A SEAT conseguiu somar 53 distinções ao longo de 2017, numa série de galardões que coroaram doze meses decisivos no futuro da marca automóvel e comprovam o grande momento que a empresa vive atualmente. Neste sentido, os principais analistas do mercado, bem como algumas entidades e publicações mais reconhecidas a nível internacional, reconheceram o desempenho da SEAT em todas as dimensões da sua atividade.

No passado a empresa recebeu mais de 50 distinções, que destacam o boom experienciado pela marca.

Dos mais de cinquenta prémios obtidos pela companhia, destacam-se dez que enaltecem o prestígio e o valor na indústria a nível global. Quatro dos quais atribuídos a Luca de Meo, Presidente da SEAT, pela sua gestão exemplar à frente da empresa. Sob a sua liderança, a SEAT tem alcançado os melhores resultados financeiros da sua história e é a marca que mais cresce na Europa, feito que não tem passado despercebido na comunidade internacional.

Recentemente, de Meo foi eleito ‘Best CEO in the Sustainable Automotive Industry 2018’, um dos galardões mais prestigiados na comunidade empresarial global e que é atribuído pela revista britânica European CEO. Com igual destaque, a revista Automotive News Europe distinguiu-o com o célebre galardão ‘Prémio Eurostars CEO do Ano’ enquanto a publicação AutoRevista atribuiu-lhe o prémio ‘Executivo do Ano’. Por último, de Meo também recebeu a distinção ‘Alumno do Ano 2017’ da Universidad Bocconi que reconhece a sua criatividade, habilidade para criar valor, explorar e investir em novos métodos de gestão, entre outros.

A fábrica de Martorell é outro dos focos de sucesso do corrente ano. A aposta da empresa em converter a fábrica numa ‘Smart Factory’, pioneira no uso de tecnologias associadas à indústria 4.0, levou a que lhe fosse atribuído o galardão de ‘Manufacturing Excellence Award 2017’ atribuído ao seu excelente nível de gestão de fornecedores e da logística interna. Em complemento, o diretor de qualidade da SEAT, Joaquín Serra, foi premiado com a distinção de ‘Líder em Qualidade 2017’ entregue pela European Organization for Quality (EOQ). Esta organização reconheceu o trabalho de Serra como líder de uma equipa comprometida e dedicada à transformação digital nos processos de produção da fábrica.

Os restantes prémios de âmbito internacional foram conseguidos com a estratégia Easy Mobility seguida pela empresa na aposta contínua da integração de soluções tecnológicas no veículo. Nesse sentido, a estratégia de mobilidade da SEAT foi recentemente galardoada com os prémios ‘World Smart City Award’ no Smart City Expo World Congress e com o ‘Best Parking Solutions’ da revista The New Economy.

O prémio 'Connected Car 2017' na categoria 'Pioneer' do grupo editorial Axel Springer elogia o compromisso da SEAT na digitalização do automóvel.

No que diz respeito à aposta na digitalização do automóvel, especialistas de diversos meios de comunicação europeus decidiram entregar à SEAT o prémio ‘Smartbest 2017’ por ser a primeira marca a integrar um assistente de voz interativo, o Amazon Alexa, nos seus veículos para a Europa. Além disso, as revistas alemãs Auto Bild e Computer Bild também dedicaram o prémio ‘Connected Car 2017’ na categoria ‘Pioneer’ à marca espanhola. Os títulos do grupo editorial Axel Springer – que premeiam todos os anos as maiores inovações relacionadas com o automóvel conectado – reconheceram o compromisso da SEAT para com a digitalização do automóvel, no seguimento de ser o primeiro fabricante a lançar no mercado a tecnologia de integração de smartphones compatível com iOS (CarPlay) e Android (AndroidAuto), e também ao integrar o Amazon Alexa nos veículos de produção em série. A marca receberá o prémio durante o Consumer Electronics Show 2018, a feira referencial em tecnologia de consumo que ocorre no início de janeiro em Las Vegas.

