pt:Company:News & Events:Company:The Ebro Delta project 2021.7.0 PT/PT

O nosso compromisso com o ambiente

A SEAT e o Grupo Volkswagen estão fortemente comprometidos com o meio ambiente e com o cuidado do planeta. No âmbito desta missão, lançaram um projeto para restaurar e preservar a biodiversidade do Delta do Ebro, cujo objetivo é atenuar os efeitos causados ​​pela tempestade 'Glória' no início de 2020 e recuperar as áreas mais afetadas da zona húmida mais importante do Mediterrâneo Ocidental. A iniciativa, levada a cabo em colaboração com a ONG SEO/ BirdLife, conta com um investimento de 1 milhão de euros e terá a duração de dois anos.

O novo projeto tem o objetivo de preservar a biodiversidade do Delta do Ebro.

Há um ano, em janeiro de 2020, a tempestade Glória atingiu o Delta do Ebro com extrema violência, causando um significativo impacto ambiental. O mar cobriu cerca de 3.000 hectares de campos de arroz e inundou praias inteiras, colocando em perigo as 360 espécies de aves que fazem do Delta do Ebro uma das reservas naturais da Europa com maior diversidade. O projeto de recuperação da SEAT e do Grupo Volkswagen ajudará a melhorar o estado de conservação dos habitats naturais costeiros e ativará projetos de prevenção para fortalecer as áreas e adaptá-las a futuros eventos climáticos extremos. Da mesma forma, a reabilitação da zona contribuirá para a criação de empregos verdes e para assegurar as economias locais da zona.

Edgar Costa, responsável de Sustentabilidade da SEAT, destacou: “a tempestade ‘Glória’ mostrou que os efeitos das mudanças climáticas são uma realidade, pelo que é hora de agir. Na SEAT, já reduzimos o nosso impacto ambiental de produção em 43% e a nossa ambição é atingir uma pegada zero em 2050”. “A proteção da biodiversidade e a recuperação do ecossistema do Delta do Ebro é mais um passo no nosso compromisso com o ambiente, mas também um sinal da nossa responsabilidade para com a sociedade e o ambiente em que operamos” acrescenta Edgar Costa.

Ralf Pfitzner, responsável de Sustentabilidade do Grupo Volkswagen, comentou: “O Grupo Volkswagen tem como objetivo promover a biodiversidade, reduzir o CO2 e proteger os recursos naturais. É por isso que promovemos e apoiamos diversos projetos ecológicos em toda a Europa. A iniciativa do Delta do Ebro é particularmente impressionante. Em primeiro lugar, pela beleza admirável de uma paisagem única na Europa e, em segundo lugar, pelo elevado nível de experiência e paixão com que trabalha a SEO/ BirdLife.”

Asunción Ruiz, diretora executiva da SEO/ BirdLife, comentou: “As mudanças climáticas e a perda da biodiversidade são uma ameaça existencial para a humanidade. A nossa saúde, a nossa economia e o futuro das gerações futuras estão em jogo. A recuperação do bom estado ecológico do Delta do Ebro, a zona húmida mais importante do Mediterrâneo Ocidental, contribuirá para a recuperação dos serviços ecossistémicos da Rede Natura 2000, avaliados em 200-300 mil milhões de euros/ ano. Estes serviços, no caso do Delta, representam uma grande fonte de recursos alimentares (arroz, peixe e bivalves), a proteção contra tempestades evitando a intrusão marinha e inundações, a mitigação das mudanças climáticas - como importante sumidouro de carbono-, e um importante recurso turístico, entre outros. A recuperação desta zona húmida de importância internacional, com um dos maiores investimentos privados realizados no Delta do Ebro, não só reduzirá as potenciais perdas futuras nos sectores alimentar, dos seguros e turístico, mas também irá gerar empregos verdes e de qualidade para os habitantes da zona e uma maior estabilidade nas suas economias locais após a tempestade Glória."

