Suspensão

Conheça os diferentes tipos de suspensão automóvel, o sistema responsável por manter o contacto das quatro rodas com o piso e estabilizar os impactos do solo.

Suspensão Four-link

A Suspensão Four-link é diferente dos outros tipos de designs pelo facto dos elementos de controlo e de suspensão funcionarem de forma independente. Com a suspensão Four-link dianteira, a estrutura do automóvel é suportada indiretamente pela barra montada no braço de apoio. A roda é conduzida por forquilhas com quatro hastes e uma barra de acoplamento. Este princípio estrutural melhora o comportamento de direção e minimiza os efeitos dos ressaltos da estrada na direção.

O princípio Four-link da suspensão do eixo traseiro pode ser extremamente compacto, permitindo uma deslocação maior, compatível com tração integral. Além disso, a suspensão traseira Four-link funciona como um corretor de faixas nas áreas de delimitação. Na SEAT, os eixos traseiros multilink (ou suspensão traseira multilink) são utilizados como design com o princípio Four-link. Por roda, inclui 3 braços transversais e um braço de reboque.

Suspensão Independente

A Suspensão Independente oferece benefícios em termos de manobrabilidade, controlo e condução. Dado que cada roda pode girar e ficar suspensa separadamente das outras rodas, esta suspensão ajuda a criar uma condução suave.

Suspensão MacPherson

A suspensão de braço MacPherson é uma forma particular de suspensão independente utilizada no eixo dianteiro de um veículo.

A Suspensão MacPherson assume as tarefas de um tirante de direção e funciona simultaneamente como amortecedor de vibrações e suspensão. As vantagens deste sistema são, em primeiro lugar, a construção mais leve e com menos espaço necessário e, em segundo lugar, o grande comprimento da mola. A ligação do braço de controlo à subestrutura é implementada através de dois rolamentos de borracha-metal. Ao marcar uma separação funcional de acordo com as forças longitudinais rolamento traseiro e as forças transversais rolamento dianteiro, é possível alcançar um nível ótimo de agilidade, segurança de condução e conforto sem que interfiram uns com os outros.

Na prática, esta construção dos eixos é notória devido à condução segura e ao elevado nível de segurança de condução.

Para a sua gama de automóveis atual, a SEAT desenhou as suas suspensões com braços MacPherson no eixo dianteiro.

Suspensão Traseira Multilink

A Suspensão Traseira Multilink inclui três braços transversais e um longitudinal por roda (princípio four-link), absorvendo, cada um, diferentes forças. Tal significa que a dinâmica longitudinal e transversal pode ser configurada com precisão e de forma quase independente uma da outra, alcançando a máxima estabilidade direcional e o máximo conforto. Apenas pequenas modificações têm de ser efetuadas à estrutura da suspensão traseira multilink para que seja adequada para utilização em modelos de tração dianteira, bem como em veículos de tração às quatro rodas.

Suspensão Traseira de Tipo Trapezoidal

A Suspensão Traseira de Tipo Trapezoidal é um tipo de suspensão que dispõe de um suporte de roda especial com uma articulação inferior em forma de trapézio, uma articulação transversal superior e uma barra de acoplamento situada por trás da articulação trapezoidal. A mola é ligada à articulação trapezoidal e o amortecedor é acoplado ao suporte da roda numa disposição que ocupa pouco espaço. Este design produz excelentes características de condução e manobrabilidade com um conforto de condução excecional.