Martorell/Jerez de la Frontera, 24/10/2016 - SEAT e Aqualia unem-se no desenvolvimento do projeto inovador SMART Green Gas, que tem como objetivo a obtenção de biocombustível renovável de origem 100% espanhola, proveniente de águas residuais, de forma a poder ser utilizado em veículos de gás natural comprimido (GNC). Com o início desta colaboração, que terá a duração de cinco anos, as duas empresas iniciaram neste mês de outubro os testes piloto na unidade de tratamento de águas residuais de Jerez. Para este efeito, a SEAT entregou dois veículos SEAT Leon TGI à Aqualia, para que esta empresa possa realizar os testes necessários com o bio metano produzido pelas águas residuais, podendo assim verificar toda a cadeia produtiva desde a obtenção à utilização do combustível.

Este projeto conjunto representa um passo à frente no desenvolvimento de uma economia circular e na construção de cidades resilientes. E além disso, implica um importante impulso à investigação e criação de combustíveis alternativos no setor automóvel em Espanha através da produção de gás renovável e 100% autóctone, tendo como principal vantagem o facto de um veículo 100% a gás bio metano conseguir reduzir em 80% as emissões de CO2 no ciclo “Well to Wheel” comparando-o com o consumo de gasolina.

A SEAT atribui um valor muito positivo a esta colaboração, uma vez que assenta na aposta firme numa alternativa ecológica e real aos derivados do petróleo, reforçando também a estratégia de Gás Natural Comprimido (GNC) da empresa e o seu compromisso na melhoria do meio ambiente. É desta forma que o Dr. Matthias Rabe, Vice-presidente para a Investigação e Desenvolvimento da SEAT, descreve o acordo: “Com este projeto de desenvolvimento e de colaboração com a Aqualia, a SEAT torna-se a primeira marca do setor automóvel do país a utilizar bio metano 100% espanhol obtido a partir de águas residuais”. “Fomentar a produção de combustíveis alternativos renováveis, que ajudem a promover uma melhoria futura do meio ambiente e do uso do veículo a longo prazo nas cidades, faz parte integrante da estratégia de GNC da SEAT”, resumiu o Dr. Rabe.

Félix Parra, diretor geral da Aqualia, esclareceu que “trabalhamos para mudar o paradigma atual, segundo o qual o tratamento de águas implica um significativo custo energético. Este projeto resulta da intensa investigação que a Aqualia desenvolve no sentido de retirar recursos valiosos do processo de depuração. O desenvolvimento do projeto Smart Green Gas numa unidade depuradora de média dimensão poderia produzir, potencialmente, um milhão de litros de biogás por dia, o que é suficiente para alimentar mais de 300 veículos. E isto permitiria, por exemplo, abastecer na cidade a rede de autocarros urbanos, os camiões de lixo, os veículos da polícia e as ambulâncias, entre outros.”

SMART Green Gas pretende flexibilizar e otimizar o sistema energético, conseguindo uma melhoria na política energética da EU, dando uma maior autonomia e sustentabilidade às cidades que adotem este sistema nas suas estações de tratamento de águas residuais. Tudo isto a partir do desenvolvimento de novos sistemas de máxima eficiência para a produção de biogás e a sua conversão em bio metano, que se extrai dos resíduos tratados nas estações de tratamento de águas residuais (ETAR) das cidades. O objetivo da SMART Green Gas é a obtenção de combustível autóctone e renovável que possa ser utilizado no setor automóvel injetando-o na rede de distribuição de gás natural.

Apoiado pelo Centro para o Desenvolvimento Tecnológico Industrial (CDTI), a SMART Green Gas está a desenvolver-se com o trabalho de cinco sócios – entre os quais a Gas Natural Fenosa y Naturgas EDP – e também de organismos públicos de investigação como o Instituto Catalán de Investigación del Agua (ICRA) e as Universidades de Girona, Valladolid e Santiago de Compostela. A SEAT participa em associação com a Aqualia.