pt:Company:News & Events:Company:Managing 16 million parts daily 2019.0.15.0 PT/PT

Gerir 16 milhões de peças por dia

Um videowall dividido em diferentes telas onde se encontram atualizados números, gráficos, mapas com itinerários, chaves... Parece a torre de controlo de um aeroporto, mas não. É a Torre de Controlo da SEAT no seu Centro Logístico, um novo sistema que garante que os dados das 16 milhões de peças necessárias por dia para fabricar cerca de 2.300 automóveis são transmitidos em tempo real.

Conectados à inovação:  

Em apenas 26 semanas no Centro Logístico da SEAT iniciou-se um projeto pioneiro com o qual, através de uma aplicação, se gere em tempo real a localização exata de cada uma das partes que compõem um automóvel, ligada às necessidades de produção. "Será a primeira vez que a SEAT terá informações em tempo real sobre o fluxo de materiais, alertas de trânsito e consumo de materiais de produção. A informação que nos levava horas para chegar e muitos telefonemas, agora vamos ver atualizada em segundos", diz o diretor do projeto, David Castilla.    

200.000 dados chave por dia atualizados em tempo real: 

Um carro é um puzzle em que todas as peças são essenciais, por isso é fundamental saber onde cada uma delas está e se vai chegar a tempo.

Quotes openProcuramos controlar tudo o que é possível, desde stocks de fornecedores a eventos de linhas de produção, centros de transporte e logística",

afirma Castilla.

Além disso, estes dados são a base para o uso de ferramentas de previsão para resolver incidentes antes que eles ocorram. "Este projeto pioneiro da SEAT demonstra a capacidade da equipa de logística e produção para o desenvolvimento da transformação digital dos nossos processos. Foi um grande esforço, mas podemos dizer que depois de 26 semanas demos um grande salto uma vez que os nossos clientes vão beneficiar ao conhecer todas as informações importantes sobre o estado dos seus veículos e prazos de entrega", afirma o Dr. Christian Vollmer, vice-presidente de Produção e Logística da SEAT. 

Reduzir os tempos de entrega

com este sistema pioneiro, o objetivo num futuro próximo é reduzir os prazos de entrega dos pedidos. "O comprador fará parte do processo de planeamento, podendo até dizer-nos as mudanças de cor do carro antes de ser pintado ou para montar peças específicas. Este processo permitirá conhecer melhor o que os clientes realmente querem e transformar a cadeia de abastecimento para adaptá-la e direcioná-la ao que necessitam", comenta Enric Martí, Chefe de Logística da SEAT.    

Mais eficiência, menos CO2

A nova Torre de Controlo irá gerir em tempo real a localização das mais de 16 milhões de peças diariamente

Outro grande benefício é o meio ambiente, pois um dos objetivos deste projeto é melhorar as rotas de transporte de materiais. Para isso, foi criada uma aplicação que geolocaliza os transportadores, permitindo-lhes interagir em tempo real. A aplicação inclui a primeira ETA preditiva (Estimated Time of Arrival). Em fases futuras do projeto, pretende-se implementar ferramentas de previsão do clima para oferecer rotas alternativas e encurtar os tempos de viagem. Rotas mais eficientes com menos emissões de CO2.

Innovation Day

Esta aplicação foi seleccionada para o Innovation Day da SEAT, que reconhece os projetos mais inovadores da empresa impulsionados pelos seus colaboradores. "Nesta fase, fomos capazes de antecipar as necessidades da linha com bastante antecedência. O benefício direto é para o cliente, pois vamos garantir o prazo de entrega sabendo com certeza que as peças do seu carro estarão na data prevista de fabricação", diz o diretor do projeto.    

Test Drive

Test Drive

Configurador

Configurador

Rede SEAT

Rede SEAT

Ofertas

Ofertas

Receber Newsletter

Receber Newsletter