterações podem ter um grande impacto na eficiência.
Resistência no rolamento dos pneus
Quando conduz, a resistência de rolamento reduz a sua eficiência através da deformação dos pneus. Daí a importância de criar pneus o mais eficientes possível.
Peso
Objetos pesados requerem mais energia para se moverem. Quanto mais leve for o veículo menos combustível consumirá e mais eficiente será. Leveza significa eficiência.
O que precisa de saber
É tudo uma questão de precisão e relevância. O mesmo teste é aplicado de formas diferentes pelo mundo. É uma das maiores mudanças alguma vez efetuada na indústria automóvel.
Ciclos de condução mais realistas
Definições e análise do carro mais rigorosas
Tem em conta o equipamento opcional
Temperaturas mais precisas
Como é o novo método
NEDC | WLTP | |
---|---|---|
Calendário de regulações para EU | 1998-08/17 | 09/17 aprovação de novos motores (09/18 todos os veículos) |
Equipamento opcional | Não considerado | Considerado (aerodinâmica, resistência de rolamento dos pneus, peso) |
Fases / Temperatura de início | “Urbano / Extra-Urbano” Arranque a frio | “Baixa / Média / Alta / Muito alta” Arranque a frio |
“Baixa / Média / Alta / Muito alta” Arranque a frio | 1,180 s / 10,966 m | 1,800 s / 23,274 m |
Velocidade | 120 km/h máximo | 33,6 km/h média | 132 km/h máximo | 46,5 km/h média |
Tempo de paragem | 295 s | 234 s |
Aceleração | 1,04 m/s2 máximo | 1,58 m/s2 máximo |
Emissões reais de condução num relance.
Para além do WLTP, desde setembro de 2017, as medições na Europa têm sido
realizadas de acordo com os procedimentos de teste RDE. RDE significa em inglês
"Real Driving Emissions" (Emissões Reais de Condução). Em oposição ao NEDC e WLTP,
a medição das emissões não é efetuada em banco de ensaio mas sim no trânsito. As
emissões poluentes determinadas (NOx e partículas especificas) aquando da condução
em estrada são denominadas emissões reais.
No procedimento de medição RDE, é efetuado um mix de 3 percursos de igual dimensão:
um é conduzido em estradas urbanas, outro em estradas rurais e outro em
auto-estrada, com aceleração e desaceleração aleatórias. A velocidade média em
estrada urbana é entre 15 e 40 km/h e um máximo de 60 km/h, nas estradas rurais
entre 60 e 90 km/h e em auto-estrada entre 90 km/h e 145 km/h.
O veículo é equipado com uma caixa de medição PEMS (portable emission measurement
system). Este aparelho mede as emissões poluentes (NOx, CO, CO2) e partículas (PN).
A viagem dura entre 90 e 120 minutos. A temperatura exterior deverá ser entre -7 e
+35 °C, o ar condicionado poderá estar ligado.
FAQS sobre novos valores de consumo
O que são o NEDC, WLTP e RDE?
O NEDC ("New European Driving Cycle") é um teste realizado num banco de ensaios que
é utilizado na Europa desde 1992 para medir as emissões emitidas e o consumo de
combustível dos veículos de passageiros e veículos comerciais ligeiros. O NEDC foi
substituído pelo formato padronizado mundialmente WLTP ("Worldwide Harmonized
Light-Duty Vehicles Test Procedure"). O novo método tenciona medir o consumo de um
veículo de forma mais realista e é realizado com base num ciclo de testes alterado
com especificações de teste mais rígidas.
Para além do WLTP, as emissões na Europa são determinadas de acordo com o procedimento de testes RDE ("Real Driving Emissions") ao efetuar as medições em estrada.
Qual a diferença entre WLTP e RDE?
Enquanto que o WLTP efetua o teste num dinamómetro de chassis em condições padrão
durante 30 minutos, o teste RDE é efetuado em estradas públicas. Na medição RDE, é
utilizado um mix de percursos com aceleração e desaceleração aleatórias que demora
entre 90 e 120 minutos.
Quando se aplicam o WLTP e o RDE?
Desde setembro de 2017, a transição para o WLTP e RDE tem sido gradual. A partir de
setembro de 2018, o procedimento de testes WLTP será obrigatório para todos os
registos de veículos novos, assim como a limitação do número de partículas (PN) no
RDE. A partir de setembro de 2019, haverá um limite de valor de dióxido de
nitrogénio (NOx) adicional para o RDE obrigatório para todos os novos registos.
O que significa para mim WLTP?
Os valores determinados pelo método de testes WLTP deverão refletir o consumo e as
emissões de CO2 de forma mais realista. Isto poderá significar o registo de um
maior consumo de combustível e emissões de CO2 em veículos com motores de
combustão. A escolha do motor e de equipamento opcional específico também irão
afetar a economia de combustível e os níveis de CO2. Dependendo da lei nacional,
isto também se poderá refletir em impostos de CO2 mais elevados.
Como a SEAT implementa as especificações WLTP?
Até setembro de 2018, todos os modelos SEAT serão continuamente convertidos ao
procedimento de testes WLTP.