pt:Company:News & Events:Company:SEAT LEON: one million times the chosen one 2019.0.16.0 PT/PT

SEAT Leon: o campeão de vendas

A terceira geração do SEAT Leon alcançou esta semana a marca de um milhão de unidades vendidas desde o seu lançamento em 2012. O campeão de vendas da SEAT foi apresentado no Salão de Paris desse ano e chegou ao mercado pouco depois com um design completamente renovado. Graças à “fórmula Leon”, assente no design e na funcionalidade, o Leon tornou-se o modelo mais vendido da gama SEAT em 2014, superando a hegemonia que o Ibiza exerceu nos 30 anos anteriores.

Desenhada, desenvolvida e fabricada em Martorell, a atual geração do Leon nasceu desde o início sobre a plataforma modular MQB do Grupo Volkswagen, que implicou um investimento de 800 milhões de euros na época, garantindo um salto tecnológico sem precedentes. Com o SEAT Leon, a qualidade de produção melhorou em linha com os padrões do Grupo e, por outro lado, foram consolidados 1.600 postos de trabalho diretos na fábrica e mais de 6.000 na indústria auxiliar.

O Presidente da SEAT, Luca de Meo, explicou que “o SEAT Leon, e em particular a sua terceira geração, é o pilar da marca, o automóvel mais reconhecido e valorizado pelos clientes da marca nos cinco continentes. O Leon é um dos motores que impulsionou a mudança da empresa e que contribuiu para o recorde de vendas que a SEAT alcançou em 2018 com 517.600 veículos entregues”.

SEAT Leon: O carro que mudou a SEAT

O compacto da SEAT Leon alcançou 1 milhão de unidades vendidas desde o seu lançamento em 2012

O sucesso do Leon transformou a história recente da SEAT do ponto de vista comercial e financeiro, e representou um salto qualitativo na perceção da imagem de marca. Ainda assim, também permitiu aumentar a margem de rentabilidade de cada modelo SEAT, o que contribuiu para transformar os números negativos de 2012 (-149 milhões de euros) nos melhores valores da história da empresa (lucro depois de impostos de 294 milhões em 2018).

A SEAT fechou o ano de 2012 com vendas totais de 321.000 automóveis, número semelhante ao dos veículos entregues apenas no primeiro semestre de 2019 (314.300). Aliás, este foi um modelo chave para impulsionar as vendas em países como a Alemanha ou Reino Unido, onde as entregas da SEAT cresceram à volta de 70% e de 60%, respetivamente, desde 2012. O Leon continua a ser o modelo mais vendido da SEAT: um em cada quatro automóveis entregues pela marca no primeiro semestre de 2019 é um Leon.

O Leon foi o primeiro modelo do seu segmento a oferecer os tão icónicos faróis com tecnologia full LED, que, em conjunto com a carroçaria dinâmica marcada por alargamentos e vincos distintos, asseguram uma forte personalidade e caráter desportivo. A introdução gradual da mais moderna tecnologia, como o SEAT Full Link e mais recentemente o digital cockpit ou o carregador wireless, garante aos clientes a melhor conectividade e conforto no veículo. Estes avanços tecnológicos contribuíram para que a terceira geração do SEAT Leon tenha ganho o seu próprio brasão.

No início, a SEAT lançou o seu modelo compacto com três carroçarias: 3 portas, 5 portas e carrinha, à qual se juntou mais tarde a versão X-PERIENCE. Atualmente, o SEAT Leon é comercializado nas carroçarias de 5 portas e Sportourer ST, com motores a gasolina, diesel e no mais sustentável a gás natural comprimido, bem como numa versão CUPRA.

O Vice-presidente de Marketing e Vendas da SEAT e CEO da CUPRA, Wayne Griffiths, sublinhou que “o aspeto que mais se destaca nesta geração do SEAT Leon é a sua enorme aceitação, que mantém mesmo decorridos sete anos de presença no mercado. Em 2017, a atual geração do Leon conquistou o seu recorde com a venda de 170.000 unidades num único ano e, agora, em 2019, acreditamos que manterá o seu volume de vendas num nível elevado e muito próximo desse valor. O Leon foi, é e continuará a ser um dos modelos mais relevantes para a SEAT e para a CUPRA. As suas diferentes carroçarias e versões fazem dele o modelo mais polivalente e versátil da marca”.

Curiosidades SEAT Leon

  • A primeira geração do SEAT Leon foi lançada em setembro de 1999 e que, por isso, celebra este ano o seu 20º aniversário.
  • No total, a SEAT vendeu 2.210.712 unidades do SEAT Leon: 534.797 da primeira geração, 675.915 da segunda e 1.000.000 da terceira. A atual geração representa 45% de todas as vendas do Leon nos últimos 20 anos.
  • O SEAT Leon é vendido em países dos cinco continentes. De Espanha (o país onde mais unidades se vendem do SEAT Leon) ao México, Marrocos, Singapura ou Nova Zelândia.
  • Alemanha, Espanha e Reino Unido são os três mercados onde mais se vendeu a terceira geração do Leon.
  • Se fossem colocados em fila, o 1.000.000 de SEAT Leon vendidos desde 2012 somariam uma distância de 4.370 quilómetros, ou seja, o equivalente a três vezes a distância entre Barcelona e Wolfsburg.
Test Drive

Test Drive

Configurador

Configurador

Rede SEAT

Rede SEAT

Ofertas

Ofertas

Receber Newsletter

Receber Newsletter