No futuro, os convencionais travões de mão mecânicos serão substituídos pelos travões de mão eletrónicos.
Com o Travão de Mão Eletrónico, a força de bloqueio já não é aplicada pela força mecânica individual do operador e transmitida aos travões através de cabos; em vez disso, é produzida por dois motores elétricos que atuam nos travões traseiros. A construção do mecanismo garante que em caso de falha do sistema elétrico do automóvel, o automóvel estacionado não deslize.
O travão de mão convencional torna-se supérfluo. Em vez disso, o travão de mão eletrónico é operado através de um interruptor no painel de instrumentos e apresenta uma luz de aviso indicando se está ativo ou não. Além disso, quando é acionado gera-se um ruído de funcionamento.
As vantagens deste sistema residem numa performance de travagem constante em todas as ocasiões e na resistência ao desgaste.
Além da função de travão de mão, o sistema é também empregue no Hill-Hold Control (HHC) ou na função de travagem de emergência, contribuindo assim para a segurança e o conforto da condução.