pt:Company:News & Events:Company:Todas as cores do arco-íris 2019.0.11.0 PT/PT

Todas as cores do arco-íris

A indústria automóvel está a passar por uma constante revolução desde a mobilidade elétrica à digitalização, mas há um momento especial na compra de um veículo que não muda: a escolha da cor do nosso futuro automóvel. Mas o que está por trás dessa escolha que milhares de clientes em todo o mundo fazem todos os dias?

O branco ganha

É o rei do mundo, segundo a Axalta Coating Systems. 39% dos condutores optam por esta cor, que lidera o ranking pelo sétimo ano consecutivo. Os dados coincidem com os da SEAT, cujos clientes optam principalmente pelo branco.

Mas o domínio desta tonalidade é diferente de acordo com a região. Na Ásia, por exemplo, esta cor arrebata. Seis em cada dez carros vendidos na China são brancos. Por outro lado, na Europa e nos Estados Unidos, a sua quota é de cerca de 25%, segundo a Axalta.

O branco é a cor de carro mais popular do mundo, seguido do preto e do cinza

No caso da SEAT, nos dez principais mercados da marca prevalece também o branco, com uma exceção: Holanda, onde reina o cinza e o preto. A maior quota de veículos brancos nos principais mercados da SEAT é detida pela Espanha, com 45% das vendas.

"É uma cor limpa, versátil e que em países com muita luz e calor no verão reflete a luz solar, como as casas das ilhas do Mediterrâneo, que são brancas e ajuda a um melhor bem-estar", justifica Jordi Font, do departamento de Color & Trim da SEAT.

Preto e cinza, a seguir

O preto é a segunda cor mundial, com uma quota de 16%. Mas, mais uma vez, as diferenças por país são muito significativas. No Japão, 22% dos veículos são desta tonalidade, enquanto a Índia é praticamente inexistente, em parte devido à crença de que o preto concentra mais calor. Na SEAT, é especialmente popular na Argélia e na Holanda. No México, por outro lado, o preto está em sexto lugar na lista. E como curiosidade, é uma cor oficialmente proibida no Turquemenistão, porque está associada à má sorte.

O clima, os gostos e as superstições influenciam a escolha da cor

No caso do cinza, 11% dos clientes mundiais escolhem-no, amarrado com prata, de acordo com a Axalta. Este último é especialmente popular na Índia, com uma quota de 30%. No outro extremo, apenas 6% dos clientes chineses optam pela cor prata. Para a SEAT, o cinza é a segunda tonalidade mais popular em países como Alemanha, Espanha, Reino Unido, França, Itália, Áustria e Suíça.

"Há muitos fatores que explicam as diferenças entre as regiões. Desde o clima até às cores que estão associadas à boa ou má sorte, passando pelos países onde o automóvel continua a ser um símbolo de status e por isso os clientes optam por cores mais elegantes. É por isso que desenhamos fórmulas complexas para dar mais valor ao cliente e escolher uma cor perfeita para o seu modo de ser. Não podemos esquecer que o cliente escolhe o modelo e a cor, sempre nesta ordem, " justifica Jordi Font da SEAT.

Vermelho mediterrâneo

Fora do pódio, as particularidades de cada região são ainda mais evidentes. Por exemplo, na Europa e nos Estados Unidos, o azul ocupa uma posição de destaque, com uma quota de 10%, enquanto na China é praticamente inexistente.                

Os países do Mediterrâneo optam por tonalidades mais vivas. Em Espanha, o vermelho é a terceira cor mais popular entre os clientes SEAT, e em Itália ocupa o quarto lugar, enquanto em mercados como a Suíça cai para a sexta posição.

Por segmentos: não só as influências geográficas. O tipo de carro também é básico. "Um carro desportivo não terá a mesma gama cromática de um SUV, que requer tons mais ligados à terra e à natureza. Carros pequenos podem ter tons mais marcantes e homogéneos, enquanto veículos maiores tendem a ter tons metálicos escuros", segundo Font. Por exemplo, 34% dos SUV de luxo na Europa são pretos, enquanto no caso dos SUV compactos essa percentagem é reduzida para metade. Por outro lado, apenas 3% dos clientes dos SUV de luxo optam pelo vermelho, uma percentagem que, no caso dos SUV compactos sobe para 10%.

Um número infinito de gostos, mas uma sensação partilhada: escolher a cor que melhor se adapta a cada condutor. "O design é um factor decisivo na escolha de um modelo e aqui as cores e os materiais desempenham um papel essencial. Não nos podemos esquecer que a escolha da cor é um assunto realmente muito pessoal e que expressa como cada um se quer mostrar aos outros. E acrescentaria mesmo que o futuro será marcado por uma maior personalização das opções, como no caso do Arona, que permite 68 combinações de cores", conclui Jordi Font.

Test Drive

Test Drive

Configurador

Configurador

Rede SEAT

Rede SEAT

Ofertas

Ofertas

Receber Newsletter

Receber Newsletter