O foco da recuperação será a Reserva Ornitológica de Riet Vell e outros ecossistemas costeiros

Em concreto, o projeto de recuperação irá concentrar-se na recuperação da Reserva Ornitológica de Riet Vell, bem como de algumas zonas costeiras ameaçadas pela subida do nível do mar. Nestas áreas, serão promovidas várias ações para recuperar funções e serviços ecológicos, especialmente aquelas relacionadas com a diminuição dos efeitos da subida do nível do mar e à recuperação de habitats que favorecem o escoamento de água para o subsolo. Além disso, será também efetuada a reabilitação da Casa dos Voluntários SEO/ BirdLife no Delta do Ebro, bem como a realização de campanhas de conservação e programas de formação para todos os voluntários que irão trabalhar no projeto, que contará com a participação dos funcionários da SEAT.

O Delta do Ebro e a Reserva Ornitológica de Riet Vell

O Delta do Ebro constitui a formação deltaica mais importante do Mediterrâneo Ocidental. Tem uma área de 33.000 hectares na Foz do rio Ebro, com 80% dedicados à agricultura e à urbanização, sendo o arroz a principal cultura. As áreas naturais ocupam 20% do território, principalmente ao longo da costa, composta por praias, sistemas dunares, pântanos, lagoas e zonas húmidas de água doce e salgada.

A Reserva Natural de Riet Vell no Delta do Ebro é uma área natural de elevado valor ecológico com um total de 57 hectares, que, para além de ser uma quinta agroecológica, possui uma área de 10 hectares de habitats naturais recuperados pela SEO/ BirdLife e que incluem uma lagoa, um caniço e uma área de prados salgados. O delta é utilizado por várias espécies de aves aquáticas e costeiras para nidificar, recuperar das viagens migratórias ou passar o inverno.

Comprometidos com o meio ambiente

Esta iniciativa demonstra o compromisso da SEAT e do Grupo Volkswagen com a proteção do meio ambiente

A SEAT está comprometida com os objetivos ambientais estabelecidos no Acordo de Paris. Desde 2010, a empresa reduziu a sua pegada ambiental de produção em 43% e visa atingir uma pegada de carbono zero em 2050. Para isso, a empresa lançou a missão corporativa global Move to ZERØ, que envolve um projeto global de descarbonização de todos os produtos e soluções de mobilidade durante o seu ciclo de vida - desde o design, a obtenção das matérias-primas e a produção até ao final da sua vida útil. Também tem por objetivo melhorar a qualidade do ar através da eletrificação da gama e da gestão eficiente dos resíduos.

No âmbito da sua estratégia de sustentabilidade, a SEAT destinou 27 milhões de euros a investimentos em iniciativas sustentáveis ​​em 2019, e também levou a cabo várias ações que contribuem para a manutenção da biodiversidade no meio onde se insere. Especificamente, a empresa automóvel lançou projetos de reflorestação e instalação de caixas-ninho para proteção de aves no Delta do Llobregat e participou na criação do jardim botânico no Parque Can Casas, em Martorell, onde os funcionários da SEAT plantaram 80 árvores de diferentes espécies autóctones e prepararam um espaço para a proteção da rã Hyla Meridionalis.

Foco ambiental do Grupo Volkswagen

A doação para o projeto Delta do Ebro foi feita ao abrigo de um acordo entre o Banco Europeu de Investimento (BEI) e o Grupo Volkswagen, assinado em dezembro de 2018. O Grupo Volkswagen comprometeu-se voluntariamente a investir um total de 10 milhões de euros em projetos ambientais no âmbito do seu compromisso com a sustentabilidade. O projeto de recuperação do Delta do Ebro faz parte desta iniciativa global.

Test Drive

Test Drive

Configurador

Configurador

Rede SEAT

Rede SEAT

Ofertas

Ofertas

Receber Newsletter

Receber Newsletter