Uma nova forma de medir a eficiência

WLTP – Um novo método

O WLTP (Worldwide harmonised Light vehicles Test Procedure) é um novo método de medir de forma padronizada as emissões dos veículos. Este método substitui o anterior NEDC (New European Driving Cycle) usado desde 1997.

Estes são os três principais fatores que impactam os testes WLTP

Aerodynamics in vehicles diagraph
Aerodinâmica

Quanto mais resistência ao ar tiver o veículo, mais combustível necessita. Quanto mais aerodinâmico for, menos resistência ao ar terá. Pequenas alterações podem ter um grande impacto na eficiência.

Efficient electrical system in SEAT vehicles
Resistência no rolamento dos pneus

Quando conduz, a resistência de rolamento reduz a sua eficiência através da deformação dos pneus. Daí a importância de criar pneus o mais eficientes possível.

SEAT car weight for environmental sustainability
Peso

Objetos pesados requerem mais energia para se moverem. Quanto mais leve for o veículo menos combustível consumirá e mais eficiente será. Leveza significa eficiência.

Aerodynamics in vehicles diagraph
Aerodinâmica

Quanto mais resistência ao ar tiver o veículo, mais combustível necessita. Quanto mais aerodinâmico for, menos resistência ao ar terá. Pequenas alterações podem ter um grande impacto na eficiência.

Aerodynamics in vehicles diagraph
Aerodinâmica

Quanto mais resistência ao ar tiver o veículo, mais combustível necessita. Quanto mais aerodinâmico for, menos resistência ao ar terá. Pequenas alterações podem ter um grande impacto na eficiência.

Efficient electrical system in SEAT vehicles
Resistência no rolamento dos pneus

Quando conduz, a resistência de rolamento reduz a sua eficiência através da deformação dos pneus. Daí a importância de criar pneus o mais eficientes possível.

SEAT car weight for environmental sustainability
Peso

Objetos pesados requerem mais energia para se moverem. Quanto mais leve for o veículo menos combustível consumirá e mais eficiente será. Leveza significa eficiência.

O que precisa de saber

É tudo uma questão de precisão e relevância. O mesmo teste é aplicado de formas diferentes pelo mundo. É uma das maiores mudanças alguma vez efetuada na indústria automóvel.

Helmfach des SEAT MÓ eScooter 125

Ciclos de condução mais realistas

Definições e análise do carro mais rigorosas

Helmfach des SEAT MÓ eScooter 125

Tem em conta o equipamento opcional

Temperaturas mais precisas

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Ciclos de condução mais realistas

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Definições e análise do carro mais rigorosas

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Tem em conta o equipamento opcional

Temperaturas mais precisas

Como é o novo método

NEDCWLTP
Calendário de regulações para EU 1998-08/17 09/17 aprovação de novos motores (09/18 todos os veículos)
Equipamento opcional Não considerado Considerado (aerodinâmica, resistência de rolamento dos pneus, peso)
Fases / Temperatura de início “Urbano / Extra-Urbano” Arranque a frio “Baixa / Média / Alta / Muito alta” Arranque a frio
“Baixa / Média / Alta / Muito alta” Arranque a frio1,180 s / 10,966 m 1,800 s / 23,274 m
Velocidade 120 km/h máximo | 33,6 km/h média 132 km/h máximo | 46,5 km/h média
Tempo de paragem 295 s 234 s
Aceleração 1,04 m/s2 máximo 1,58 m/s2 máximo

Emissões reais de condução num relance.

Para além do WLTP, desde setembro de 2017, as medições na Europa têm sido realizadas de acordo com os procedimentos de teste RDE. RDE significa em inglês "Real Driving Emissions" (Emissões Reais de Condução). Em oposição ao NEDC e WLTP, a medição das emissões não é efetuada em banco de ensaio mas sim no trânsito. As emissões poluentes determinadas (NOx e partículas especificas) aquando da condução em estrada são denominadas emissões reais. No procedimento de medição RDE, é efetuado um mix de 3 percursos de igual dimensão: um é conduzido em estradas urbanas, outro em estradas rurais e outro em auto-estrada, com aceleração e desaceleração aleatórias. A velocidade média em estrada urbana é entre 15 e 40 km/h e um máximo de 60 km/h, nas estradas rurais entre 60 e 90 km/h e em auto-estrada entre 90 km/h e 145 km/h. O veículo é equipado com uma caixa de medição PEMS (portable emission measurement system). Este aparelho mede as emissões poluentes (NOx, CO, CO2) e partículas (PN). A viagem dura entre 90 e 120 minutos. A temperatura exterior deverá ser entre -7 e +35 °C, o ar condicionado poderá estar ligado.

FAQS sobre novos valores de consumo

O que são o NEDC, WLTP e RDE? O NEDC ("New European Driving Cycle") é um teste realizado num banco de ensaios que é utilizado na Europa desde 1992 para medir as emissões emitidas e o consumo de combustível dos veículos de passageiros e veículos comerciais ligeiros. O NEDC foi substituído pelo formato padronizado mundialmente WLTP ("Worldwide Harmonized Light-Duty Vehicles Test Procedure"). O novo método tenciona medir o consumo de um veículo de forma mais realista e é realizado com base num ciclo de testes alterado com especificações de teste mais rígidas.

Para além do WLTP, as emissões na Europa são determinadas de acordo com o procedimento de testes RDE ("Real Driving Emissions") ao efetuar as medições em estrada.

Qual a diferença entre WLTP e RDE? Enquanto que o WLTP efetua o teste num dinamómetro de chassis em condições padrão durante 30 minutos, o teste RDE é efetuado em estradas públicas. Na medição RDE, é utilizado um mix de percursos com aceleração e desaceleração aleatórias que demora entre 90 e 120 minutos.

Quando se aplicam o WLTP e o RDE? Desde setembro de 2017, a transição para o WLTP e RDE tem sido gradual. A partir de setembro de 2018, o procedimento de testes WLTP será obrigatório para todos os registos de veículos novos, assim como a limitação do número de partículas (PN) no RDE. A partir de setembro de 2019, haverá um limite de valor de dióxido de nitrogénio (NOx) adicional para o RDE obrigatório para todos os novos registos.

O que significa para mim WLTP? Os valores determinados pelo método de testes WLTP deverão refletir o consumo e as emissões de CO2 de forma mais realista. Isto poderá significar o registo de um maior consumo de combustível e emissões de CO2 em veículos com motores de combustão. A escolha do motor e de equipamento opcional específico também irão afetar a economia de combustível e os níveis de CO2. Dependendo da lei nacional, isto também se poderá refletir em impostos de CO2 mais elevados.

Como a SEAT implementa as especificações WLTP? Até setembro de 2018, todos os modelos SEAT serão continuamente convertidos ao procedimento de testes WLTP.