O Novo SEAT Arona chegou. A mais recente criação da SEAT teve a sua estreia numa apresentação à imprensa em Barcelona, perante 250 jornalistas de todo o mundo. O Novo SEAT Arona terá a sua apresentação pública no Salão Internacional do Automóvel de Frankfurt, em setembro.

O Novo SEAT Arona 2017 é o terceiro novo lançamento da marca espanhola em 2017, seguindo-se à atualização do Leon e ao Novo Ibiza. Representa também mais um alargamento na gama SEAT, que atravessa a sua maior ofensiva de produto de sempre, e que engloba também o Ateca e o próximo grande SUV, que será apresentado em 2018. O Novo SEAT Arona entra de pleno direito e de forma brilhante na gama SUV como o irmão mais novo da família, combinando as suas vantajosas dimensões compactas citadinas com os atributos de crossover que convidam a sair da cidade sem destino. Torna-se também evidente que o SEAT Arona é elegante, espaçoso, prático e confortável, na habitual semana de trabalho entre segunda e sexta-feira; e aventureiro, robusto, desportivo e eficiente, no fim-de-semana. Tudo isto combinado com a tecnologia de segurança e de conectividade, apenas vista em segmentos mais elevados de mercado, e ainda com o atraente, distinto e inconfundível design SEAT, sem esquecer o imenso leque de opções de personalização e ainda o ADN desportivo, requintado e dinâmico da marca espanhola. O crossover Arona, desenvolvido exclusivamente em Martorell – a fábrica com maior volume de produção em Espanha – terá um papel fundamental no reforço da SEAT e das suas vendas.

O Arona é o companheiro perfeito para o Ateca na crescente gama SUV da SEAT

"Na SEAT somos muito persistentes. Com a nossa maior ofensiva de produto, e logo que o grande SUV chegue ao mercado, a SEAT terá tido um ritmo de lançamentos de um novo veículo a cada seis meses durante dois anos e meio. A SEAT destinou um total de 900 milhões de euros em investimento e I&D aplicáveis ao Ibiza e ao Arona. Este valor representa uma parte de um investimento total de 3.3 mil milhões de euros que serão aplicados no período entre 2015 e 2019”, disse Luca de Meo, Presidente da SEAT. “O lançamento comercial do Novo Ibiza está a decorrer este mês, e o Arona terá a sua estreia no Salão Automóvel de Frankfurt”.

O Novo SEAT Arona é o primeiro modelo da SEAT no segmento dos crossover compactos A0, que quadruplicou desde 2015.

Longe de se limitar a uma categoria específica, o Arona é uma lição de versatilidade. Graças às suas dimensões compactas e à sensação de segurança e de controlo, proporcionada pela posição de condução elevada e design moderno, é perfeito para a condução diária na cidade sem recear mostrar o seu lado mais divertido e aventureiro. Com o bónus adicional das formas destacadas de crossover, o Arona não é um automóvel qualquer; é muito mais do que isso.

O novo SEAT Arona 2017 foi pensado para os condutores que procuram sensações emocionantes, distinção e funcionalidade. Para as pessoas que sabem que a idade é apenas um número, não um revés da vida. Este é um automóvel que encaixa no estilo de vida, funcional tanto na cidade como no campo, repleto de tecnologia e que também é confortável, espaçoso, seguro, dinâmico, personalizável e multifuncional. É um automóvel onde é fácil entrar e sair, e se tudo isto não for suficiente, um automóvel que leva facilmente a bagagem sem qualquer dificuldade.

Novo SEAT Arona: Sempre pronto para a aventura

No que diz respeito à segurança passiva, o Novo SEAT Arona posiciona-se ao mais alto nível perante um ambiente que é atualmente muito exigente.

“Estamos certos de que o Novo SEAT Arona é a resposta perfeita às exigências atuais dos nossos clientes, em termos de comportamento dinâmico, conforto, segurança e da tecnologia de ponta. Estamos novamente a estabelecer novos padrões no segmento” diz o Dr. Matthias Rabe, Vice-Presidente Executivo de Pesquisa e Desenvolvimento.

O Novo SEAT Arona possui todos os sistemas de assistência à condução e de infotenimento que se conhece e se adora noutros modelos SEAT, tais como o Front Assist, Cruise Control Adaptativo, Stop&Go (combinado com ACC e transmissão DSG), Hill Hold control, Deteção de Fadiga, Sensores de Chuva e de Luz, Travagem Automática de Multicolisão, Keyless Entry e Start System, câmara traseira de elevada definição e carregador wireless com amplificador de sinal GSM. O Arona também oferece a opção do sistema de Alerta de Tráfego Traseiro, Deteção de Ângulo Morto e Park Assistance System, que funciona em estacionamento paralelo ou oblíquo.

