NOVIDADES SEAT

Primeiro Trimestre 2015 – O Melhor Desde 2007

Partilhar

Martorell, 16/04/2015. – A SEAT concluiu o primeiro trimestre de 2015 com o melhor resultado desde 2007. Pela primeira vez desde então, as entregas mundiais superaram as 100.000 unidades entre janeiro e março, chegando aos 102.700 veículos, 10,0% acima do mesmo período em 2014 (93.400), quase 10.000 veículos adicionais. O SEAT Leon é, novamente, o modelo com maior crescimento, chegando aos 14,6%. No total, a SEAT vendeu 39.700 unidades do familiar compacto (2014: 34.600).

Com um crescimento de 9,5% (total: 41.900 veículos; 2014: 38.300), o Ibiza é o segundo modelo com maior crescimento em número de veículos comercializados, encerrando o primeiro trimestre como o modelo mais vendido da SEAT, muito graças ao impulso de vendas no canal “rent-a-car” na época das férias de Páscoa. Em complemento, o monovolume familiar SEAT Alhambra ultrapassou novamente os 10% (+12,2%) chegando às 5.900 unidades (2014: 5.200).  

O Presidente da SEAT, Jürgen Stackmann, sublinhou que “depois de dois anos com crescimento a dois dígitos, as vendas mantêm um crescimento sustentado neste primeiro trimestre do ano. Crescemos com o impulso dado pela recuperação do mercado em países europeus como Espanha e Itália, e principalmente com o sucesso comercial dos nossos modelos. Ainda assim, deveremos mantermo-nos muito atentos à evolução dos mercados”.  

SEAT ganha terreno na Europa
Na Europa Ocidental as vendas SEAT subiram 10,4% no primeiro trimestre (total: 81.000 veículos; 73.300 em 2014) e segundo os dados publicados pela Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (ACEA) é uma das marcas com maior crescimento na União Europeia. Espanha é o país que lidera o crescimento, fechando o primeiro trimestre como mercado líder do construtor, impulsionado pela época sazonal da Páscoa que contribuiu para o crescimento de 28,0%, chegando aos 22.000 veículos (2014: 17.200). Na Alemanha a SEAT entregou 19.900 unidades (2014: 19.000), um crescimento de 4,5%, e está entre as dez marcas mais vendidas. A SEAT inicia este ano com um novo crescimento, o sétimo consecutivo, no Reino Unido, somando 4,0% e 14.400 veículos (2014: 13,900). Também neste primeiro trimestre, as vendas dispararam em Itália (+41,4%; total: 4.100), que depois de Espanha e de Israel assume-se com o maior crescimento em volume, e em Portugal (+34,3%; total:1.700).   

Por outro lado, na Europa Central e Oriental, as entregas da marca subiram 22,4% no primeiro trimestre face ao período homólogo de 2014 e para um total de 7.000 unidades (2014: 5.700). A Polónia, com um crescimento de 60,3% (total: 2.400) e a República Checa (+29,9%; total: 2.300) são os principais mercados da região. 

No primeiro trimestre também se registou um crescimento nos mercados do México, Israel e Turquia. No México, o quinto mercado da SEAT a nível mundial, as vendas subiram 10,5% chegando aos 5.900 veículos. Em Israel, o construtor sobe ao “Top Ten” com um crescimento de 87,6%, para as 3.200 unidades, enquanto a Turquia encerra o trimestre com uma subida de 62,5% (total: 2.300).

Produção em Martorell continua em alta

A produção de automóveis na fábrica de Martorell aumentou 15,2% no primeiro trimestre de 2015, alcançando um total de 130.700 unidades, mais 17.200 em comparação com o mesmo período de 2014. Este aumento na produção assegura mais trabalho, uma vez que as linhas de produção 1 (Ibiza) e 2 (Leon e Altea) funcionarão em quatro sábados de maio. Em complemento, a produção da SEAT em Palmela (Portugal), Bratislava (Eslováquia) e em Mladá Boleslav (República Checa) aumentou globalmente 12,8% no primeiro trimestre de 2015. A SEAT fabricou 16.100 veículos nestas unidades fabris.