pt:Company:News & Events:Company:SEAT’s employee innovation PT/PT

A SEAT economiza graças às ideias dos seus colaboradores

O programa “Ideas SEAT”, que convida todos os colaboradores da empresa a propor melhorias no seu dia-a-dia que permitam otimizar tarefas, processos e qualquer outro aspeto do seu ambiente de trabalho, recolheu mais de 3.000 iniciativas em 2020. Destes, os quase 850 que já estão em funcionamento proporcionaram uma poupança à SEAT S.A. de 7,2 milhões de euros.

O programa “Ideas SEAT”, renovado e digitalizado há já dois anos, é um compromisso firme da empresa em promover a inovação e o talento interno, dando voz aos seus profissionais para propor melhorias no seu dia-a-dia, pois são os que melhor conhecem o seu ambiente e o seu potencial. Os colaboradores apresentam as suas propostas na plataforma digital que, posteriormente, passam por um processo de análise por especialistas para estudar a sua validade e aplicabilidade. Por último, a empresa premeia os criadores com um incentivo económico, que na edição 2020 atingiu os 0,9 milhões de euros.

Recebemos mais de 3.000 propostas em 2020

Em cada edição, a SEAT S.A. convida a atingir objetivos de otimização em qualquer área, desde produto, instalações ou processos; a questões mais quotidianas, além de avanços na sustentabilidade e no cuidado com o meio ambiente. Esta última área foi a que mais cresceu nos últimos anos. Em 2020, as ideias com maior potencial económico ocorreram nas áreas de Produção, especificamente na Carroçaria, seguida de Energia e Instalações, e logística.

Xavier Ros, Vice-Presidente de Recursos Humanos e Organização da SEAT S.A., destaca que “apesar da complexidade da situação decorrente da pandemia, os colaboradores da nossa empresa continuaram a promover e a partilhar a sua vontade permanente de melhorar e o seu espírito inovador. A sua atitude é um impulso adicional para ultrapassar os desafios da empresa e do momento atual, que permite detetar na origem possíveis ideias de melhoria que podem ter um impacto coletivo positivo”.

Na seleção das melhores iniciativas, foram levados em consideração critérios como o valor acrescentado e o seu potencial de poupança económica. Simultaneamente, foram reorientadas aquelas iniciativas que não se traduziram em benefícios tangíveis conforme planeado, mas que poderiam ser aplicadas ​​em alguma outra vertente, o que por meio de sinergias, aumentou o valor acrescentado de outras propostas.

Sustentabilidade, tecnologia e algoritmos na indústria 4.0

Nesta edição, a ideia que mais gerou economia foi o desenho de um algoritmo de alerta que fortalece o sistema de rastreamento de notas de entrega para peças de fornecimento JIT (Just In Time, ou aquelas que não existem em stock e são fornecidas em questão de horas). Da mesma forma, outras iniciativas de caráter sustentável destacam-se, como a substituição de bombas de óleo por bombas de vácuo sem emissões nos sistemas de refrigeração das instalações produtivas, ou a introdução de um novo algoritmo que prioriza o uso de água para manutenção de acordo com as necessidades reais, em comparação com o anterior uso automático por horas.

A inovação dos funcionários como um ativo

As otimizações abrangem áreas, como produto, instalações, processos e sustentabilidade

Os colaboradores da SEAT S.A desempenham um papel central na promoção da inovação na empresa, quer na otimização dos processos e formas de trabalho, quer no desenvolvimento de novos serviços e produtos inovadores que possam vir a fazer parte do futuro portefólio da empresa. Para o efeito, a SEAT S.A criou há dois anos, o Innovation Day, um evento inspirador focado no reconhecimento e na promoção do espírito inovador entre os colaboradores da empresa, que complementa e alarga o projeto “Ideas SEAT”. Como resultado do Innovation Day, surgiram projetos como a criação de peças automóveis feitas com gás e arroz para conseguir veículos com menos plástico e mais sustentáveis; aplicativos de realidade virtual e realidade imersiva para reduzir o tempo e otimizar o design dos veículos e os processos de fabrico; ou um programa de simulação de imagem altamente realista, que é usado no Design. Além disso, a empresa está a finalizar o lançamento da plataforma SEAT INNOVA, que pretende ser um ponto de encontro de networking e inspiração, ligando trabalhadores de diferentes áreas e apresentando detalhadamente projetos inovadores, enquanto permite a participação em desafios, workshops e palestras relacionadas com todas as áreas da empresa.

Test Drive

Test Drive

Configurador

Configurador

Rede SEAT

Rede SEAT

Ofertas

Ofertas

Receber Newsletter

Receber Newsletter