pt:Company:News & Events:Company:SEAT reduces environmental impact 2020.0.11.0 PT/PT

SEAT reduz a pegada ambiental

A SEAT está empenhada em cuidar do ambiente e em 2019 continuou a trabalhar ativamente na redução progressiva do impacto ambiental da sua atividade. O fabricante de automóveis conseguiu reduzir os seus cinco principais indicadores ambientais em 43%, que incluem o consumo de energia e água, a produção de resíduos, os compostos orgânicos voláteis e o CO2 da produção.  Desta forma, a empresa está a dar um passo importante para alcançar os objetivos estabelecidos para 2025, nos quais pretende reduzir a sua pegada ambiental derivada da produção em 50% em relação a 2010.

Em 2019, a empresa investiu 27 milhões em iniciativas ambientais

Em particular, desde que a SEAT iniciou a sua ofensiva ambiental há uma década, a empresa reduziu o seu consumo de energia e água em 26% e 32%, respetivamente, melhorou a gestão de resíduos em 58% e reduziu as emissões de compostos orgânicos voláteis em 23%. Além disso, reduziu em 65% a emissão de CO2 da produção para a atmosfera.  Em 2019, a empresa investiu 27 milhões em iniciativas ambientais.

O Dr. Christian Vollmer, vice-presidente de produção e logística da SEAT, afirmou que "a SEAT tem um claro compromisso com o ambiente. É por isso que há anos que trabalhamos com o objetivo de minimizar ao máximo o impacto ambiental relacionado com a nossa atividade. Desde 2010, conseguimos reduzir a nossa pegada em 43% e reduzir as emissões de CO2 relacionadas com a produção em 65%. O nosso objetivo é continuar a melhorar dia após dia e assim poder contribuir para a proteção do planeta”.

Menos 38,5% de resíduos num ano

Durante 2019, a empresa concentrou-se em promover medidas para produzir menos resíduos e tratar de forma mais eficiente todos os resíduos gerados. Para tal, foram ativadas diferentes iniciativas ao longo da fase de produção com uma visão integral, desde a minimização da produção de resíduos até à sua posterior reciclagem e reavaliação. Como resultado, a SEAT diminuiu os seus resíduos em 38,5% num único ano, atingindo uma redução de 58% desde 2010 e reduziu em dois quilos por veículo produzido os resíduos destinados a eliminação.

Principais iniciativas em 2019

Entre as medidas aplicadas em 2019 ligadas aos resíduos, podemos destacar a redução na fonte das embalagens dos produtos e da massa destinada a eliminação, a melhoria da segregação e tratamento de resíduos para garantir a sua valorização, bem como a substituição da utilização de garrafas de plástico por garrafas reutilizáveis, que a empresa distribuiu aos seus colaboradores para ajudar a eliminar 22 toneladas de plástico por ano.

A organização reduziu as emissões de CO2 derivadas da produção em 65%

Em 2019, quanto aos projetos ativados para reduzir as emissões de CO2, vale a pena referir os que visam melhorar a eficiência energética, como o plano de recuperação energética dos fornos de pintura, que permite uma poupança anual de 11,7 GWh no consumo de gás natural, o equivalente às necessidades de cerca de 2.400 casas espanholas num ano inteiro. Graças a este plano, já não são emitidas 2.400 toneladas de CO2 por ano.

A oficina de pintura também implementou com sucesso várias iniciativas de poupança, incluindo a reutilização da água utilizada para pintar os veículos. Uma vez separada e limpa, é devolvida ao processo em circuito totalmente fechado.

Além disso, com o objetivo de preservar a biodiversidade, os colaboradores da empresa plantaram árvores no Delta do Llobregat. Esta iniciativa faz parte do projeto de recuperação de habitats na Zona Natural do Delta do Llobregat, uma localização próxima de duas das unidades de produção da SEAT: SEAT Barcelona e SEAT Componentes.

Compromisso ambiental

O objetivo é reduzir o impacto ambiental da fábrica de Martorell em 50% até 2025

O pilar ambiental é um dos eixos-chave da estratégia de sustentabilidade da SEAT. Neste âmbito, foi lançada em 2010 a Ecomotive Factory, um plano que visa minimizar o impacto ambiental da Fábrica SEAT em Martorell. Hoje, cuidar do planeta assume ainda maior importância no âmbito da missão empresarial global Move to Zero, cuja ambição é minimizar o impacto ambiental de todos os produtos e soluções de mobilidade ao longo do seu ciclo de vida, desde a aquisição de matérias-primas e produção até ao fim da sua vida útil. Desta forma, os ecossistemas serão mantidos intactos e será criado um efeito positivo sobre o ambiente e a sociedade. A Move to Zero está alinhada com o compromisso de sustentabilidade da empresa e do Grupo Volkswagen, para alcançar os objetivos ambientais estabelecidos no Acordo de Paris. A visão comum a longo prazo é alcançar uma pegada de carbono zero até 2050 e, na área específica de produção, reduzir o impacto ambiental em 50% até 2025, em comparação com 2010. Até 2019, o impacto já foi reduzido em 43%.

Test Drive

Test Drive

Configurador

Configurador

Rede SEAT

Rede SEAT

Ofertas

Ofertas

Receber Newsletter

Receber Newsletter