pt:Car Terms:O:Oil 2020.0.1.0 PT/PT

SEAT Glossary

All the details.

O

Óleo

Os óleos, como lubrificantes, têm um papel importante no automóvel.

Os lubrificantes são um agente de separação entre dois elementos de fricção que se movimentam um contra o outro. O Óleo evita o contacto direto, minimizando a fricção e reduzindo o desgaste. O óleo, como lubrificante, pode ser encontrado no motor, na transmissão e no diferencial.

A qualidade dos óleos depende do refinamento do óleo de base e dos aditivos. Atualmente, devido às elevadas tensões envolvidas, são frequentemente utilizados óleos parcial e totalmente sintéticos. 

Estes também possibilitam alargar consideravelmente os intervalos entre mudanças de óleo do motor. É feita uma classificação importante com base nos graus de viscosidade (SAE = Sociedade de Engenheiros de Automóveis; do inglês, Society of Automotive Engineers). A viscosidade é uma medida da fricção interna que resiste ao fluxo do óleo de lubrificação. Atualmente, estão disponíveis no mercado sobretudo óleos multigrau que podem ser utilizados com diferenças maiores de temperatura ambiente, sendo portanto adequados para utilização durante todo o ano.

Estes óleos têm códigos de identificação, como 10W-40. O primeiro número dá informações sobre as propriedades de utilização com frio (por ex.: 10W significa a partir de -20 °C). O segundo número quantifica a viscosidade a 100 °C. Quanto mais elevado for o segundo número, melhores as propriedades de lubrificação a temperaturas elevadas. As viaturas SEAT utilizam óleo de motor com norma VW.

Test Drive

Test Drive

Configurador

Configurador

Rede SEAT

Rede SEAT

Ofertas

Ofertas

Receber Newsletter

Receber Newsletter