A Resistência Aerodinâmica ao ar (juntamente com a resistência ao rolamento) é o fator decisivo que determina a dinâmica de um automóvel e a respetiva eficiência. Quanto maior for a resistência aerodinâmica, maior é a força necessária para acelerar o veículo até uma determinada velocidade e para manter essa velocidade.
A resistência ao ar é causada pela deslocação do ar em redor do veículo e pela fricção deste ar na superfície do veículo. Funciona na direção oposta à da marcha de um automóvel.
A fórmula para calcular a resistência ao ar é:
resistência = velocidade do veículo ao quadrado x superfície dianteira x coeficiente de resistência x ½ densidade do ar
O design de carroçaria típico da SEAT, bem como as dimensões reduzidas das uniões e dos espaços, reduzem a turbulência, promovendo assim uma resistência aerodinâmica reduzida e, consequentemente, um consumo mais reduzido e menores custos de combustível. No entanto, o fator mais importante é a velocidade do veículo, uma vez que a duplicação da velocidade quadruplica a resistência aerodinâmica.