Ofensiva de produto muito elogiada e finalista no 'Car of the Year 2017'

Empenhado na maior ofensiva de produto da sua história, o construtor lançou durante os últimos meses dois novos modelos, o Ateca e o Arona, e renovou os conhecidos Ibiza e Leon. A ampliação e renovação da gama não só impulsionou as vendas em mais de 13% durante 2017 como posicionou a SEAT como uma das marcas com maior crescimento na Europa. Este crescimento foi também reconhecido com prémios, reunindo quase trinta distinções em países como Inglaterra, França, Alemanha, Áustria, República Checa, Portugal, Espanha e Turquia.

Neste âmbito, o SEAT Ateca e o novo SEAT Ibiza foram os veículos mais galardoados, obtendo nove e onze distinções, respetivamente. O SEAT Ateca obteve prémios importantes como o de ‘SUV de l’année’ da revista francesa Auto Moto ou o de melhor SUV compacto dos prémios ‘What Car?’, a publicação britânica especializada no setor automóvel.

A maior ofensiva de produto da história da marca fez a empresa ganhar 27 prémios em vários países europeus e a nomeação do Novo Ibiza para finalista "Car of the Year 2018 pela primeira vez na história da SEAT.

Por outro lado, a nova geração do SEAT Ibiza, e pela primeira vez na história do construtor, conseguiu integrar a lista de finalistas do prestigiado prémio ‘Car of the Year 2018’. O ícone da SEAT acumulou outros reconhecimentos como o Prémio ABC Melhor Carro do Ano 2018 ou o prémio atribuído pelo grupo editorial Axel Springer Motor como ‘Automóvel Mais Tecnológico’ na edição de 2017. Enquanto isso, o Alhambra voltou a ser reconhecido, com troféus das revistas alemãs Auto Bild e AUTO Straßenverkehr, e o Arona com outros dois: um do grupo editorial Hearst e outro da publicação Motorvize. Por último, os prémios da revista ‘What Car?’, que também distinguiram o SEAT Leon na categoria ‘Best Buy’.

A lista de todos os prémios 2017:

