É um dos pilotos mais versáteis do mundo. Tem mais de 25 anos de experiência em diversos campeonatos de turismos, ralis e karting. Agora, enfrenta um dos maiores desafios da sua carreira: participar, como piloto oficial, no desenvolvimento do CUPRA e-Racer. Trabalha lado-a-lado com a equipa de engenheiros e técnicos para ultimar o primeiro carro de corridas 100% elétrico de forma a competir em 2020 na nova categoria de corridas ETCR. No Circuito de Montmeló, em Barcelona, está tudo pronto para o primeiro teste em asfalto. Encontrámos Mattias Ekström nas boxes.
O que espera deste primeiro teste?
O que realmente espero é conseguir controlar e aproveitar toda a potência do carro. Para mim, o maior desafio é habituar-me a pilotar sem caixa de velocidades e sem o som do motor como referência para saber, por exemplo, a que velocidade devo entrar na curva.
Quais são as primeiras impressões?
Ekström, embaixador CUPRA e piloto oficial do e-Racer, testa pela primeira vez em asfalto no Circuito de Montmeló
Tenho tido boas sensações, especialmente ao aplicar a potência máxima na saída das curvas lentas do circuito. Disfrutei muito da primeira volta. A segunda também correu bem, ainda que tenha começado a perceber que estava a castigar em demasia os pneus traseiros. Além de tudo, preciso de mais tempo para me habituar ao som do carro. É muito mais silencioso do que qualquer outro que tenha pilotado, e eu sou um piloto muito emocional. Também tenho que interiorizar a importância da gestão da energia a cada volta, algo de extrema importância num carro de corridas elétrico, quase tanto como a velocidade.
Como se sente ao participar no desenvolvimento do primeiro carro de corridas 100% elétrico?
Espero poder ajudar a equipa CUPRA com a minha experiência e através do feedback que irei transmitir ao volante do carro, de forma a torná-lo mais rápido, mas também mais consistente e fácil de conduzir. Quando começarmos a correr com o CUPRA e-Racer, apenas a vitória nos interessa e por isso teremos que estar bem preparados.
Como imagina o caráter competitivo do e-Racer nas corridas ETCR?
Eu corro sempre para vencer, por isso será esse o espírito com o CUPRA e-Racer, tal como foi com todos os automóveis de competição que pilotei. Portanto, o meu sonho é ganhar e ser campeão. Quero por a CUPRA no pódio da competição automóvel mundial.
Dois campeões em números
CUPRA e-Racer:
- Alcança os 270 km/h
- Acelera de 0 a 100 km/h em 3,2 segundos e dos 0 a 200 km/h em 8,2 segundos
- A bateria, com 450 kg, é tão potente como as de 9.000 telefones móveis ligadas em conjunto
- Os seus quatro motores são capazes de fazer 12.000 rotações, em comparação com as 6.500 de um carro de competição a gasolina, e apenas com uma única relação de transmissão
- Tem uma potência contínua de 300 KW, chegando a picos de 500 KW
Mattias Ekström:
- Campeão em 2016 no FIA World Rally Cross
- Duas vezes campeão no Deutsche Tourenwagen Masters, tendo acumulado um total de 25 vitórias neste campeonato
- Três vezes vencedor da Corrida dos Campeões
- 25 anos de competição em karting, ralis e provas de turismo