A SEAT mostrará todo o seu potencial digital no decurso do próximo Mobile World Congress. A empresa, que participará pelo terceiro ano consecutivo no certame, estará presente pela primeira vez com um stand próprio e com uma exibição muito ambiciosa. A conetividade, o SEAT ID como porta de entrada no ecossistema digital da marca, um protótipo elétrico e apresentações de especialistas em novas tecnologias serão os polos principais de interesse na presença da marca no Mobile, materializada num espaço com 500 m2, situado no Hall 3 do Congresso.

A zona principal do stand terá um impactante simulador que mostrará as tecnologias que a empresa está a desenvolver e que abrem a porta a nova forma de interação entre o carro, o condutor e o ambiente à volta. Tendo como objetivo assumir uma posição líder na conetividade automóvel, a empresa está a criar todo um ecossistema digital, acessível através do SEAT ID, que pretende potenciar a experiência do usuário.

Depois da configuração do telefone móvel, os visitantes do stand SEAT no MWC 2017 poderão sentar-se ao volante do simulador SEAT para conhecerem, num ecrã de 88 polegadas, as aplicações e as funções “on-demand” em que está a trabalhar o construtor. Um assistente preditivo ajudará o condutor a otimizar o seu tempo, antecipando as suas necessidades e sugerindo automaticamente determinadas ações em função do contexto da viagem. Previsões do trânsito em tempo real, recomendações em rota (restaurantes, lojas, serviços, etc.) e sugestões em função de alterações de agenda são algumas das possibilidades integradas no ecossistema digital em desenvolvimento pela SEAT. Imagine nunca mais chegar atrasado ao trabalho porque o automóvel guiá-lo-á pelo melhor caminho.

Embora todas as aplicações estejam integradas no veículo, a SEAT disponibilizará também estas funcionalidades através de um acessório que possibilitará que os veículos não preparados para suportar tecnologias digitais (por exemplo, veículos vendidos no passado) possam aceder a serviços de conetividade que estão integrados nos automóveis conectados. Desta forma, os condutores de automóveis mais antigos poderão começar a experimentar estas tecnologias ainda antes do automóvel conectado estar disponível.

Protótipo elétrico

A par das novidades ligadas à conetividade, a SEAT mostrará no MWC 2017 um protótipo elétrico. O veículo será utilizado para testar estas tecnologias em automóveis de uso partilhado em Barcelona. De facto, a SEAT arrancará nas próximas semanas com um projeto piloto de carsharing para os seus trabalhadores, utilizando este veículo elétrico na cidade catalã. Os utilizadores terão acesso ao serviço através da tecnologia Digital Access, desenvolvida com base na economia colaborativa e que permite entrar no veículo apenas com recurso ao telemóvel, sem a necessidade, portanto, de uma chave física.

SEAT Talks

A terceira área do stand SEAT ficará destinada ao SEAT Talks, um programa de conferências no qual diferentes especialistas abordarão a conetividade e o papel das tecnologias no âmbito da indústria automóvel e da mobilidade: um espaço aberto “SpeakEasy” sobre a mobilidade e novos modelos de negócio. Entre os participantes estarão especialistas internacionalmente reconhecidos como Johann Jungwirth, Chief Digital Officer da Volkswagen AG; Vicent Rosso, cofundador da BlaBlaCar, e o professor Enrique Dans da IE University Enrique ou Max Krasnykh e Nadav Zohar, da Gett.

A par destes especialistas, participarão também elementos do Easy Mobility Team da SEAT, a equipa transversal da empresa que trabalha em soluções de futuro relacionadas com a digitalização e o R&D, a experiência do cliente e em novas áreas de negócio. A equipa, que prepara a companhia para os desafios que esperam o setor automóvel no decurso da eletrificação, digitalização, e novos serviços de mobilidade e do automóvel conectado, explicará o que a SEAT está a fazer nesta área. Por outro lado, algumas das startups com as quais a SEAT colabora para desenvolver tecnologias de futuro apresentarão os seus projetos na mesma área do stand.

4YFN e YOMO

A presença da SEAT no MWC 2017 vai além do pavilhão principal. A empresa estará presente no 4 Years From Now (4YFN). Neste ponto de encontro entre startups, a SEAT contará com um espaço para recrutar talentos profissionais altamente qualificados na área tecnológica. Além disso, veículos da empresa farão o serviço de transporte oficial para os VIP e oradores entre o espaço do MWC e o 4YFN, bem como nas deslocações e compromissos na cidade.

A SEAT também participará no encontro paralelo Youth Mobile Festival (YOMO), uma das novidades da próxima MWC e que estará pensada para que mais de 20.000 alunos entre os 10 e 16 anos de toda a Espanha experimentem a ciência e a tecnologia. A empresa proporcionar-lhes-á a possibilidade de conhecerem Barcelona em 4D graças a um sistema de realidade aumentada.

A SEAT apresentará as suas novidades em termos de conectividade, incluindo o assistente preditivo, previsões do trânsito em tempo real, recomendações em rota (restaurantes, lojas, serviços, etc.) entre outros.

Por outro lado, a SEAT também estará presente no stand do especialista em soluções de pagamentos móveis Sunhill. Três automóveis da SEAT, equipados com tecnologia FullLink, estarão disponíveis para que os visitantes possam comprovar como funciona a tecnologia do veículo conectado combinada com o sistema de reserva e de pagamento móvel de estacionamento Travipay.

A participação abrangente da SEAT na próxima edição do Mobile World Congress demonstra a imersão da empresa na transformação digital que coloca o veículo conectado no centro da experiência do condutor, em linha com a sua conversão em fornecedor de primeira linha de soluções de mobilidade fácil.

Nota: As images apresentadas são renders 3D do Stand SEAT no Mobile World Congress.