1.   ‘What Car?’ Awards 2017 (UK):
SEAT Ateca – ‘Best Small SUV’
2.   ‘What Car?’ Awards 2017 (UK):  SEAT Leon – ‘Best buy’
3.   Top Employers Institute (Espanha): SEAT – ‘Best company to work for in Spain’
4.   Município de Barcelona (Espanha): SEAT – ‘Prémio Barcelona Empresa Inovadora em Conciliação e Tempo de Trabalho’
5.   Carro do Ano (Portugal): SEAT Ateca – ‘Troféu Volante de Cristal’
6.   Auto Bild Allard (Alemanha): SEAT Alhambra – ‘Import-Sieger in der Kategorie Allrad-Vans’
7.   Auto Moto (França): SEAT Ateca – ‘SUV de l’année’
8.   Red Dot Awards (Internacional): SEAT Ibiza – ‘Product Design 2017’
9.   Schibsted Classified Media (Espanha): SEAT Ateca – Carro do ano Schibsted Motor Awards
10. Association for Turkish Automotive Journalists (Turquia): SEAT Ateca – ‘Nomination Car of the Year in Turkey’
11. Autocar (UK): SEAT Ateca – ‘Autocar Game Changer Award’
12. Salão Internacional da Logística e da Manutenção de Barcelona (Espanha): SEAT – Prémio SIL pela eficiência logística e inovação tecnológica
13. Grupo Automoción Press (Espanha): SEAT Ateca – ‘Carro do Ano para Renting e Frotas 2017’
14. Vocento (Espanha): SEAT Ateca – ‘VI Prémios Motor Mujer Hoy’
15. Col·legi d’Enginyers Industrials de Catalunya (Espanha): SEAT – ‘Prémio Indústria 4.0 Menção Especial a Pessoas’
16. Grupo CEGOS (Espanha): SEAT – ‘Prémio Cegos con Equipos&Talento 2017 para as Melhores Práticas Categoria Formação e Desenvolvimento’
17. Fórum Indústria 4.0 (Espanha): SEAT – ‘Prémio Fórum Indústria 4.0 Menção Especial a Pessoas’
18. Capital Humano (Espanha): SEAT – ‘Prémio Capital Humano Menção Especial à Formação 4.0 na categoria de Estratégia de Formação e Desenvolvimento’
19. Eventoplus (Espanha): SEAT – ‘Prémio Eventoplus à melhor presença em feira’
20. Auto Express (UK): SEAT Ibiza – ‘Auto Express New Car Awards Winner’
21. Automotive News Europe magazine (Internacional): Luca de Meo – ‘Eurostars Award CEO of the Year’
22. AMETIC (Espanha): SEAT – ‘2017 Award for Promoting ICT in Spanish Business’
23. AUTOStraßenverkehr (Alemanha): SEAT Alhambra – ‘Familienauto des Jahres 2017’
24. German Design Council (Alemanha): SEAT Ibiza – ‘Winner Exterior Volume Brand Automotive Brand Awards 2017’
25. German Design Council (Alemanha): SEAT Ibiza – ‘Best of Best Interior Volume Brand Automotive Brand Awards 2017’
26. Parkers (UK): SEAT Ibiza – ‘Best First Car Winner Parkers News Cars Awards 2018’
27. Bocconi University (Internacional): Luca de Meo – ‘Alumnus of the Year award 2017’
28. El Mundo (Espanha): Francisco Javier García Sanz – ‘Prémio Protagonista do Motor’
29. Smart City Expo World Congress (Internacional): SEAT –World Smart City Award’
30. Technical University of Berlin and the Technical University of Aachen (Internacional): SEAT – ‘Manufacturing Excellence Award’
31. AutoRevista (Internacional): Luca de Meo – ‘Executive of the year’
32. European Organization for Quality (Internacional): Joaquín Serra – ‘Leader of Quality 2017’
33. Club Marketing Barcelona (Espanha): Gabriele de Palma – ‘Marketing Leaders Awards 2017’
34. Observatorio de RR.HH (Espanha): SEAT – ‘Prémio Empresa Saludable’
35. Motorvize.cz (República Checa): SEAT Arona – ‘Motorvize Fans Award 2017’
36. ARBÖ (Áustria): SEAT Ibiza – ‘Der große österreichische Automobilpreis 2017’
37. Axel Springer (Espanha): SEAT Ibiza – ‘Prémio Especial de automóvel mais tecnológico nos Prémios Motor Axel Springer 2017’
38. German Design Council (Alemanha): SEAT Ibiza - ‘Excellent Product Design Transportation’
39. AEGFA (Espanha): SEAT Ateca – ‘Prémio Frotas 2017’
40. Associação de Imprensa Desportiva de Las Palmas e Tenerife (Espanha): SEAT Arona – ‘Melhor Automóvel das Canárias 2018’
41. APMC (Espanha): SEAT Ibiza – ‘Melhor automóvel do ano da Catalunha’
42. Observatorio de RRHH (Espanha): SEAT – ‘Melhor Plano de Comunicação em Prémios de Empresa Saudável’
43. Car and Driver (Espanha): Arona – ‘Melhor veículo SUV de 2018’
44. Auto Bild & Computer Bild (Alemanha): SEAT – ‘Pioneer category: Connected Car Award 2017’
45. El Vigía (Espanha): SEAT – ‘Prémio da Melhor Iniciativa em Qualidade Logística’
46. ABC (Espanha): SEAT Ibiza – ‘Melhor Carro do Ano 2018’
47. Car and Motoring Journalists Association of Finland (Finlândia): SEAT Ibiza – ‘Car of the Year in Finland 2018’
48. Motorsiden (Dinamarca): SEAT Arona – ‘Car of the Year in Denmark 2018’
49. Autobest (Internacional): SEAT – ‘Smartbest 2017’
50. European CEO Magazine (Internacional): Luca de Meo – ‘Best CEO in Sustainable Automotive Industry 2018’
51.  Newspress (Espanha): SEAT – ‘Prémio José Gómez Mar para Melhor Plano de Comunicação’
52. IQS (Espanha): SEAT – ‘Prémio Plata IQS J.D. Powers à qualidade na região Europa/África pela qualidade de excelência no fabrico do Audi Q3’
53. New Economy Magazine (Internacional): SEAT – ‘New Economy Award Best Parking Solutions 2017’