pt:Company:News & Events:Company:SEAT presents its strategy for the future to major suppliers in Spain 2020.0.17.0 PT/PT

SEAT apresenta a sua estratégia para o futuro aos fornecedores

A SEAT reuniu hoje praticamente 60 dos seus principais fornecedores em Espanha e associações como a ANFAC (Associação Espanhola de Fabricantes de Automóveis e Camiões), Sernauto (Associação Espanhola de Fornecedores Automóveis), ACICAE e CIAC CIAC (Agrupamentos de Automóveis no País Basco e na Catalunha, respetivamente), para apresentar a sua estratégia para o futuro. Depois de anunciar a 8 de julho um plano de investimento de 5 mil milhões de euros até 2025, a SEAT partilhou as chaves de uma estratégia com a sua rede de fornecedores que tem a transformação da indústria automóvel espanhola como um dos seus principais objetivos.

O fabricante de automóveis explicou que está empenhado em aumentar o grau de localização de componentes em Espanha, que em média representam 60% do volume de negócios total da área de compras, tanto nos modelos atuais como em projetos futuros. Com esta decisão, a SEAT pretende encurtar a cadeia global de abastecimento para reforçar a sua força e, ao mesmo tempo, impulsionar a sustentabilidade ambiental e financeira. Neste sentido, a SEAT já está a trabalhar num plano de análise para determinar os componentes atuais que poderiam ser fornecidos a partir de Espanha a médio prazo.

Alfonso Sancha, Vice-Presidente Executivo de Compras da SEAT, durante a reunião, declarou que "a SEAT assume a sua liderança e responsabilidade e tem como objetivo reforçar o setor industrial espanhol. Para o conseguirmos, precisamos da colaboração de todos. Fabricantes e fornecedores de automóveis têm de investir e apostar em novas tecnologias para melhorar a competitividade e adaptar-se à Indústria 4.0, à eletrificação e ao automóvel conectado".

Nesta reunião, a SEAT apresentou a sua visão dos principais desafios enfrentados pela indústria, tais como a redução progressiva do papel do motor de combustão, que obriga os fabricantes e fornecedores a sofrer uma reestruturação industrial, ou a entrada de novos concorrentes e regiões com custos salariais mais baixos do que Espanha, que intensificam a concorrência no mercado.

O Vice-Presidente de Compras da SEAT explicou que, para ultrapassar estes desafios, estão a estudar as tecnologias necessárias a serem instaladas em Espanha com o objetivo de fazer da eletrificação e do carro conectado um sucesso. "O nosso sector está num ponto de viragem e é tempo de transformar. Se não o fizermos agora, chegaremos demasiado tarde. Precisamos de nos tornar mais competitivos e modernizar a indústria automóvel espanhola para que Espanha continue a ser uma potência automóvel europeia e global", afirmou.

Alfonso Sancha também manifestou o seu otimismo sobre o desenvolvimento da fábrica de Martorell nos próximos anos, que está a meio do lançamento do novo SEAT Leon e acolherá o início da produção do CUPRA Formentor nas próximas semanas. "Estes modelos são um exemplo claro da estratégia da SEAT para o futuro e do nosso progresso no sentido da eletrificação e do carro conectado".

S-Rating, o termómetro de sustentabilidade e integridade

Durante a reunião a SEAT também apresentou a ferramenta S-Rating (Sustainability Rating), que permite a avaliar e encorajar o empenho dos seus fornecedores na sustentabilidade e integridade. Com o S-Rating, a empresa motiva toda a rede de fornecedores a assumir um compromisso adicional com a responsabilidade social empresarial, o ambiente e a sustentabilidade, para além dos requisitos legais, contribuindo assim para promover a excelência nas práticas empresariais relacionadas com estes aspetos.

Desde a implementação do instrumento, em meados de 2019, qualquer empresa que deseje colaborar com a SEAT, candidatar-se a uma das suas propostas e/ou renovar ou prorrogar um contrato existente, deve obter uma classificação positiva no S-Rating. Inicialmente a classificação é aplicada às relações comerciais com fornecedores diretos, embora a visão a longo prazo seja alcançar um nível ótimo de rastreabilidade em termos de sustentabilidade e conformidade ao longo de toda a cadeia de fornecimento. O S-Rating assegura o recrutamento de empresas alinhadas com as normas de conformidade e sustentabilidade estabelecidas pelo Grupo Volkswagen para os seus parceiros comerciais.

Do volume total de prémios de fornecedores feitos pelo departamento de Compras da SEAT em 2019, 88% obtiveram uma classificação favorável, que será válida por um período máximo de seis anos. Os restantes fornecedores recebem apoio com o objetivo de iniciar um processo de melhoria que lhes permita atingir o nível exigido. Do mesmo modo, entre todos aqueles que obtiveram a certificação S-Rating, 78% deles atingiram a classificação A, ou seja, a melhor qualificação dada pela ferramenta. Entre os indicadores medidos estão a utilização responsável dos recursos naturais, a garantia de um ambiente de trabalho seguro e saudável, e a existência de medidas preventivas para evitar a corrupção, entre outros.

Test Drive

Test Drive

Configurador

Configurador

Rede SEAT

Rede SEAT

Ofertas

Ofertas

Receber Newsletter

Receber Newsletter