No terceiro trimestre de 2020, as vendas de automóveis elétricos e híbridos cresceram 121% nos principais mercados europeus, de acordo com a European Automobile Manufacturers Association. Este aumento também pode ser extrapolado com o aumento de questões que podem ser encontradas na Internet: mais de 66 milhões de resultados de pesquisa para "questões sobre o veículo elétrico". Com a ajuda de António Salinas, professor do Centro de Aprendizagem de Eletromobilidade da SEAT (eLC), podemos esclarecer algumas destas dúvidas.
Sim, os veículos elétricos não precisam de uma caixa de velocidades, só têm um sistema para reduzir as rotações. A razão está na forma como um motor elétrico funciona, que fornece a potência e o binário para que possa conduzir as rodas diretamente.
Nos veículos híbridos plug-in, especificamente no caso da família Leon e-HYBRID, utilizando o motor de combustão, pode escolher entre a condução automática ou a seleção manual da engrenagem adequada. A condução é sempre automática em modo elétrico.
Os veículos elétricos não precisam de um tubo de escape, pois não têm qualquer tipo de combustão. No entanto, nos veículos híbridos plug-in, o motor de combustão requer tal instalação.
Não. Não é necessário nem aconselhável. O sistema elétrico é identificado por uma cor laranja específica e só deve ser manuseado por um especialista.
Num veículo elétrico tudo funciona com a energia armazenada na bateria, desde o motor até ao aquecimento, luzes ou música. Por conseguinte, afeta o consumo de baterias e deve ser tomado em consideração. Num veículo híbrido plug-in, em modo elétrico, as circunstâncias são as mesmas, e no modo de combustível funciona com gasolina, pelo que o afeta em menor medida.
Vendas de veículos elétricos e híbridos aumentaram 121% no terceiro trimestre de 2020
Quando um veículo elétrico é projetado como tal desde o início, a bateria está localizada na parte inferior do chão, o que até permite interiores mais espaçosos. Nos veículos híbridos plug-in, a bateria está localizada nos espaços externos disponíveis, é menor e geralmente não afeta o habitáculo.
Não necessariamente. Normalmente tem um pouco menos de capacidade, mas como o veículo é mais eficiente e tem um modo elétrico, a autonomia total não será reduzida. O depósito de combustível da família Leon e-HYBRID tem uma capacidade de aproximadamente 40 litros. Isto foi conseguido graças a uma remodelação da sua forma. Está localizado debaixo do porta-bagagens e, assim, fornece espaço suficiente para a bateria de tração.
O processo de carregamento da bateria é tão simples e seguro como ligar um aparelho doméstico. Deve ter em conta algumas instruções, tais como bloquear as portas ou ter o travão de estacionamento ligado e, além disso, olhar para as indicações de luz para saber que processo está a seguir: carga programada, carregamento ou carga completa.
Não, o sistema de tração elétrica, tanto em veículos elétricos puros como híbridos plug-in, não requer manutenção específica. E no que diz respeito ao motor de combustível, a sua manutenção segue o calendário convencional, tendo em conta que funciona em condições muito mais favoráveis.