Martorell, 19/10/2016 - O Inventors Awards da SEAT voltou a premiar os empregados da empresa pelas suas propostas e ideias que, em 2015, resultaram no registo de 39 patentes. Estes prémios inovação têm como objetivo incentivar a cultura inovadora entre os trabalhadores, promovendo a apresentação de invenções idealizadas por eles e que resultem no reforço e proteção do know-how da companhia, bem como na salvaguarda de soluções inovadoras nos ativos da empresa.

Ao longo de 2015 foram recebidas um total de 122 invenções vindas dos empregados. Desse total resultou o registo de 39 patentes, 26 de âmbito nacional e 13 com abrangência internacional. Entre as patentes apresentadas, destaque para as propostas relacionadas com a melhoria ou a aplicação de novas soluções no campo da tecnologia do produto, bem como na área de vendas e marketing.


A edição 2016 do Inventors Awards elegeu como Melhor Registo Internacional o sistema de camber de roda, que controla o ângulo do camber da roda dos veículos de competição; mas o Melhor Registo Nacional de Patente recaiu no botão de ignição intermitente. Em termos de Inovação, a App Parkfinder BCN, que identifica os lugares de estacionamento disponíveis na proximidade do veículo na cidade de Barcelona, foi eleita a melhor invenção do ano.

O Vice-presidente para o R&D da SEAT, Dr. Mathias Rabe, deixou claro que “para a indústria automóvel, e sobretudo no futuro próximo, as prioridades são a mobilidade elétrica, a condução autónoma, a conetividade e a digitalização. E precisamos de muita inovação nestas áreas para estarmos um passo à frente; precisamos de boas ideias e de protegê-las”.

Desde o lançamento deste programa em 2006, o número de patentes registadas pela empresa já alcançou as 285 invenções. O Inventors Awards são um dos exemplos de compromisso da SEAT com os seus empregados e para com a aposta no incentivo à participação ativa e inovadora nas atividades da empresa. E nesta medida, o reconhecimento público também encerra a finalidade de melhorar a quantidade e a qualidade das inovações a proteger.