pt:Car Terms:C:CAN 2020.0.17.0 PT/PT

Glossário

Escolha uma letra

C

Controller Area Network – CAN

Os componentes eletrónicos de um automóvel incluem cada vez mais funções. Uma vez que as técnicas de cablagem convencionais já não conseguem fazer face a esta troca de informações, está a ser utilizado o barramento de dados CAN.

O termo CAN (Controller Area Network) refere-se a um sistema de barramento em série que foi desenvolvido para utilização automóvel. O barramento CAN proporciona uma troca de dados digital entre sensores, atuadores e unidades de controlo, garantindo que várias unidades de controlo processam as informações provenientes de um sensor e os atuadores podem ser controlados em conformidade.

Para além dos caminhos de cabos curtos, uma vantagem específica do barramento CAN é o facto de no caso de um componente falhar o resto do sistema continuar a funcionar, reduzindo assim significativamente o risco de avaria total.

Até mesmo os sistemas elétricos conhecidos estão cada vez mais a ser controlados através do barramento de dados CAN, melhorando a segurança e o conforto. Por exemplo, o interruptor das luzes sem recurso a energia elétrica no Leon. Ao utilizá-lo, o condutor seleciona apenas o tipo de iluminação e, em seguida, o controlador fornece a potência de funcionamento necessária aos faróis. Tal permite a ativação de funções como, por exemplo, a função "Coming Home".

Devido à taxa de repetição variável dos sinais e ao consequente volume de dados, os sistemas de barramento CAN dividem-se em três categorias: O barramento CAN Tração transmite, entre outras coisas, os sinais da unidade de controlo do motor, o controlo da transmissão e a unidade ABS/ESP. O barramento CAN Comfort, por exemplo, é essencial para o controlo de climatização e o barramento CAN Infotainment para os sinais provenientes do rádio do automóvel com ajuste de volume sensível à velocidade.

Test Drive

Test Drive

Configurador

Configurador

Rede SEAT

Rede SEAT

Ofertas

Ofertas

Receber Newsletter

Receber Newsletter