pt:Company:News & Events:Company:Road SUV 2020.0.16.1 PT/PT

Origem e Evolução da gama SUV da SEAT

Ateca, AronaTarraco. São os três SUV da gama atual da SEAT, iniciada em 2016. Mas a sua origem é muito anterior. Desde há mais de três décadas, foram vários os concept cars que abriram o caminho para os SUV da atualidade. “Proporções sólidas e desportivas, frente com personalidade atrevida e a atenção ao detalhe, em conjunto com os avanços tecnológicos atuais, são pontos comuns refletidos na gama atual”, assegura Xavier Villanueva, designer de exteriores da SEAT. Revisitamos os modelos que inspiraram os SUV que circulam hoje nas nossas estradas.

SEAT Marbella Playa Concept:

 Em 1991 os Nirvana publicavam o sucesso “Smells like teen spirit”. Nesse mesmo ano, a SEAT apresentava no Salão de Frankfurt o Marbella Playa Concept, um exercício de estilo atrevido em forma de pick-up, idealizado para se desfrutar do tempo livre e da natureza. Mais alto e com uma grelha diferente da do Marbella, contava com um motor de 40 CV e estilo 4x4.  “Destacavam-se as suas cores frescas e jovens, mas também os faróis de nevoeiro redondos colocados à frente”, explica Villanueva.

Salsa Emoción:

Decorria o ano 2000 quando o nadador australiano Ian Thorpe arrebatou cinco medalhas nos Jogos Olímpicos de Sidney e a SEAT preparava um concept car para celebrar o 25º aniversário do seu Centro Técnico. Um modelo com maior altura ao solo, 310mm em modo off road, que começava a apontar à arquitetura futura dos SUV. “Nele aparecem pela primeira vez as linhas tensas laterais, que evoluiriam no IBX para se tornarem mais próximas dos traços do SEAT Arona”, sublinha o designer. Foi apresentado no Salão de Paris, com um motor de 250 CV que lhe permitiria enfrentar os desafios nos mais diversos terrenos. De facto, a versatilidade dos crossovers atuais já estava presente no Salsa Emoción, que contava com três modos de condução (Off Road, Sport e Street) num sistema denominado “Multi Driving Concept”. 

Tribu:

No mesmo ano em que Steve Jobs apresentou o primeiro iPhone (2007), a SEAT desvendava o Tribu no Salão de Genebra, um veículo que reuniu pela primeira vez todas as características de um SUV: estilo off road, maior altura ao solo e uma forma compacta. Seguindo a esteira do Salsa Emoción, o Tribu dispunha de três modos de condução (Urban, Sport e Freerun) e começava a combinar o caráter urbano com a essência 4x4. “Podemos ver agora no Ateca os arcos das rodas mais quadrados e os gráficos triangulares nos farolins traseiros marcando um estilo que inspirou o SEAT Tarraco”, acrescenta Villanueva.

IBX:

Nas últimas três décadas, a SEAT traçou a sua rota para os SUV com diversos concept cars

No início de 2011 aparecia uma desconhecida aplicação de fotografias chamada Instagram, que agora conta com mais de 1.000 milhões de utilizadores. Nesse mesmo ano, a SEAT apresentou em Genebra o IBX, dando continuidade à arquitetura SUV do Tribu mas com linhas mais vincadas. “A frente alta, o habitáculo compacto, a tensão das superfícies e os faróis com um visual assertivo são algumas das características que conseguimos reconhecer agora no Ateca e no Arona”, sublinha Villanueva. Além disso, o IBX também inclui tecnologia vanguardista: iluminação Full LED e um motor híbrido elétrico. 

20v20: 

Em simultâneo com a estreia em todos os cinemas do mundo de “Star Wars: o despertar da força”, a SEAT apresentava o seu último SUV concept car antes do lançamento da primeira unidade de série do Ateca. O 20v20, mostrado também pela primeira vez em Genebra, oferecia um desenho desportivo em estilo coupé com uma vincada personalidade SUV. Mas a sua principal característica estava num atributo atualmente imprescindível nos automóveis: a conetividade. Em destaque, o Personal Drive, um dispositivo tátil em forma de moeda que funcionava como sistema de navegação móvel e como controlo remoto para ativar a climatização do automóvel. “Era como levar o coração do carro no bolso”, perspetiva Xavier Villanueva.

Altea Freetrack e Leon Cross Sport: 

Dois outros protótipos que ajudaram a traçar o caminho dos SUV. O Altea Freetrack, mostrado pela primeira vez no Salão de Genebra de 2007, representa o culminar dos Multi Driving. O Leon Cross Sport, apresentado em Frankfurt em 2015, combinava as prestações de um automóvel desportivo compacto com a versatilidade de um todo-o-terreno.

Do protótipo à estrada:

Estes protótipos configuraram o ADN dos SEAT Ateca, Arona e Tarraco; e embora cada um encerre a sua própria personalidade, todos tiveram o seu desenho nascido em Barcelona. Resultado: um segmento em explosão na Europa que representa mais de 40% das vendas da marca.

Test Drive

Test Drive

Configurador

Configurador

Rede SEAT

Rede SEAT

Ofertas

Ofertas

Receber Newsletter

Receber Newsletter