Dimensões

Em termos de dimensões, o SEAT Arona tem 4,138 mm de comprimento, mais 79 mm do que o Novo Ibiza. Mas a maior diferença está na altura, com mais 99 mm para o Arona. Como resultado, o Novo SEAT Arona garante uma maior altura ao solo, para as aventuras fora de estrada, bem como maior espaço livre para a cabeça à frente e atrás e, acima de tudo, uma bagageira maior, com 400 litros de capacidade. Outra importante característica está no nível do assento sobrelevado em 52 mm, o que representa uma dupla vantagem: primeiro, uma posição de condução mais alta para uma melhor visão do tráfego; e, em segundo, facilita em muito a entrada e a saída do automóvel. Os passageiros também se sentam 62 mm mais alto. O espaço disponível para a cabeça é 37 mm mais amplo à frente e 33 mm atrás. A suspensão eleva-se em 15 mm e o para-brisas assume uma posição ligeiramente mais vertical do que no Ibiza, de forma a tornar o interior mais espaçoso.

Plataforma MQB A0

O segundo carro da SEAT produzido na plataforma MQB A0 representa a entrada da Marca no segmento de crossovers compactos

O segredo dos ganhos em habitabilidade e no comportamento dinâmico está na mais recente tecnologia do Grupo Volkswagen, a plataforma MQB (Modular Quer Baukasten). A plataforma MQB A0 permite uma maior flexibilidade de produção, uma construção mais sólida e possibilita fazer diversos modelos com diferentes tipos de carroçaria dentro do mesmo segmento. Também se podem definir diferentes distâncias entre eixos na mesma plataforma. O investimento da SEAT e os gastos em I&D nos últimos anos foram aplicados na adaptação da Linha 1 da fábrica de Martorell à nova plataforma MQB A0, permitindo à SEAT ser a primeira empresa do Grupo Volkswagen a usar esta tecnologia.

Totalmente conectado e com o seu próprio estilo

Na questão da conectividade, o Arona conta com Apple Car Play, Android Auto e Mirror Link. E no departamento do som, o Novo SEAT Arona conta com o opcional BeatsAudio com 6 colunas premium, amplificador de 8 canais com 300W e um subwoofer na bagageira.

Como o Leon, o Ateca e o Ibiza, o Novo SEAT Arona apresenta-se nos níveis Reference, Style, FR e Xcellence. O ambiente interior bicolor (vermelho e branco) com luzes LED e controlo de climatização de duas zonas com filtro Aircare estarão também disponíveis no Arona, enquanto, à frente, as luzes triangulares com o seu atrativo brilho e excelente iluminação tornam o Novo Arona imediatamente reconhecível. Atrás, os farolins são também em LED, garantindo visibilidade extra graças às luzes duplas. O nível FR inclui dois modos de suspensão e o Perfil de Condução SEAT quatro modos: Normal, Sport, Eco e Individual. Para facilitar o processo de personalização, o Novo SEAT Arona oferece o equipamento opcional agrupado em packs.

Multiusos sem qualquer compromisso

Com uma excelente altura e largura, dimensões de crossover compacto, muitas possibilidades de customização e a mais avançada tecnologia em segurança e conectividade

No lado emocional, o Arona garante a emoção que os condutores associavam às versões de três portas, com a vantagem acrescida do espaço garantido por uma carroçaria familiar, e com melhores capacidades graças à base mais ampla. O Arona também partilha elementos com o Ateca. Afinal, é o seu irmão mais novo na gama SUV, enquanto aguardamos a chegada do maior membro da família, um grande SUV agendado para 2018. A frente robusta do Arona segue a mesma fórmula do Ateca, com um look tridimensional mais pronunciado, sem ser agressivo. Igualmente, a colocação da matrícula na porta da bagageira permite tornar mais robusto o design do para-choques, elevando-o visualmente.

Alejandro Mesonero, Diretor de Design na SEAT, diz, "Quisemos dar ao Novo SEAT Arona o sentimento de um crossover distinto, de um veículo robusto para uso diário na selva urbana. É por isso que se apresenta especialmente protegido ao nível dos para-choques, nos arcos das rodas e nas saias laterais em borracha escura, bem como as barras de tejadilho e as proteções da zona inferior dos para-choques em tons de alumínio”. Todos estes pontos fazem-no parecer mais forte e alto. As rodas, que são 665 mm maiores, também tornam o carro mais alto.

