A SEAT lançou, pela primeira vez, uma iniciativa destinada a fornecer orientação académica e profissional aos filhos dos funcionários da empresa. O dia "Discover-T-by SEAT" reuniu 100 filhos de trabalhadores que frequentam o último ano do Ensino Secundário Obrigatório, com o objetivo de ajudá-los a perceber, através de várias atividades e role-plays, quais são os seus interesses, para que possam escolher a orientação dos seus estudos.

Numa altura em que o ambiente de trabalho está a evoluir muito rapidamente e as profissões do futuro ainda estão por definir, o "Discover-T-by SEAT" confrontou os jovens, de uma forma experiencial e inspiradora, com situações que os fazem descobrir-se a si próprios. As atividades são diferentes das clássicas conversas de orientação e foram realizadas com base em testes que despertam a curiosidade e o desejo de aprender e apostar na formação. O professor e youtuber David Calle foi o mestre de cerimónias desta iniciativa, com o intuito de inspirar esta Geração Z perante as infinitas possibilidades futuras.

Xavier Ros, vice-presidente de Recursos Humanos da SEAT, assinalou que “Queríamos oferecer aos filhos dos nossos trabalhadores esta oportunidade de fazê-los refletir e ajudá-los a descobrir as suas motivações, de maneira experiencial, num momento tão importante da sua vida académica. O melhor indicador do sucesso desta iniciativa é o entusiasmo que os jovens mostraram e, até mesmo, a disposição de alguns deles para orientar os seus estudos de acordo com o que eles viveram na SEAT.”.

Um programa dinâmico e inovador

A empresa apresenta o Discover-T-by SEAT, uma iniciativa de orientação académica e profissional dirigida a 100 jovens

Na primeira edição do programa Discover-T-by SEAT, cuja quota de participantes foi preenchida apenas 10 minutos após a abertura das inscrições, foi organizada em torno de diferentes oficinas pelas quais todos os participantes passaram. Os jovens foram divididos em vários grupos e realizaram diversas atividades relacionadas com todas as áreas de formação, desde engenharia até humanidades. Por exemplo, participaram em atividades ligadas a disciplinas como a medicina, segurança ou design de local de trabalho; em workshops sobre novas tecnologias, emprego do futuro, digitalização e indústria 4.0; em role-plays ligadas às artes com a colaboração da equipa de Design da SEAT; bem como em atividades sobre competências transversais, como gestão de equipa ou idiomas.

Nos workshops recorreu-se às novas tecnologias como drones, impressão 3D, realidade aumentada, entre outras. O evento também contou com a participação de um especialista em formação profissional, usando técnicas de jogo. Além disso, os participantes foram desafiados a refletir sobre como a conetividade ajuda a impulsionar a inovação e receberam ferramentas para descobrir a sua motivação usando trotinetes elétricas SEAT eXS eKickscooter ou gravar um spot de um minuto com o SEAT Mii elétrico como protagonista. O empreendedorismo também esteve presente com o empresário Iván Fernández, co-fundador da startup Dihola, que explicou como criar um negócio enquanto se é estudante.

O professor mais famoso do youtube como convidado estrela

David Calle, também conhecido como o "professor youtuber", fundador do canal de YouTube Unicoos e do site www.unicoos.com, liderou o início e o final da iniciativa. David Calle é engenheiro de telecomunicações que leciona física, ciências e matemática através do seu canal na Web e no YouTube, que tem mais de um milhão de subscritores e oferece formação gratuita para jovens, e para todos os que não podem investir na sua formação. O youtuber foi finalista do Global Teacher Prize e foi reconhecido como uma das pessoas mais criativas do mundo pela revista Forbes.

Durante a sua palestra, David Calle explicou que “o mais importante neste momento é que vocês se questionem para descobrir quem vocês são e o que vos desperta mais a curiosidade, porque no futuro estes interesses podem tornar-se na vossa vocação e carreira profissional.”

Com iniciativas desse género, a SEAT reforça seu compromisso com o emprego jovem e a formação de futuros profissionais para enfrentar com sucesso os desafios que enfrentam no ambiente de trabalho.