Muitas coisas têm que ser preparadas para a chegada de um novo membro da família: o automóvel, a cadeira, a mala de maternidade.... Geralmente tudo fica pronto semanas antes da data marcada a vermelho no calendário. Mas e o regresso a casa? O bebé de Natalia Toscano nasce daqui a cerca de quatro semanas. "Achei que já tinha tudo preparado, mas não tinha pensado em ensaiar a viagem de regresso a casa, só para não deixar nada ao acaso", declara. A segurança do recém-nascido, em sete pontos-chave quando conduz:
A primeira viagem de um recém-nascido levanta dúvidas para os pais de primeira viagem.
O planeamento antecipado é crucial para evitar erros, especialmente para os pais de primeira viagem. Devemos ler atentamente o manual de instruções da cadeira de bebé que escolhemos e aprender a fixá-la ao veículo. A sua instalação costuma ser simples, mas, segundo Javier Luzón, responsável do departamento de Desenvolvimento de Segurança no Veículo da SEAT, "se deixar para o último dia, sem informação e com o nervosismo, pode tornar-se um verdadeiro desafio de engenharia". E o uso correto do sistema de retenção para crianças é fundamental, pois, segundo a Direção-Geral de Trânsito, reduz o risco de morte em 75% e o de lesões em 90%.
Deve ter sempre homologada. E não é a idade, mas sim a altura e o peso que determinam qual o tipo de cadeira que devemos escolher. No caso de um recém-nascido, deve ser usada uma do grupo 0 ou 0+. As do grupo 0 podem ser usadas até ao bebé pesar 10 quilos e as de 0+ até 13 quilos. As alcofas não são recomendadas e são proibidas na maioria dos países europeus.
Os bancos traseiros do automóvel são os mais seguros e são onde o recém-nascido deve sempre viajar, por isso "não é uma boa ideia levá-lo no banco do passageiro para poder vigiá-lo melhor", avisa Javier Luzón. O banco dianteiro pode ser usado em casos extraordinários, como por exemplo quando outras crianças já ocupam os bancos traseiros. Neste caso, deve-se garantir que o airbag está desligado.
Os sistemas de retenção desses grupos são desenhados para serem colocados virados para trás, pois "os músculos do pescoço do bebé ainda não estão desenvolvidos", explica Javier Luzón.
Planear com antecedência é fundamental para evitar nervos e erros.
De acordo com um estudo realizado por investigadores da Oregon Health and Sciences University (EUA), 95% dos pais cometem algum erro ao instalar uma cadeira de bebé ou infantil, a maioria grave. Os principais referem-se à fixação da cadeirinha e à colocação do cinto. É por isso que é essencial ler atentamente o manual de instruções. O sistema Isofix simplifica e torna a instalação mais confortável. Caso contrário, "temos de nos certificar de que o cinto segue todo o percurso definido pelo fabricante, que costuma ter três pontos, dois na zona da barriga e um terceiro, por onde passa diagonalmente, na parte de trás", especifica Javier Luzón. E não se deve esquecer que a pega também é um elemento de segurança e deve ser travada na posição correta.
Deve-se evitar que a criança vá com excesso de agasalhos que podem causar folga no cinto. Deve estar o mais apertado possível ao seu corpo. Um truque é tentar apertar o cinto. Se conseguir, significa que temos de apertar um pouco mais.
A bagagem ou pacotes nos assentos ou no tampo da bagageira podem ser projetados em caso de uma travagem brusca ou colisão e atingir o bebé ou outros ocupantes. Então, tudo deve ir para a bagageira.
O automóvel, a mala com roupas suplentes, biberões, brinquedos... Com um bebé, a bagagem multiplica-se. Ter um porta-bagagens com grande capacidade é uma necessidade básica para se poder viajar com segurança e conforto. Estes são os modelos da SEAT ideais para todo o tipo de famílias.