Guia do Condutor
Luzes do Painel Significado: Saiba toda a Informação

Luzes do Painel Significado: Todos os Pormenores a Ter em Conta

Sabia que o painel é uma das partes mais importantes de qualquer veículo? Afinal, é através dele que se manifestam avisos e informações sobre o estado do carro.

No entanto, muitos condutores não sabem como interpretar grande parte das luzes do painel, sentindo confusão e preocupação sempre que um símbolo novo se acende. É o seu caso? Continue a ler para aprender todas as informações essenciais sobre o significado das luzes do painel dos carros.

Pronto para comunicar com o seu carro num nível superior? Conheça os mais recentes modelos SEAT, com Assistente em Viagem e acesso remoto! Dos mais compactos, como o SEAT Ibiza, SEAT Leon e SEAT Leon Sportstourer, aos SUVs SEAT Arona, SEAT Tarraco ou SEAT Ateca, descubra formas revolucionárias de viajar.

 

Não ignore as luzes do painel

É através de símbolos e cores no painel em frente ao condutor que o veículo comunica sobre o seu estado. Desde o nível do combustível a problemas com o motor ou com a bateria, as luzes do painel podem ter os mais variados significados.

Enquanto algumas são luzes de informação, outras podem alertar para problemas graves que comprometem o funcionamento do veículo e a segurança de quem nele circula.

Por isso, sempre que verificar uma luz acesa no painel, não a ignore: procure saber o que significa o mais brevemente possível.

Estar atento e dar importância aos sinais que o veículo transmite é essencial para conseguir fazer uma condução segura, não só para si como também para os seus passageiros e para os restantes condutores.

 

Luzes do painel: significado das cores

As luzes de advertência no painel do carro podem apresentar-se sob diversas cores: verde, azul, branco, amarelo e vermelho. Cada uma destas cores simboliza um tipo diferente de informação comunicada pelo veículo. Saiba como identificá-las:

  • Luz verde, azul ou branca: estas luzes são de caráter informativo e não significam nenhum tipo de avaria. Assim, se verificar a sua presença no painel, não precisa de se preocupar ou de ter pressa. Poderá resolver a causa do surgimento da luz mais tarde.

  • Luz amarela: as luzes amarelas são representativas de falhas no sistema do veículo. Algumas são de resolução simples, como a luz do combustível, que requer apenas um abastecimento do veículo. Outras, no entanto, poderão necessitar de intervenção profissional, como, por exemplo, o sinal de ABS com luz amarela, que representa um problema no sistema de travagem. Deverá deslocar-se a uma oficina o mais breve possível.
  • Luz vermelha: se o seu veículo acender uma luz vermelha, está a comunicar uma anomalia grave. Assim que verificar a existência da luz, deve encostar o carro num lugar seguro com a maior brevidade possível e contactar a assistência em viagem, que saberá como lidar com o problema.

 

Significado das luzes do painel mais comuns

Procura o significado de uma luz de advertência do painel em específico? Confira, abaixo, uma lista com alguns dos sinais mais comuns e os procedimentos que requerem.

Nota: Algumas luzes variam consoante a marca e o modelo de carro. Caso não encontre a informação que procura, recorra ao manual do seu veículo, onde poderá encontrar todas as luzes de painel que lhe dizem respeito.

Circuito elétrico

Representada por uma bateria, esta luz costuma acender quando o carro inicia movimento. Caso não apague ou caso o carro não arranque, a luz manifesta falta de carga da bateria ou funcionamento incorreto do sistema de carregamento elétrico. Para confirmar, verifique o estado dos cabos da bateria e da correia do alternador. Caso estejam danificados, leve o carro a um mecânico.

Sinal de motor com luz amarela

Este sinal está a indicar que o seu motor está com uma falha. Posto isto, deve dirigir-se ao seu mecânico.

Nível do óleo

Sempre que esta luz acender, é porque os níveis de óleo do carro estão baixos. Desligue o carro, aguarde o arrefecimento do motor e verifique o nível do óleo, acrescentando se necessário.

Pressão de pneumáticos

Esta luz surge com frequência durante o inverno. Significa que os pneus do carro estão com pouca pressão. Poderá enchê-los numa bomba de gasolina ou estação de serviço. O enchimento deverá ser efetuado com os pneus frios.

Travões

Esta luz acende devido ao desgaste das pastilhas ou à falta de fluido de travões. Deverá levar o carro a um mecânico.

Temperatura

A luz de temperatura acende quando o nível do líquido de refrigeração está baixo. Após o motor arrefecer, verifique a existência de fugas.

Airbag

Quando esta luz acende, os airbags do seu veículo poderão não estar a funcionar. Visite um mecânico com brevidade, para garantir a segurança em viagem.

 

Fontes: Automais