O Novo SEAT Arona é muito expressivo. Além das barras, o tejadilho evoca as linhas dos veículos todo-o-terreno. Tem muitos pontos em comum com a linguagem de design aplicada nos automóveis mais recentes da SEAT. Este automóvel tem, sem dúvida, a sua própria personalidade. E isso é muito claro no interior, não apenas devido às proporções horizontais que enfatizam e salientam as dimensões do carro, proporcionando uma ainda maior sensação de dimensão e de espaço interior, mas também na maior sofisticação. Foi dada especial atenção ao detalhe para que sobressaiam os melhoramentos aplicados no Novo SEAT Arona em termos de qualidade percebida.

O Conceito de Consola Elevada dá ao tablier uma maior proeminência que se reflete na segurança e na ergonomia, uma vez que o seu posicionamento é tal que o condutor quase não precisa de desviar os olhos da estrada durante a condução. O lugar do condutor foi alvo de especiais cuidados e todos os instrumentos estão voltados para o posto de condução. Está tudo ao fácil alcance, permitindo ajustes rápidos em total segurança. Os bancos são mais confortáveis e oferecem uma maior sensação de proteção, mantendo os ocupantes numa posição mais segura. Os revestimentos, as formas e as cores são exclusivos do Novo SEAT Arona, que tem tonalidades e revestimentos com muitas possibilidades de personalização, com a consola, por exemplo, pintada para condizer com o tablier.

Neste aspeto, a possibilidade de personalização no Arona é muito importante. Regista-se uma tendência para que os clientes exijam, cada vez mais, uma maior personalização nos seus veículos. Ao nível das cores, o Arona está dividido em duas zonas: a área da carroçaria, por um lado, e o tejadilho, mais os pilares A e C, por outro. O laranja Eclipse foi acrescentado à paleta de cores da carroçaria. O tejadilho pode ser cinzento, preto, laranja ou na cor da restante carroçaria. Há 68 combinações distintas nas cores. No pilar C sobressai o gráfico X gravado no metal com a finalidade de salientar o estilo crossover. Todos os modelos da gama SEAT têm um caráter dinâmico, versátil e tecnológico, mas o Arona acrescenta a estas qualidades um interior mais espaçoso e uma amplitude de utilização mais vasta.

O companheiro perfeito

Fabricado em exclusivo em Martorell, o terceiro lançamento da SEAT em 2017 representa mais um passo na maior ofensiva de produto alguma vez efetuada pela marca espanhola

Atualmente, a ideia de força reside na eficiência e na fiabilidade. Todos os motores disponíveis no SEAT Arona 2017 têm injeção direta, turbocompressor e um sistema automático de stop & start. Há três motores a gasolina diferentes à escolha, todos com bloco em alumínio. O primeiro é o 1.0 TSI com 3 cilindros e 95 CV, associado a uma caixa manual de cinco velocidades. A seguir, o mesmo motor numa versão de 115 CV, estando acoplado a uma caixa de seis velocidades ou a uma transmissão de dupla embraiagem DSG. O terceiro motor é o novo quatro cilindros TSI de 150 CV com tecnologia ativa de desativação de cilindros, que está associada exclusivamente ao nível FR em associação com caixa manual de seis velocidades. Nas opções Diesel, o eficiente e fiável 1.6 TDI ficará disponível com 95 ou 115 CV. A versão de 95 CV pode ser associada à transmissão manual de cinco velocidades ou à DSG de sete velocidades, enquanto o de 115 CV é unido à caixa de seis velocidades manual. Por último, em meados de 2018, o motor 1.0 TSI de 90 CV, alimentado por Gás Natural Comprimido (GNC), chegará à gama Arona. A SEAT é o primeiro construtor a oferecer um motor deste tipo nesta classe de crossover compactos. Para certos mercados, será ainda oferecido um motor 1.6 MPI com 110 CV associado a uma caixa manual ou automática.

As vendas da SEAT crescem sustentadamente. Entre janeiro e maio, a SEAT entregou 201.300 veículos em todo o mundo, uma subida de 13.9% face a igual período de 2016. A subida nas vendas melhorou o volume de negócios em 20,2% no primeiro trimestre do ano, chegando ao recorde de 2.487 mil milhões de euros. No ano passado, a empresa alcançou os mais elevados lucros operacionais da sua história. Os lucros operacionais da SEAT chegaram aos 56 milhões de euros nos primeiros três meses de 2017, 4,1% mais do que no mesmo período do ano anterior.