pt:Company:News & Events:Company:Mindfulness at the wheel 2020.0.17.0 PT/PT

Mindfulness ao volante

Com o regresso ao trabalho, o stress pode tornar-se mais um parceiro de vida. A pressa, a rotina... tudo contribui para o nosso humor. Assim, longe de aumentar o nível de ansiedade, conduzir para o escritório ou a voltar para casa é o momento perfeito para aliviar o nervosismo, parar o piloto automático da nossa mente e concentrar todos os nossos esforços na condução. Como? Com mindfulness.

Atenção plena

“O mindfulness consiste em ensinar o cérebro a focar-se numa única função para que possa dedicar-lhe a atenção total”, explica Emmy Smit, psicóloga e formadora de Mindfulness na ITAE Empresas e colaboradora do Centro de Assistência e Reabilitação Sanitária SEAT CARS. Pode ser realizado durante o desempenho de tarefas diárias, como a condução, de forma a desenvolvê-las de forma menos mecânica e mais feliz. “A nível fisiológico, estimula zonas do sistema nervoso relacionadas com as emoções positivas, aumenta a secreção de serotonina e endorfinas e altera o mapa de atividade cerebral”, diz Emmy Smit.

Mais eficiência e segurança

Ao aplicarmos o mindfulness, conseguimos uma maior atenção ao volante para que o risco de acidente seja reduzido (30% dos acidentes mortais são causados por distrações, segundo a Direção-Geral de Trânsito em Espanha). E também reduziremos as emissões de CO2 e economizaremos combustível e dinheiro com uma condução mais eficiente. De acordo com o Dr. Gerhard Lux, responsável pelo Desenvolvimento de Propulsões Híbridas e Elétrica na SEAT, "concentrados, vamos usar longas engrenagens e antecipar a travagem, reduzindo a velocidade". 

A bordo de modelos como o Novo SEAT Leon PHEV ou o eTSI, a eficiência multiplica-se por dois, uma vez que oferecem um menor consumo combinado que é reduzido na velocidade de cruzeiro por estrada. Além disso, o eTSI recupera energia da travagem e, assim, suporta o motor com assistência elétrica, que é uma vantagem na eficiência. 

O ambiente ideal

Um espaço em harmonia fomenta a tranquilidade. A este respeito, uma boa iluminação é vital. O novo SEAT Leon oferece este espaço harmonioso graças à sua luz ambiente envolvente, personalizável tanto em intensidade como em tom, que surge em modo de arco nas portas da frente e na parte superior do tablier. Por outro lado, "sentir a sua respiração enquanto o ar entra e sai do nariz ajuda a voltar a atenção para o aqui e agora e equilibra o sistema nervoso", afirma Emmy Smit. Para isso, precisa de um espaço ventilado e fresco. A função Climatronic deteta o excesso de poluição e purifica o ar graças aos sistemas Air Quality Sensor y Air Care.

A ergonomia da felicidade

"A mente e o corpo estão intimamente ligados: pensamentos e emoções afetam a postura corporal que, por sua vez, afeta diretamente a nossa forma de pensar e sentir", salienta Emmy Smit. Portanto, a ergonomia dos bancos é fundamental. Na SEAT, os bancos são testados com uma máquina que entra e a sai do carro 20.000 vezes seguidas.

Ligando-se ao seu interior

O mindfulness permite aprofundar a conexão com o ambiente que é a ligação consigo mesmo. No veículo, a tecnologia SEAT Full link melhora a fusão de telemóveis e veículos para garantir o acesso do condutor ao seu mundo (os seus mapas, a sua música, as suas mensagens...) sem se distrair. Nesse sentido, "a consola do Novo Leon está colocada numa posição elevada para que o utilizador tenha tudo o que precisa ao alcance do seu dedo", explica Dani Molina, responsável pelo design UI (User Interface) da SEAT. Deste modo, é possível que num máximo de dois cliques se possa conhecer o estado do carro sem perder a concentração na condução.

10 exercícios de mindfulness no veículo

Emmy Smit, colaboradora do SEAT CARS, propõe alguns exercícios de mindfulness para praticar antes, durante e depois de usar o carro:

  1. Antes de entrar, observe o seu estado emocional e o seu nível de cansaço e tome consciência do destino da viagem e da intenção de desfrutar de conduzir sem pressa.
  2. Sente-se, respire fundo, sentindo o ar a entrar e sair do seu nariz.
  3. Depois de apertar o cinto de segurança, tome consciência da sua postura, das mãos no volante e do contacto do corpo com o banco. 
  4. Quando surgirem pensamentos sobre temas que não tenham a ver com a condução ou quando for tentado a olhar para o seu telemóvel, volte a focar a atenção deliberadamente na estrada, na vista e nos sons.
  5. Pratique a bondade com outros condutores para desfrutar melhor de uma viagem segura.
  6. Um semáforo vermelho ou um engarrafamento são uma oportunidade para fazer uma pequena pausa para respirar conscientemente e voltar a focar-se na experiência do momento presente.
  7. Quando chegar ao seu destino, espere um momento antes de sair do carro e aproveite o silêncio.
  8. Volte com atenção ao corpo físico e perceba as sensações que a viagem tem sido capaz de produzir a nível fisiológico.
  9. Faça uma reflexão sobre se gostou da viagem ou se esta lhe criou stress. O que fará de diferente da próxima vez que conduzir? 
  10. E, se quiser, tire alguns momentos para agradecer por ter chegado bem ao seu destino.

Test Drive

Test Drive

Configurador

Configurador

Rede SEAT

Rede SEAT

Ofertas

Ofertas

Receber Newsletter

Receber Newsletter