Além das pastilhas de travão, os discos de travão são as peças de desgaste mais solicitadas de um sistema de travagem. Confie na qualidade de peças originais SEAT dos travões e na instalação profissional pelos nossos especialistas SEAT.
Os travões originais SEAT são especialmente testados para cada modelo SEAT. Devido à instalação efetuada por profissionais formados num SEAT Service, os travões originais SEAT oferecem muitas vantagens!
As pastilhas de travão são um componente da pinça de travão e a parte do sistema que se desgasta mais rapidamente. As pastilhas de travão são montadas no interior da pinça do sistema de travagem e pressionam o disco de travão durante a travagem, causando atrito e reduzindo a velocidade do veículo.
Quase todos os veículos motorizados estão agora equipados com travões de disco. Os discos metálicos são fixos às rodas e giram com as jantes. Como os discos de travão são feitos de metal e as pastilhas de um material mais macio, são as pastilhas que precisam de ser substituídas com mais frequência. Para as viaturas mais desportivas, existem discos de travão feitos de carbono, que são caracterizados por serem mais duros. Se os discos de travão forem particularmente rígidos, as pastilhas de travão também podem ser feitas de material ligeiramente mais duro, o que reduz o desgaste.
O fluído de travões desempenha um papel essencial no processo de travagem e deve ser verificado regularmente. Com o tempo, o fluido de travões absorve água do ar ambiente e, portanto, o seu efeito é reduzido. Esta água também pode levar a danos de corrosão, razão pela qual o fluido de travões deve ser trocado em intervalos regulares num SEAT Service. Como parte do serviço, o técnico especialista SEAT também deve verificar a temperatura de ebulição do fluido.
Se verificar que os travões da sua viatura não estão a funcionar corretamente, recomendamos que se dirija a um SEAT Service o mais rápido possível para evitar qualquer risco de segurança em condução. Um técnico especialista SEAT examinará o dano de perto e, em seguida, informá-lo-á se existe reparação ou se parte de sistema de travagem necessita de ser substituído.
Os custos da respetiva intervenção dependem da parte do sistema de travagem que está danificada. Desta forma, peças de desgaste como as pastilhas de travão podem ser substituídas muito mais rápido e de forma mais económica do que, por exemplo, a pinça de travão.
São os danos mais comuns aos sistemas de travagem. As pastilhas de travão são feitas de tal forma que quando estão gastas, fazem ruído. Para criar este som de aviso, nos pinos metálicos são incorporadas pastilhas. Se a pastilha se desgastar demais, os pinos de metal tocam nos discos e produzem um ruído. Ao ouvir esse ruído, deve visitar um SEAT Service o mais depressa possível. Os veículos mais recentes também têm um indicador de desgaste que faz acender uma luz no quadro de instrumentos quando as pastilhas devem ser substituídas.
Com o uso dos travões e a diminuição da espessura da pastilha, o nível do fluído de travão baixa. Se atingir o mínimo, o fluído de travão deve ser acrescentado.
Mesmo os discos de travão um pouco mais duros têm que ser substituídos ao atingirem a espessura mínima.
Em princípio, cada parte do sistema de travagem é passível de desgaste. Afinal, o travão é usado regularmente. Com peças como a pinça de travão, a reparação é demorada, mas tem de ser realizada muito raramente.
Se uma viatura estiver muito tempo exposta a intempéries, é normal aparecer ferrugem. Até certo ponto, a ferrugem pode ser removida pelo processo normal de travagem. Com o fim de eliminar a sujidade ou ferrugem deve, desde que o trânsito o permita, carregar no travão mais vezes e com maior força de travagem.
Se as pastilhas de travão fizerem ruído ou uma luz indicadora acender no painel de instrumentos, provavelmente é um sinal que as pastilhas estão gastas ou existe outro problema, pelo que se deve dirigir a um SEAT Service o mais breve possível. Se o veículo se desviar para um dos lados quando trava, também pode indicar um travão defeituoso ou bloqueado. Existem também outros testes úteis que podem ajudar a identificar problemas.
Pressione algumas vezes o pedal de travão durante cerca de 30 segundos. Deve sentir uma resistência e o pedal não deve ceder. Se isso acontecer, é uma indicação de possível ar ou fuga no sistema de travagem.
Quando o travão de mão é puxado, a viatura apenas se pode mover com dificuldade e lentamente. Certifique-se de testar apenas por breves instantes!
Pressione o pedal do travão e ligue o motor, o pedal deve ceder.
As luzes indicadoras devem acender quando o motor é ligado e depois de breves instantes apagar-se. Pode realizar um teste ABS numa situação de trânsito apropriada (sem perigo para outros utentes da estrada!) efetuando travagens de emergência, na melhor das hipóteses em superfícies escorregadias. O pedal do travão deve vibrar significativamente.