Zu sehen ist eine Illustration aller geöffneten Airbags in einem SEAT Auto
Resumindo

Fatos rápidos

  • Os airbags, em combinação com os cintos de segurança, já provaram ser o método mais eficaz em termos de sistemas de proteção.
  • Em caso de colisão lateral, são acionados os airbags laterais e de cabeça.
  • Os airbags laterais protegem a parte superior do corpo e a cabeça.
  • Os airbags de cabeça reduzem o risco de ferimentos na cabeça e complementam a eficácia dos airbags laterais.
  • A segurança dos carros SEAT é complementada pelo airbag para os joelhos do lado do condutor.
  • A desativação do airbag do passageiro dianteiro permite a colocação de uma cadeira de criança no banco do passageiro dianteiro.

Airbag

Os airbags, em combinação com os cintos de segurança, já provaram ser o método mais eficaz em termos de sistemas de proteção. Para ter em conta diferentes tipos de acidentes, a SEAT equipa os seus automóveis com um máximo de sete airbags. Para além dos airbags frontais para o condutor e o passageiro dianteiro, que amortecem o impacto da cabeça e do tronco em caso de colisão frontal, os bancos laterais traseiros têm airbags laterais que também servem para proteger a cabeça e o tronco em caso de colisão lateral. Se tal acontecer, os airbags de cabeça expandem-se ao longo de quase toda a área das janelas laterais, protegendo assim sistematicamente as cabeças dos ocupantes do veículo de lesões. Enquanto o airbag do condutor está integrado no volante, o airbag do passageiro está localizado no tablier e, quando acionado, rompe as costuras destinadas a esse fim. Numa colisão, um sensor de colisão aciona pirotecnicamente o gerador de gás que enche os airbags com azoto em menos de 50 milissegundos. Para que o airbag insuflado possa amortecer o impacto da parte superior do corpo e para que o corpo não seja novamente impelido para trás, o invólucro está equipado com válvulas que permitem que o gás saia de forma controlada. No momento em que o corpo volta a ficar sentado no banco após a colisão, o airbag foi completamente esvaziado. A versão cheia do airbag do condutor tem uma capacidade máxima de 80 litros; o airbag do passageiro tem um volume máximo de 150 l. Em alguns modelos da SEAT, o airbag do passageiro pode ser desativado através de um interruptor operado por chave com a chave da ignição, de modo que, por exemplo, uma cadeira para criança voltada para trás possa ser colocada em segurança no banco dianteiro. A SEAT equipa todos os modelos com sistemas de airbag cujo funcionamento correto é continuamente monitorizado pela unidade de controlo.

Airbags do condutor e do passageiro dianteiro

O airbag do condutor está integrado no volante enquanto o do passageiro dianteiro situa-se em frente ao seu banco no revestimento do tablier que, quando acionado, rompe as costuras destinadas a esse fim. Se os sensores detetarem uma colisão acima de uma determinada velocidade acionam o gerador de gás pirotécnico do airbag, o qual enche a almofada de ar antes do corpo embater contra ela.

Em caso de impacto, a cabeça e a parte superior do tronco colidem contra a almofada e o airbag não deve formar um obstáculo sólido ao manter a sua pressão. O corpo que embate no airbag força a saída do gás através de aberturas de saída na almofada de ar. É isto que proporciona o efeito de uma paragem o mais suave possível.

O airbag do passageiro dianteiro pode ser desativado com a chave de ignição, numa ranhura que normalmente se localiza no interior do porta-luvas, para que uma cadeira de criança possa ser colocada virada para trás com segurança no banco do passageiro.

A SEAT equipa todos os modelos com sistemas de airbag cuja fiabilidade funcional é constantemente verificada por um sistema de controlo.