pt:Company:News & Events:Company:SEAT El Born concept car 2019.0.8.1 PT/PT

SALÃO AUTOMÓVEL DE GENEBRA 2019

SEAT El-Born: Motor de Mobilidade Elétrica

SEAT el-Born terá a sua primeira apresentação perante a imprensa mundial no evento Volkswagen Group Night, antes da estreia pública no Salão Internacional do Automóvel de Genebra 2019. O concept car SEAT el-Born é um veículo que responde aos mais variados desafios da mobilidade elétrica, tornando-se num elemento de mudança no próprio processo.

Estreia Mundial do concept car SEAT el-Born no evento Volkswagen Group Night

O mundo está a mudar, e com ele a mobilidade. Tal como o motor de combustão interna revolucionou a forma como passámos a viajar no início do século XX, também a eletrificação nos levará através da próxima geração do desenvolvimento automóvel.

No decurso desta mudança, acelerada pelo compromisso com a redução das emissões de CO2 e o impacto ambiental, a SEAT assume uma maior responsabilidade em ajudar a desenvolver mais rapidamente um futuro com baixas emissões de carbono.

As cidades estão cada vez mais densamente povoadas, mas os clientes querem continuar a usar um meio de mobilidade individual. Portanto, o concept car SEAT el-Born reúne os principais conceitos na mudança da mobilidade na indústria automóvel: eletrificação, condução autónoma, mobilidade partilhada e conectividade.

O SEAT el-Born é o primeiro veículo 100% elétrico baseado na plataforma MEB do Grupo Volkswagen. Este concept car recebe o nome de um dos mais icónicos bairros de Barcelona. Uma inspiração para designers e engenheiros da SEAT na criação de um veículo desportivo com a mais sofisticada tecnologia.

Este veículo foi desenhado e desenvolvido em Barcelona e será produzido na fábrica de Zwickau na Alemanha. A SEAT será a segunda marca a lançar um modelo integralmente elétrico com base na plataforma MEB do Grupo Volkswagen. O modelo chegará ao mercado em 2020.

“A mobilidade está a evoluir e, com ela, os automóveis que vamos conduzir. A SEAT está na linha da frente desta mudança, e o concept car el-Born dá corpo à filosofia de tecnologia e design que nos ajudará a enfrentar os desafios que teremos no futuro,” disse Luca de Meo, Presidente da SEAT.

Com uma bateria potente e de alta densidade posicionada ao centro e capaz de proporcionar ao SEAT el-Born um alcance de 420km no ciclo de medições oficial WLTP e com a capacidade de alcançar os 100 km/h em apenas 7.5 segundos, o veículo é tão dinâmico e prático como se espera de um SEAT. Acrescente-se a isto a capacidade de recarregar a bateria em apenas 47 minutos, o que começa a mudar a perceção da eletrificação.

O SEAT el-Born não é apenas uma promessa de potenciar a mobilidade elétrica, mas também a integração de várias outras tecnologias. O veículo recebe a capacidade de condução autónoma no apoio ao condutor e também recorre a vários sistemas de assistência.

Desenvolvido para a condução

SEAT el-Born foi desenvolvido para a condução. As suas proporções dinâmicas são garantidas pela plataforma elétrica, colocando as rodas nos extremos da carroçaria, o que proporciona um equilíbrio mais preciso e enérgico em comparação com os automóveis de propulsão tradicional.

Este concept car destaca a determinação da SEAT no desenvolvimento da mobilidade elétrica e sustentável

Este veículo integra o futuro do design automóvel numa forma integrada e moderna, dando maior enfase a esta tendência na secção dianteira. A aerodinâmica é fundamental para maximizar a autonomia e, neste sentido, o logo SEAT à frente surge inserido na carroçaria, já que não é necessária uma grelha tradicional que deixe passar o ar para o motor. As entradas de ventilação estão colocadas numa posição mais baixa, na secção da frente, garantindo o fluxo de ar para a bateria e desviando o vento da superfície frontal do veículo.

Quando o olhar corre o SEAT el-Born, nota-se que a posição do pilar A foi substancialmente adiantada, criando linhas mais fluidas e, por dentro, mais espaço no habitáculo. Isto é conseguido graças ao conjunto de propulsão elétrica, que ocupa menos espaço.

