Pastilhas de travão

As pastilhas de travão numa pinça apertam em simultâneo de cada lado de um disco de travão para abrandar ou parar a roda. Deve verificar as pastilhas de travão sempre que muda os pneus. É recomendado mudar os discos e pastilhas de travão no 6º ano de vida do seu carro. É também recomendado efetuar uma inspeção técnica 3 anos após a compra do seu veículo, e depois a cada 2 anos.

Os nossos especialistas verificam os níveis de óleo, fluidos de travões, do líquido anticongelante, a bateria, escovas limpa para-brisas e faróis, entre outros. Porque ninguém conhece o seu SEAT melhor que nós, pode ficar descansado que o seu carro está na mão de especialistas com a formação adequada com acesso a ferramentas e tecnologias avançadas quando necessita de serviço de manutenção ou reparação. As Pastilhas de travão Originais SEAT são fabricadas de acordo com os mais elevados padrões de qualidade que poderia esperar da SEAT e veem com 3 anos de garantia. Além disso, foram desenhados especificamente para o seu SEAT.

Porque é que as pastilhas de travão precisam de ser substituídas?

O sistema de travagem de disco é composto pelos discos de travão que estão solidários à roda e giram ao mesmo tempo que esta, e as pinças de travão onde estão as pastilhas de travão e são solidárias à carroçaria. Ao pressionar o pedal de travão através do fluido de travões, as pastilhas são pressionadas contra o disco de travão, obrigando-o a perder velocidade por fricção. Devido à fricção, as pastilhas e os discos de travão desgastam-me e podem ficar corroídos devido a fatores climatéricos.

Por isso é vital que sejam verificados regularmente, para sua segurança.

O que acontece se não são substituídos?

Se os seus travões não forem mantidos regularmente, não vai conseguir travar tão eficazmente. Para além de reduzir a força de travagem, peças gastas ou corroídas podem causar vibração e ruídos.

O que fazemos?

Medimos o nível de desgaste das pastilhas e discos de travão. Se as pastilhas ou discos estiverem gastos ou corroídos, iremos informá-lo, para que possamos providenciar a sua substituição. Nem sempre é necessário remover as rodas para verificar as pastilhas de travão (desgaste/espessura das pastilhas, condição do disco), mas quando for necessária uma inspeção mais detalhada (ou se a roda não permitir visibilidade total), pode ser removida.

Qual é a periodicidade de verificação?

Deve cumprir o plano de manutenção da viatura. Dependendo do tipo de condução e condições climáticas, poderá ser necessário uma verificação anual.