Fim das redes 2G e 3G pelas operadoras de redes móveis
Os Operadores de Redes Móveis tornaram pública a sua decisão de descontinuar gradualmente as redes 2G e 3G. De acordo com as informações disponíveis, os Operadores começarão a descontinuar progressivamente as redes 2G e 3G a partir do final de 2025, começando por países como Suécia, Suíça, Islândia e/ou Israel, e posteriormente expandindo-se para o resto do mundo. Esta decisão de descontinuar as redes 2G e 3G afeta vários setores da sociedade, incluindo a indústria automóvel.
Em particular, serão afetadas as funções e/ou serviços dos modelos de veículos SEAT que ainda dependem das redes 2G e 3G, nomeadamente:
Serviços SEAT Connect
Os modelos de veículos SEAT GEN1 & GEN3 (pré-UNECE) ainda dependem das redes 2G e 3G para os serviços SEAT Connected Car (ou seja, Agendamento de Serviços, Posição de Estacionamento, Estado do Veículo, Atualização de Mapas Online ou Trancar e Destrancar remotamente).
Para garantir que os nossos clientes continuem a usufruir dos serviços SEAT Connected Car, a SEAT, S.A. está a trabalhar numa campanha de atualização de software de veículo over the air (prevista para 2025) para permitir que os modelos de veículos GEN3 pré-UNECE (consulte a tabela abaixo (*)) continuem a usufruir dos serviços SEAT Connected Car. No entanto, gostaríamos de informar que os serviços SEAT Connected Car para veículos GEN1 (SEAT Mii electric) deixarão de estar disponíveis após a desativação das redes 2G/3G, uma vez que não é viável uma solução técnica.
Chamada de Emergência Pública
Os modelos de veículos SEAT GEN3 (pré-UNECE & UNECE) foram desenhados de acordo com a legislação em vigor e os standards amplamente aceites da época, pelo que ainda dependem das redes 2G/3G para a função de Chamada de Emergência Pública.
Para garantir que os nossos clientes continuem a beneficiar de uma chamada de emergência em caso de incidente, a SEAT, S.A. adotou as seguintes medidas:
- Para veículos comercializados pela primeira vez em países da Europa: • Veículos produzidos após novembro de 2024: introdução de um serviço eCall Privado em todos os modelos. Portanto, não serão afetados. • Veículos produzidos antes de novembro de 2022 estavam equipados com o serviço eCall Privado. Portanto, não serão afetados. • Veículos produzidos entre novembro de 2022 e novembro de 2024: a SEAT, S.A. está a trabalhar ativamente numa solução para que o serviço eCall Privado seja implementado antes da desativação das redes 2G/3G. (Consulte a tabela abaixo (*)). No entanto, gostaríamos de informar que a Chamada de Emergência Pública para os modelos SEAT Tarraco produzidos antes de setembro de 2020 deixará de estar disponível após a desativação das redes 2G/3G, uma vez que uma solução técnica para a introdução de um eCall Privado atualmente não é viável. Gostaríamos de informar que o SEAT Ateca está equipado com o serviço eCall Privado desde o início da sua produção, portanto, não será afetado.
- Para veículos comercializados pela primeira vez em países não europeus: • Gostaríamos de informar que a Chamada de Emergência Pública deixará de estar disponível após a desativação das redes 2G/3G, uma vez que uma solução técnica para a introdução de um eCall Privado atualmente não é viável.
(*) Verifique os veículos afetados e os seus períodos de produção. Pode encontrar a data de produção do seu veículo na documentação do veículo ou consultando o seu SEAT Service.
Conectado ao mundo com o Full Link Wireless
Sincronize a sua música, mapas, apps, lista de contactos, entre outros, e controle-os diretamente através do ecrã de Infotainment do seu SEAT, graças à tecnologia Full Link.