pt:Company:News & Events:Company:Pride moves us PT/PT

Orgulho LGBTI+ - Pride Moves Us

"Sempre senti a necessidade de apoiar as pessoas LGBTI+ no local de trabalho". É assim que Miguel Díez, do departamento de Estratégia de Produto da CUPRA, resume as origens do Pride Moves Us, um grupo que promove a visibilidade, inclusão e orgulho de pessoas identificadas como LGBTI+ dentro da SEAT S.A. Por esta altura no ano passado, no meio da pandemia global, ele e o colega Miguel Ángel Sanz fundaram o grupo com o objetivo de este se tornar um ponto de encontro para os colaboradores e defensores LGBTI+.

O grupo Pride Moves Us foi criado pelos colaboradores dos SEAT S.A. para promover a inclusão de LGBTI+

Este mês de junho, coincidindo com o Mês do Orgulho LGBTI+, estão a celebrar o seu primeiro não de trabalho em conjunto com os Recursos Humanos para sensibilizar os colaboradores e promover a inclusão deste grupo no trabalho quotidiano da empresa. "Na SEAT S.A. temos um departamento de Diversidade, pelo que desde o início tivemos um grande apoio da empresa para estabelecer a nossa rede e avançarmos juntos nos projetos" explica Díez. "A Pride Moves Us foi criada para dar visibilidade à comunidade LGBTI+ dentro da empresa e para assegurar um ambiente inclusivo e respeitoso para que todas as pessoas do coletivo possam ser elas próprias enquanto realizam o seu trabalho" acrescenta ele.

O orgulho que nos move.

O Pride Moves Us tem atualmente 38 embaixadores que lideram as várias iniciativas do grupo em conjunto com o departamento de Diversidade. Tem também um perfil no Instagram muito ativo, onde muitas das suas atividades estão concentradas. O grupo não só está aberto a pessoas que se identifiquem como LGBTI+, mas também a defensores da causa, com o intuito de "difundir a mensagem", diz Díez. O grupo realiza regularmente reuniões presenciais no edifício da sede da CUPRA, que se tornou o local de encontro da rede, onde os membros partilham experiências e discutem novas estratégias para continuar a progredir na implementação de novas ideias e iniciativas.

O poder da diversidade.

O grupo trabalha com a REDI, uma rede empresarial para a diversidade e inclusão em Espanha

O Pride Moves Us também promove redes externas com grupos de outras empresas do Grupo Volkswagen, e de outros setores. Isto inclui uma colaboração com a REDI (Red Empresarial por la diversidad e inclusión LGBTI+), a primeira rede empresarial e peritos na área da diversidade e inclusão LGBTI+ em Espanha. Guillermo Cerrón, colaborador na área financeira na SEAT S.A. e uma força motriz do Pride Moves Us, faz parte do novo conselho de administração da REDI como membro representante do fabricante de automóveis desde fevereiro.

Uma rede de sensibilização.

A empresa está a organizar uma série de atividades de sensibilização para o mês do Orgulho LGBTI+.

"O trabalho em rede ajuda-nos a realizar tarefas de sensibilização e formação, a partilhar experiências e a aprender sobre boas práticas que podemos aplicar na nossa empresa" diz a colaboradora da CUPRA Strategy, Business Development and Operations, e embaixadora do Pride Moves Us, María Contelles. O grupo também propôs a extensão dos protocolos anti assédio da SEAT S.A. para tratar de incidentes específicos envolvendo pessoas deste grupo. "É ótimo poder contribuir para melhorar os procedimentos e regras de apoio à comunidade" acrescenta Contelles.

A tranquilidade de ser você mesmo.

Para Díez, ter o apoio da SEAT S.A. é primordial. "Quando se sabe que a empresa apoia firmemente algo que nos afeta de uma forma tão pessoal, faz-nos sentir confortáveis, confiantes e orgulhosos do local onde trabalhamos", diz ele. "No fim de contas, ser possível agir como a pessoa que realmente somos no ambiente de trabalho, onde passamos uma grande parte do nosso tempo, é extremamente importante" acrescenta ele.

Visível e inclusivo.

O Pride Moves Us também serve de catalisador para a visibilidade em áreas como a gestão. "É essencial ter referências de gestão e através do grupo encontrámos Thomas Meiers, Chief Governance and Legal Officer, por exemplo, que é membro da Pride Moves Us e que é muito ativo nas redes sociais que apoiam a diversidade,inclusão e orgulho da comunidade LGBTI +". Além disso, o Vice-Presidente Executivo de Recursos Humanos e Organização da SEAT S.A. Xavier Ros apoia a Pride Moves Us desde o início: "Acredito no poder da singularidade de cada pessoa como uma forma de impulsionar a competitividade da empresa. É essencial apoiar iniciativas que nos ajudem a quebrar barreiras e estereótipos para prosperarmos, não só como empresa, mas também como sociedade".

Um impulso necessário.

Este é um dos marcos da Pride Moves Us neste primeiro ano.

"Um dos maiores recursos de uma empresa é o seu capital humano", diz Contelles. Neste sentido, "o facto de a empresa ser diversificada e inclusiva torna-a muito mais competitiva, talentosa e aberta à sociedade", acrescenta ela. É por isso que a diversidade, o orgulho e a inclusão são fundamentais para atrair e reter talentos: "Se alguém não se sentir aceite ou apoiado no trabalho, ou não puder ser ele próprio, vai procurar outro emprego" explica Díez. Assim, segundo Contelles, "a gestão da diversidade traduz-se em colaboradores mais felizes e melhores resultados para a empresa".

Test Drive

Test Drive

Configurador

Configurador

Rede SEAT

Rede SEAT

Ofertas

Ofertas

Receber Newsletter

Receber Newsletter