pt:Company:News & Events:Company:Wayne Griffiths, new SEAT President 2020.19.3.0 PT/PT

Wayne Griffiths, novo presidente da SEAT

O Conselho de Administração da SEAT, liderado pelo Presidente da Comissão Executiva do Grupo Volkswagen, Herbert Diess, nomeou Wayne Griffiths como novo Presidente da SEAT a partir de 1 de outubro.

Wayne Griffiths continuará também como CEO e Presidente da marca CUPRA e, por enquanto, como Vice-Presidente Executivo Comercial da empresa. Carsten Isensee continuará a ser Vice-Presidente Executivo de Finanças e TI, cargo que já tinha ocupado durante a sua presidência da SEAT.

Segundo Herbert Diess, Presidente do Conselho de Administração da SEAT, “Wayne Griffiths é um dos administradores mais qualificados do Grupo. Durante os últimos quatro anos, levou as vendas da SEAT a níveis recorde e está a liderar o desenvolvimento da nova marca CUPRA. Ele conta com todo o meu apoio e estou convencido de que continuará este caminho de sucesso na SEAT”. Herbert Diess também expressou a sua gratidão a Carsten Isensee pelo seu trabalho enquanto Presidente em funções, já que “assumiu a liderança e responsabilidade em meses difíceis marcados pelos efeitos da COVID-19 e garantiu a continuidade das operações comerciais”.

Wayne Griffiths juntou-se à SEAT em 2016 como responsável máximo de vendas e levou a empresa para o próximo nível. Nos últimos três anos, e até ao primeiro trimestre de 2020 (período pré-COVID), a SEAT foi a marca que mais cresceu na Europa. Com Wayne Griffiths à frente da área comercial, a SEAT lançou a maior ofensiva de produtos até agora, e quebrou todos os recordes de vendas, com um aumento de mais de 40% entre 2016 e 2019. O novo presidente é também um dos fundadores da marca CUPRA e do novo SEAT MÓ.

Um entusiasta de motores com uma longa carreira no Grupo Volkswagen

Wayne Griffiths iniciou a sua carreira no concessionário de automóveis do seu pai, antes de estudar Gestão Internacional e de Alemão em Leeds, Reino Unido. Griffiths esteve sempre ligado ao Grupo Volkswagen. Começou em 1989 na AUDI AG em Ingolstadt. Depois de ter trabalhado durante dois anos na SEAT (entre 1991 e 1993), regressou à marca alemã, onde ocupou vários cargos de responsabilidade na nova divisão comercial em diferentes mercados. Em 2016 foi nomeado Vice-Presidente Comercial da SEAT, em janeiro de 2019 assumiu o cargo de CEO da CUPRA e, no início deste ano, foi nomeado Presidente do Conselho de Administração da CUPRA.  

O novo presidente vai liderar um novo capítulo nos 70 anos de história da SEAT, empresa com duas marcas bem definidas, SEAT e CUPRA. O seu principal objetivo será impulsionar a transformação da SEAT e das suas marcas para a eletrificação e mobilidade sustentável, bem como desenvolver a marca CUPRA. Para o efeito, a empresa anunciou em julho passado um plano de investimento de 5 mil milhões de euros entre 2020 e 2025. Numa primeira fase, a SEAT e a CUPRA vão lançar 5 novos modelos elétricos e híbridos plug-in até 2021.

Herbert Steiner, o novo Vice-Presidente de Produção e Logística da SEAT

A SEAT nomeou ainda Herbert Steiner como o novo Vice-Presidente de Produção e Logística, a partir de 1 de novembro. Steiner substituirá Christian Vollmer, que se juntou à Volkswagen como novo responsável de produção da marca.

Como novo presidente da SEAT, Wayne irá liderar a empresa e suas 2 marcas a partir de 1 de outubro

Licenciado em Engenharia Mecânica pela Universidade de Tecnologia de Graz, Herbert Steiner começou a trabalhar na AUDI AG em 1998, como supervisor de produção. Em 2006, Steiner tornou-se secretário-geral da SEAT, cargo que ocupou até ser nomeado diretor da SEAT Componentes, em 2010. Após o seu tempo na SEAT, assumiu o cargo de Diretor-Geral de Produção de Motores e membro do Conselho de Administração de Produção Automóvel da AUDI Hungria. Desde 2018, ocupou o cargo de Responsável da Divisão de Motores e Foundry da Volkswagen Group Components.

Luis Comas, novo presidente das Comissões de Auditoria, Compliance e Boa Governação da SEAT e Volkswagen Navarra  

Luis Comas deixou o cargo de Vice-Presidente dos Serviços Jurídicos e Boa Governação da SEAT e foi nomeado pelo Conselho de Administração da SEAT como membro independente do Conselho de Administração da SEAT e da Volkswagen Navarra. Luis Comas assumirá também a presidência da Comissão de Auditoria, Compliance e Boa Governação (CACBG) da SEAT e da Volkswagen Navarra, substituindo Josep Piqué, que ocupava o cargo desde 2017, após o final do período legal desta posição. 

A partir de agora, a área dos Serviços Jurídicos e de Boa Governação será integrada na estrutura da Presidência da empresa e reporta-se diretamente ao novo presidente da SEAT, Wayne Griffiths.

Test Drive

Test Drive

Configurador

Configurador

Rede SEAT

Rede SEAT

Ofertas

Ofertas

Receber Newsletter

Receber Newsletter