pt:Company:News & Events:Company:SEAT Tarraco eleito Grande SUV Ano 2019 2020.0.17.0 PT/PT

SEAT Art Cities: Matosinhos, a quarta cidade a ser descoberta

Amanhã descobriremos a quarta cidade destacada no SEAT Art Cities.  Através dos olhos da dupla de artistas Draw & Contra vamos ficar a conhecer a arte urbana, os referentes culturais e de lazer da cidade Matosinhos.

A dupla de artistas Draw & Contra é a anfitriã que inspira novos passos de desconfinamento, numa viagem a partir da qual descobrimos um outro lado da cidade do Norte, através das suas paredes. Ambos muito influenciados pela cultura hip-hop, Draw e Contra começaram a olhar para as paredes e o aerossol como uma forma de expressão, e nessa busca comum, acabaram por se cruzar há mais de 10 anos. Uma colaboração que nasceu no graffiti e evoluiu com o tempo para uma complementaridade de estilos agora cruzados na construção de murais e outras obras conjuntas, onde, numa escala muito maior do que a de há 10 anos, vemos complementar os retratos de Draw com a abstração e a tipografia de Contra. É um percurso e uma obra feita de contrastes. Entre a cor e o monocromático, o figurativo e a geometria, o humano e o plástico: o estilo desta dupla é único e reconhecido internacionalmente.

Os próximos convidados, são a dupla de artistas Draw & Contra que irão homenagear a cidade de Matosinhos

A viajar com eles, a atriz e apresentadora Madalena Brandão irá acompanhar esta descoberta dos principais pontos de arte urbana do norte litoral, ao volante de um SEAT Tarraco. Este modelo da SEAT é um automóvel que se posiciona no topo da família SUV da SEAT, reunindo a mais sofisticada tecnologia, dinâmica, agilidade, comportamento, sentido prático e funcionalidade com elegância e design moderno.

Frederico Draw e Rodrigo Contra comentam “Já havia alguns roteiros em Portugal a nível local, daquilo que se foi construindo em algumas cidades, mas o SEAT Art Cities atua a nível nacional. Criou um roteiro mais amplo. Quem tenha acesso ao mapa, ao vir visitar o nosso mural e as restantes obras do roteiro, consegue usufruir da cidade de uma perspetiva diferente e vê-la pelos nossos olhos”.

Nós geralmente gostamos de pensar nos sítios onde vamos intervir tendo alguma atenção aquilo que é a parte sociocultural da envolvente dos nossos murais. Matosinhos é realmente uma cidade criativa, muito ligada à arquitetura, a nomes como Siza Vieira e Souto Moura. Ligada a pessoas que são criativas e que pensam a cidade e que pensam para a cidade. No fundo o nosso trabalho surgiu um bocado por aí: representar o pensador, o criativo” destaca Frederico Draw.

Rodrigo Contra acrescenta, “No fundo, destas paredes tentamos reproduzir as texturas da cidade: cartazes, tags, o próprio graffiti. Em semelhança à música e ao hip-hop, na construção abstrata também utilizo o sample, samplear várias coisas que vejo: cores, texturas, formas”.

Assim, dos murais fundamentais aos pontos de referência mais importantes para a arte urbana local, passando pelos marcos culturais e de lazer que mais os inspiraram na cidade, é possível ficar a conhecer Matosinhos pelo olhar da dupla neste penúltimo destino do SEAT Art Cities, no vídeo que está já disponível.

“Agora que já recomeçamos a dar passeios lá fora, é uma oportunidade para ficar a conhecer o melhor da arte urbana numa nova cidade, através de mais um roteiro do SEAT Art Cities curated by Vhils. Vamos apresentar a quarta cidade deste projeto, Matosinhos, onde a dupla de artistas Draw & Contra nos dão a conhecer a sua nova obra no cruzamento da Rua de Goa com a Rua 1º de Maio, a bordo de um SEAT Tarraco, que foi eleito o Grande SUV do ano de 2020afirma Teresa Lameiras, Diretora de Marketing & Comunicação da SEAT Portugal.  “O SEAT Tarraco é um SUV familiar que junta os atributos-chave de todos os modelos SEAT: design emocional e funcionalidade, dinâmica desportiva e conforto, tecnologia e conectividade, mas numa proporção que se adequa a um largo leque de estilos de vida. Mais um roteiro a não perder.”

Em seatartcities.com é possível encontrar todos os conteúdos relativos às cidades, aos artistas, às suas paredes e às suas inspirações e referências. Serão disponibilizados vídeos documentais e de “making-of” de cada cidade, numa viagem mapeada em versões desktop e mobile, até ao verão de 2020.

Destacamos, este projeto, o SEAT Art Cities, uma parceria promovida no âmbito da ligação da SEAT à mobilidade, à arte urbana e ao Vhils, o curador desta iniciativa. Já foram visitadas 3 cidades, a primeira foi Braga com o artista B.E.K., em que poderá ver a sua obra de arte na Rua 24 de Junho, em Braga. A segunda o Carvoeiro, com a artista Tamara Alves e a sua obra de arte na Rua do Barranco, no Carvoeiro e a terceira foi a cidade de Lisboa com o artista AkaCorleone na Av. Almirante Reis e agora esta quarta cidade podemos ficar a conhecer a obra da dupla de artista Draw & Contra no cruzamento da Rua de Goa com a Rua 1º de Maio em Matosinhos.

Para mais informações consultar: seatartcities.com

Test Drive

Test Drive

Configurador

Configurador

Rede SEAT

Rede SEAT

Ofertas

Ofertas

Receber Newsletter

Receber Newsletter