A SEAT continua a avançar no desenvolvimento da estratégia para iniciar as operações na China. Hoje, uma delegação do Governo chinês visitou a sede da SEAT em Martorell para se reunir com os parceiros da joint venture JAC Volkswagen (SEAT, Volkswagen Group China e JAC). A delegação chinesa, chefiada pelo governador da província de Anhui, Li Jinbin, e Ling Yun, presidente da Câmara de Hefei, a capital da província onde está sediada a JAC, foi acompanhada pelo CEO da Volkswagen Group, Dr. Herbert Diess; o presidente da SEAT, Luca de Meo; o CEO da Volkswagen Group na China, Dr. Stephan Wöllenstein; e o presidente da JAC, An Jin.

O CEO do Grupo Volkswagen, Dr. Herbert Diess, e o Presidente da SEAT, Luca de Meo, reuniram-se com representantes do governo

Os sócios da JAC Volkswagen e a própria joint venture, criada em 2017 para o desenvolvimento, produção e comercialização de veículos elétricos, assinaram um acordo que permite que a SEAT continue a sua introdução na China em dois ou três anos. Entre outros aspetos, o acordo especifica os termos da colaboração entre os parceiros e a estratégia conjunta para o futuro da joint venture. Além disso, a JAC Volkswagen fará parte do grupo Volkswagen a nível mundial e assumirá um papel ativo na sua rede de produção.

O novo centro de P&D é a pedra angular para atingir o objetivo de desenvolver soluções de mobilidade e integrará, entre outros aspetos, capacidades de desenvolvimento conjunto de pequenos veículos e componentes elétricos e de investigação sobre tecnologias para aplicações no setor automóvel. Atualmente em construção, o centro de P&D estará localizado em Hefei e tem inauguração prevista para 2021.

O presidente da SEAT, Luca de Meo, salientou que "a assinatura deste acordo é um novo passo no plano estratégico para a globalização da SEAT. Com a introdução na China, impulsionamos o futuro da empresa e, ao mesmo tempo, da mobilidade elétrica. A China é hoje o país de referência para veículos elétricos e queremos fazer parte deste ecossistema para o intercâmbio de conhecimento e avançar para uma mobilidade global mais sustentável".

A delegação do Governo chinês visitou o Centro de Design da SEAT, uma instalação única no sul da Europa que faz parte do Centro Técnico, o coração tecnológico da SEAT, que acolhe mais de 1.000 engenheiros e faz da empresa o principal investidor industrial em P&D em Espanha. Representantes de Anhui, uma província de 62 milhões de habitantes localizada no leste da China, também visitaram a fábrica de Martorell, onde são montados os três modelos SEAT mais vendidos: Leon, Ibiza e Arona. Martorell é uma das fábricas mais modernas e eficientes da Europa e produz mais de 2.300 veículos por dia, um a cada 30 segundos (produção em 2018: 474.300 automóveis), que são distribuídos em 80 países. A delegação passou então para o CARS, o Centro de Cuidados de Saúde e Reabilitação para colaboradores da SEAT, onde especialistas em áreas como a traumatologia, cardiologia e ginecologia oferecem uma vasta gama de serviços personalizados.

Os sócios da joint venture JAC Volkswagen assinaram um acordo para avançar no desenvolvimento da SEAT na China

Após a visita à SEAT, a delegação de Anhui deslocou-se para Barcelona, para o centro de inovação e smart city de referência mundial. Em Barcelona, visitaram o SEAT Metropolis: Lab, o laboratório de inovação da SEAT, integrado na rede de laboratórios digitais do Grupo Volkswagen, bem como o Pier01 (Barcelona Tech City), o coração do ecossistema de start-ups da cidade.

China, um país-chave na estratégia de futuro da SEAT

A SEAT, o Grupo Volkswagen China e a JAC assinaram, em julho passado, um acordo em Berlim, na presença da Chanceler Angela Merkel e do Primeiro Ministro chinês Li Keqiang, no qual a SEAT se uniu à joint venture JAC Volkswagen, criada para a produção e distribuição de veículos elétricos, tornando-se a marca líder do Grupo Volkswagen no projeto. Desde a criação da joint venture em 2017, a SEAT tem contribuído com o seu know-how nas áreas de design e P&D.

A incorporação da SEAT na joint-venture foi apoiada pela assinatura, em novembro, de um novo acordo em Madrid, que levou ao desenvolvimento de uma plataforma para a introdução de veículos elétricos e à criação de um novo centro de P&D na cidade de Hefei. O acordo foi assinado pelo CEO do Grupo Volkswagen, Dr. Herbert Diess; o Presidente do JAC, An Jin; e o Presidente da SEAT, Luca de Meo, na presença do Presidente da República Popular da China, Xi Jinping; e o Presidente do Governo da Espanha, Pedro Sánchez.