“O el-Born é a última tradução da nossa linguagem de design emocional na SEAT, aplicável ao novo mundo dos veículos elétricos. A nossa Equipa de Design levou muito a sério o desafio de tornar o nosso primeiro elétrico de base um veículo atraente. Acredito que os veículos elétricos deverão ser emocionantes e divertidos. Temos que garantir que os nossos clientes se apaixonam pelo conceito de veículo elétrico “, disse Alejandro Mesonero-Romanos, Diretor de Design da SEAT.

Uma aerodinâmica melhorada joga um papel primordial no flanco do veículo, gerando uma cortina de ar desenvolvida no próprio design, numa forma elegante e prática de resolver o enigma da junção da eficácia com a boa estética.

E, neste capítulo, poucos elementos sublinham mais esta fusão do que as rodas. Com jantes de 20”, a necessidade de maximizar a performance foi vital. O desenho de turbina cria um fluxo positivo de ar que não só melhora a aerodinâmica, como também arrefece os travões para manter a dinâmica. As rodas garantem o equilíbrio perfeito entre aerodinâmica, extração de calor e leveza.

Na secção traseira do automóvel, o spoiler de superfície dupla também contribui para a performance aerodinâmica do SEAT el-Born, garantindo a suavidade no fluxo de ar e a redução da turbulência para um mínimo. Também destaca as virtudes da dinâmica e da performance do veículo.

No interior, o espaço é maximizado graças à plataforma elétrica, proporcionando uma experiência completamente nova.

O habitáculo ganha uma dimensão de leveza e de flutuabilidade, mas também de tecnologia sofisticada, com a integração do cockpit digital e do ecrã de 10” colocado no centro do tablier, concentrando as capacidades de infotainment e de conetividade.

Quando se entra no interior, o foco recai imediatamente no lugar do condutor, com todas as linhas do tablier dirigidas a quem estiver atrás do volante.

O espaço é surpreendente, com todos os ocupantes a poderem usufruir de maiores dimensões para relaxarem nos seus bancos envolventes, graças às proporções internas generosas, ainda que o espaço seja também utilizado para maximizar o sentido prático e funcional. Também há maiores espaços de arrumação; a possibilidade de guardar uma mala entre os bancos dianteiros é um bom exemplo da capacidade de maximizar a volumetria.

Focado na performance

O SEAT el-Born é uma perfeita pedrada no charco, ao chegar ao mercado com respostas, como nenhum outro veículo, para o desejo de performance dos clientes associado às necessidades da mobilidade quotidiana.

Com uma potência de até 150kW (204CV) o veículo consegue alcançar os 100km/h em apenas 7.5 segundos – suficiente para corresponder a qualquer situação de condução. Mas isto é apenas metade da história.

Um veículo elétrico não deve ser julgado apenas pela sua performance, mas também na sua capacidade de ir mais longe com uma única carga e de reduzir ao mínimo o tempo de recarga depois de esgotada a energia das baterias. É nesta fórmula que o el-Born excede as expectativas.

Com um alcance efetivo de até 420km, medidos no ciclo de condução WLTP com base na bateria de alta densidade com 62kWh, este veículo é capaz de viajar para onde o seu utilizador precisar. E sendo compatível com supercarregadores de até 100kW DC, a capacidade da bateria pode ser recuperada de 0 a 80% em apenas 47 minutos.

O veículo também possui um sistema de gestão térmica destinado a maximizar o alcance em viagem nas condições ambientais mais extremas. A bomba de calor consegue reduzir o consumo elétrico, poupando até 60km na autonomia – especialmente útil em países com temperaturas muito baixas que obriguem os ocupantes a utilizar os sistemas de climatização.

Tecnologia que importa

À medida que as nossas estradas ficam mais congestionadas, os carros têm que ajudar a reduzir as causas de stress dos seus ocupantes. E o SEAT el-Born faz exatamente isso, integrando os mais recentes desenvolvimentos em condução autónoma e em conectividade de forma a aliviar alguma da pressão da vida moderna, tornando mobilidade mais sustentável e inteligente.

O SEAT el-Born beneficia de um sistema de condução autónoma de nível dois, dando uma função autónoma parcial ao veículo, que pode controlar situações de direção, aceleração e de travagem. Junte-se a isto outras funcionalidades inteligentes, como o Park Assist, e o SEAT el-Born revela-se um concept car que materializa o futuro da condução e da mobilidade elétrica.

Test Drive

Test Drive

Configurador

Configurador

Rede SEAT

Rede SEAT

Ofertas

Ofertas

Receber Newsletter

Receber Newsletter