A JAC Volkswagen Automotive Co., Ltd. colocou a primeira pedra do novo centro de I+D especializado em veículos de nova energia (NEV, nas siglas em inglês) para passageiros, que ficará situado na cidade chinesa de Hefei, na província de Anhui. O ato teve lugar semanas depois da assinatura de um acordo estratégico entre o Volkswagen Group China, a JAC e a SEAT, com a presença de Xi Jinping, presidente da República Popular da China, e o presidente do Governo de Espanha, Pedro Sánchez.

O centro de I+D ficará situado na cidade de Hefei e centrar-se-á no desenvolvimento das áreas principais como a eletrificação, conetividade e condução autónoma.

Song Guoquan, secretário do Comité Municipal de Hefei; Jochem Heizmann, presidente e CEO da Volkswagen Group China; An Jin, presidente da JAC; Dr. Christian Vollmer, vice-presidente de Produção e Logística da SEAT, e Dr. Matthias Rabe, vice-presidente de I+D da SEAT, participaram, juntamente com outros representantes do governo local e representantes dos acionistas da JAC Volkswagen, na cerimónia a que também assistiram investidores e representantes dos empregados.

“Esta primeira pedra na construção do centro de I+D é outro grande passo na história da JAC Volkswagen”, declarou Li Ming, presidente da JAC Volkswagen. “Eletrificar e dotar de inteligência são os passos-chave para a transformação que está a atravessar a indústria automóvel. Com o sólido apoio dos acionistas e de todos os setores, a empresa está a aproveitar a oportunidade para impulsionar, com elevada ênfase na inovação, o desenvolvimento da ofensiva de veículos eletrificados e avançar rumo ao futuro da mobilidade sustentável”.

 

O centro de I+D, situado no novo distrito económico e tecnológico de Hefei, centrar-se-á nas áreas-chave como a eletrificação, conetividade e condução autónoma. Todos os sócios alavancarão o seu investimento, conhecimento e tecnologia para garantir que o centro de I+D cumpra os seus objetivos. Este projeto é um indicador do progresso que a JAC Volkswagen está a cumprir na ofensiva aos veículos 100% elétricos e marca um passo muito importante rumo à próxima fase de desenvolvimento.

Dr. Christian Vollmer, vice-presidente de Produção e Logística da SEAT e membro do conselho de supervisão da JAC Volkswagen sublinhou que “para a SEAT é um orgulho ser a marca líder do Grupo Volkswagen na joint-venture com a JAC Volkswagen. A China é o principal mercado nos veículos elétricos e a pretensão da SEAT é a de contribuir, juntamente com os restantes parceiros, para que a mobilidade seja cada vez mais sustentável.”

A mobilidade elétrica, juntamente com a digitalização, a conetividade e a condução autónoma, são o futuro da indústria da mobilidade, e a China tem-se afirmado como o principal impulsionador desta transformação. A construção do centro de I+D, além de cumprir com os acordos assinados a 9 de julho e a 28 de novembro deste ano, é uma pedra importante no desenvolvimento da JAC Volkswagen na nova indústria chinesa de veículos eletrificados.

Peter Wyhinny, o primeiro vice-presidente da JAC Volkswagen, disse: “Sinto-me muito orgulhoso e emocionado ao assistir a este momento histórico. Com o rápido desenvolvimento da indústria de veículos elétricos, a JAC Volkswagen, como primeira joint-venture dedicada a estes veículos na China, está a aproveitar ao máximo os recursos dos acionistas para a satisfação das necessidades dos clientes chineses na construção do futuro da mobilidade sustentável com nova tecnologia”.

A estratégia faz parte do esforço do Volkswagen Group China e das suas joint-ventures no âmbito da mobilidade elétrica, que pressupõe o lançamento de 30 novos veículos elétricos nos próximos dois anos, que representarão metade da produção na China. O objetivo do Grupo é o de entregar cerca de 400.000 veículos elétricos na China em 2020 e de chegar aos 1,5 milhões em 2025.