Veículos em fim de vida

Esta é a nossa visão ambiental.

Veículos em fim de vida (VFV)

As matérias-primas e a energia são bens limitados no nosso planeta. É por este motivo que a sua utilização sustentável é um objetivo fundamental para a SEAT. Estamos empenhados em avançar para uma economia circular: no fim da sua vida útil, um produto deixa de ser um resíduo para ser uma fonte de materiais que podem ser reutilizados. Uma gestão ambiental abrangente baseia-se em três fatores: começa pela conceção e produção de veículos, continua com a otimização do suporte técnico da SEAT e termina com a utilização correta do veículo e das respetivas peças no fim da sua vida útil.

Recuperação

 Produção amiga do ambiente e conceção orientada para a reciclagem

A reutilização, a recuperação de peças, a redução de resíduos e o tratamento ecológico dos veículos são aspetos importantes da recuperação de veículos em fim de vida.

Para maximizar estes aspetos, temos em consideração as seguintes orientações, desde a fase de design até ao desenvolvimento de cada novo veículo:

  • Evitar a utilização de substâncias nocivas ao meio ambiente
  • Utilizar materiais reciclados tanto quanto possível
  • Dar prioridade à utilização de materiais recicláveis
  • Conceber sistemas de união e fixação de peças que permitam uma desmontagem rápida e simples
  • Identificar o material das diferentes peças, para facilitar a respetiva separação

Redução de resíduos

Tratamento sustentável de veículos em fim de vida

A SEAT e outros fabricantes criaram o Sistema Internacional de Informações sobre Desmantelamento (IDIS) para garantir o tratamento ideal e ecológico de veículos em fim de vida e para cumprir as obrigações legais da diretiva relativa aos veículos em fim de vida. O IDIS fornece informações de pré-tratamento e desmantelamento a empresas de desmantelamento para as ajudar a produzir o menor impacto ambiental possível. A base de dados de informações contém instruções específicas sobre o tratamento mais adequado e ecológico de cada modelo - incluindo a eliminação de fluidos como óleo, combustível e líquido refrigerante - e a desmontagem de peças especialmente recicláveis.

Para mais informações, clique aqui: https://www.idis2.com/

Processo

Quando o último proprietário decide pôr fim à vida de um veículo, este é transferido para um centro de abate autorizado, de modo a iniciar-se o processo de gestão do veículo.

Assim que toda a documentação adequada estiver concluída, o veículo é descontaminado. Este processo consiste na separação de componentes e materiais perigosos de uma forma controlada para evitar a contaminação do solo, da água e do ar. Componentes como, por exemplo, óleo, filtros, fluído dos travões, baterias, catalisadores e líquidos de refrigeração, entre outros componentes, são removidos do veículo, armazenados em recipientes separados e vedados (fornecidos para este efeito) e geridos de acordo com os requisitos legais aplicáveis.

Assim que o veículo tiver sido descontaminado, deixa de ser um resíduo perigoso. Em seguida, os componentes do veículo são recuperados para avaliação.

A fração de metal, tanto ferroso como não ferroso, é separada dos veículos e posteriormente vendida.

A restante fração contém uma série de materiais que podem ser utilizados como matérias-primas assim que forem separados e tratados: esta é a base geral das tecnologias chamadas de triagem pós-fragmentação. 

As tecnologias de triagem pós-fragmentação representam uma alternativa ao desmantelamento de um veículo em fim de vida e fazem parte da estratégia SEAT. Num futuro próximo, estas tecnologias devem expandir-se para outros países da UE.

Todos os modelos SEAT são concebidos, desenvolvidos e produzidos em conformidade com o estipulado na Diretiva 2000/53/CE, assegurando que todos os modelos apresentem no mínimo uma reciclagem de 95%. Além disso, a recuperação de peças usadas e conjuntos (motor, caixa de velocidades) ainda contribui para a utilização sustentável dos recursos existentes e possibilita a aquisição de peças para reparações a preços económicos.

Sistema de retoma de VFV

Contacte o seu SEAT Service® mais próximo para saber onde deixar o seu veículo quando este estiver pronto para ser desmantelado. Poderá igualmente encontrar todos os centros de abate autorizados no website da Valorcar.