• Fatores a considerar na compra de trotinetes elétricas

    Fatores a considerar na compra de trotinetes elétricas

  • Fatores a considerar na compra de trotinetes elétricas

    Fatores a considerar na compra de trotinetes elétricas

A mobilidade urbana e sustentável está, definitivamente, na ordem do dia e as trotinetes elétricas um dos seus maiores aliados. Basta um simples passeio por Lisboa ou Porto para percebermos que cada vez mais portugueses estão a trocar, para deslocações, dentro da cidade, os seus automóveis e motas por estes pequenos, práticos e acessíveis meios de locomoção 100% ecológicos.

Entre as muitas vantagens que uma trotinete elétrica apresenta, as principais são:

- Zero poluição: como as trotinetes elétricas são movidas por um motor elétrico, não existem quaisquer emissões de gases poluentes (CO2, por exemplo) para a atmosfera;

- Poupança: a trotinete elétrica é um dos meios de transporte mais acessíveis do mercado. Para além disso, como se move a energia elétrica, mais barata do que o gasóleo ou a gasolina, a poupança em combustíveis é assinalável e a manutenção é muito reduzida;

- Silenciosas: o som produzido por uma trotinete elétrica é praticamente impercetível fazendo deste meio de locomoção um dos mais silenciosos que existem;

- Fáceis de guardar: a sua portabilidade e reduzido tamanho permitem que sejam facilmente transportadas e guardadas em casa.

Todas estas vantagens que se encontram presentes na inovadora trotinete elétrica SEAT MÓ 65 (autonomia de 65 km), que além de proporcionar uma total liberdade de movimentos em circuito urbano, apresenta uma segurança e conforto reforçados através de luzes traseiras e dianteiras LED, travões elétricos e mecânicos, amortecedores dianteiros e traseiros, pneus largos e estáveis e ecrã LED all-in-one que apresenta a velocidade, percentagem restante da bateria e o modo de condução. Para que saiba como e onde está a sua trotinete SEAT, a marca possibilita a conexão da trotinete ao seu smartphone.

Que fatores deve ter em consideração para optar pelas trotinetes elétricas?

Comprar uma trotinete elétrica em Portugal é simples, mas escolher a que melhor irá servir os seus desejos e necessidades pode ser difícil entre um leque tão grande de escolha. Por isso, antes de escolher a sua nova trotinete elétrica, tenha em consideração os seguintes fatores:

• Autonomia

Se quer utilizar a trotinete elétrica par ir e vir para o trabalho ou para a universidade, é importante ter em atenção a autonomia da bateria para que não corra o risco de ficar apeado a meio-caminho. Nesta questão da autonomia, também entra na equação a orografia do terreno, isto é, se existem muitos declives que exijam baterias mais potentes e com maior capacidade de armazenamento de energia.

• Peso e ergonomia

Para quem aposta numa trotinete elétrica, os fatores mobilidade e portabilidade são de extrema importância. Nesse sentido, na escolha da sua nova trotinete elétrica opte sempre por uma que seja leve e portátil não esquecendo, claro, a potência do motor e a autonomia da bateria.

• Conforto e segurança

Conduzir na cidade não é fácil. Para além dos milhares de carros e peões em circulação, a malha citadina é fértil em obstáculos que podem colocar em perigo a segurança de quem se movimenta de trotinete elétrica. Por esse motivo, é extremamente importante optar por uma condução responsável.

Por isso, antes de comprar a sua trotinete, tenha em atenção a qualidade dos travões, a existência de luzes dianteiras e traseiras, amortecedores (dianteiros e traseiros) e pneus largos com câmara-de-ar que garantam estabilidade e menor trepidação. Contudo, na questão dos pneus e, tal como acontece num carro, quanto mais largos forem, mais expostos ao atrito estarão e mais energia irão gastar.

Apesar do conceito de conforto ser subjetivo, procure sempre uma trotinete com um ecrã onde possa verificar, entre outras coisas, a velocidade e autonomia da bateria e que seja portátil e fácil de guardar.

• Tempo de carregamento

Como referência, a SEAT Mó 65 carrega em 6 horas.

Leia mais artigos acerca da Mobilidade Elétrica, com a SEAT: Dicas Para Quem é Dono de Uma Scooter Elétrica e Conceito de mild hybrid: o que é?.