pt:Company:News & Events:Company:The master stroke 2019.0.11.0 PT/PT

O grande lançamento de “Bela”

Seis da tarde, Barcelona. Fernando Belasteguín, mais conhecido como "Bela", prepara-se para um dos golpes mais difíceis da sua carreira desportiva. É uma lenda do padel, o jogador com maior permanência no primeiro lugar do ranking mundial, 16 anos consecutivos, mesmo assim confessa: "Quando me propuseram pensei que ia ser impossível, mas agora não vou sair daqui até conseguir".

O desafio de Bela

A partir do oitavo andar de um edifício no porto de Barcelona, a missão de Bela é única: num único lançamento, deve colocar a bola a uma altura de 36 metros no tejadilho solar do CUPRA Ateca que se encontra ao nível da estrada. É um espaço de apenas 70x50 centímetros. Enric Álvarez, professor de física da Universidade Politécnica da Catalunha, analisa as exigências do desafio no terreno. "O lançamento deve ser de grande precisão, uma vez que a essa altura não há praticamente nenhuma margem para erro, pelo que deve controlar muito bem a inclinação e a velocidade que dá à bola. É praticamente impossível", diz o cientista.

Ainda mais difícil

Enquanto aquece o pulso batendo com a raquete, Bela dirige-se para o palco do desafio. Aproveita o seu tempo no ginásio para alguns exercícios finais, concentrando-se no tipo de batida que vai ter de usar. O balão é considerado o seu melhor lançamento, mas não lhe servirá de nada aqui. "Acho que vou ter de bater a bola de uma forma que não corresponde a qualquer remate que tenha feito antes", diz ele. Ao sair para o terraço, Bela percebe outra dificuldade acrescentada ao desafio, o vento. Tão perto do mar e com tantos metros de altura, uma rajada de vento pode acabar com o mais preciso dos lançamentos, já que a bola pesa apenas 56 gramas, portanto é preciso escolher o tempo exato.

O controlo da física e da biomecânica

36 metros de altura, um alvo de 70X50 cm e um lançamento de precisão milimétrica

Silêncio. Sem hesitar, Bela dá alguns passos para trás para se distanciar, atira a bola ao ar e, finalmente, o lançamento. 10 graus de inclinação, 54 km/h de velocidade e 3 segundos de tempo de queda até que a bola seja introduzida num espaço que parece minúsculo a partir das alturas. Bela comemora: "Sentindo o vento, imaginei a parábola e fiz. Quem diria que depois de 30 anos a jogar padel, eu teria de usar um novo método para alcançar o desafio que a CUPRA me colocou?".

"O que ele fez foi realmente espetacular por causa de todas as dificuldades que existiam. Pressupõe um controlo biomecânico fora de série", conclui o biofísico Enric Álvarez. Um lançamento de extrema precisão que se junta à lista de triunfos da grande lenda do padel. O jogo entre Bela e CUPRA vai continuar: "Espero que me coloquem outro desafio em breve, para ver se consigo fazê-lo de novo". Certamente, porque a CUPRA aderiu ao World Padel Tour como Patrocinador Oficial Internacional em 2019, e a todas as competições organizadas pela WPT em 2020 e 2021.

Um "Tie-Break" entre dois mestres de precisão

BELA: Número 1 dos mais jovens do World Padel Tour da história, com 22 anos de idade
CUPRA ATECA: O primeiro modelo sob o símbolo da nova marca CUPRA

BELA: O jogador com maior permanência no número 1 do ranking, 16 anos consecutivos
CUPRA ATECA: Seis modos de condução diferentes para desfrutar do seu elevado desempenho

BELA: 5 Campeonatos do Mundo
CUPRA ATECA: 300 cv de potência

BELA: 10 Olimpíadas de Prata
CUPRA ATECA: Faróis LED completos com ajuste automático do feixe de luz

Test Drive

Test Drive

Configurador

Configurador

Rede SEAT

Rede SEAT

Ofertas

Ofertas

Receber Newsletter

Receber Newsletter