pt:Company:News & Events:Company:Highlights 2020 2021.4.1.0 PT/PT

Destaques SEAT 2020

No ano do seu 70.º aniversário, a SEAT demonstrou mais uma vez a sua capacidade de se adaptar a um contexto marcado pela incerteza devido ao impacto de uma pandemia global com efeitos económicos e de saúde profundos. No entanto, apesar de todas as adversidades, a empresa tem conseguido manter o seu roteiro para se preparar para um futuro elétrico. Estas são as 20 razões que levaram 2020 a acreditar em tudo de bom que ainda está para vir. Conheça os destaques SEAT 2020.

1. Novo piloto nos comandos da SEAT e CUPRA

A empresa e as suas duas marcas, SEAT e CUPRA, têm um novo presidente desde outubro passado, Wayne Griffiths, um dos gestores mais qualificados do Grupo Volkswagen. O novo presidente assumiu o cargo depois de ter sido vice-presidente comercial nos últimos 4 anos e vai liderar a transformação da empresa e das suas marcas no sentido da eletrificação e da mobilidade sustentável.

2. Novas nomeações chave na direção nos destaques SEAT 2020

No último semestre de 2020, a Comissão Executiva da SEAT deu as boas-vindas a dois novos membros: o Dr. Werner Tietz, vice-presidente executivo de investigação e desenvolvimento da SEAT, em julho, e Herbert Steiner, Vice-Presidente de Produção e Logística, em novembro.

Além destas adições, a empresa nomeou Jorge Díez como novo diretor de Design e Guillermo Fadda como o novo Diretor Comercial da Europa. Reforçou ainda o cargo de Josep Maria Recasens, acrescentando às suas funções de Diretor de Estratégia, as de Responsável de Relações Institucionais, e Lucas Casasnovas, diretor da SEAT MÓ.

3. Um dos destaques SEAT 2020 é o maior plano de investimento anunciado até à data

Em julho, a SEAT reportou o seu plano de investimento para o período 2020-2025 com um volume de 5 mil milhões de euros. O plano destina-se a projetos de I&D para o desenvolvimento de novos modelos e equipamentos e instalações em Martorell, com o objetivo de assumir novos projetos, nomeadamente para eletrificar a gama. O objetivo do plano anunciado é impulsionar a transformação do setor automóvel em Espanha, e é um sinal do compromisso da SEAT em continuar a ser o maior investidor de I&D industrial do país.

4. Um acordo estratégico para impulsionar a eletromobilidade em Espanha

A SEAT, a Iberdrola e o Grupo Volkswagen Espanha Distribuição assinaram em julho um acordo para promover a criação de uma rede pública de pontos de carregamento em Espanha para o veículo elétrico, impulsionar o uso de energias renováveis, comercializar soluções de carregamento elétrico e integrar a infraestrutura da Iberdrola nos navegadores dos veículos elétricos. Esta aliança é mais um passo no compromisso de concretizar o futuro elétrico em Espanha e um dos principais destaques da SEAT 2020.

5. A eletrificação na SEAT

Como sinal do compromisso com a eletrificação, foi lançado este ano o Electromobility Learning Center (eLC), um novo centro de formação em novas tecnologias híbridas e elétricas para os mais de 15.000 colaboradores da SEAT. Além disso, a SEAT iniciou a construção do Test Center Energy, um laboratório que permitirá testar módulos de células, baterias e veículos e que deverá entrar em funcionamento em 2021. O novo Centro de Desenvolvimento de Motores também foi concluído, onde são testados motores para SEAT, CUPRA e diferentes marcas do Grupo, com especial enfoque nos motores híbridos e elétricos

6. A mobilidade elétrica torna-se realidade na SEAT 2020

Depois do lançamento, no início deste ano, do Mii electric, o primeiro modelo 100% elétrico da empresa, e mais tarde o SEAT Leon e-HYBRID e o CUPRA Leon e-HYBRID, o primeiro veículo plug-in da empresa (PHEV), a SEAT continua a expandir a sua gama de veículos elétricos e anunciou recentemente o início da produção do novo Tarraco E-HYBRID, o primeiro SUV eletrificado da SEAT. Nas próximas semanas chegará a versão híbrida plug-in do CUPRA Formentor, e logo em 2021 o CUPRA el-Born 100% elétrico.

7. SEAT 2020: O ano do Leon

A SEAT iniciou 2020 com a introdução do novo Leon, para a SEAT e CUPRA. A quarta geração do modelo, o automóvel mais vendido com 2,3 milhões de unidades, foi um investimento de 1,1 mil milhões de euros. O modelo atingiu novos níveis em termos de conectividade, eficiência, dinamismo e segurança, que já lhe valeram reconhecimentos tão relevantes como o prestigiado "Best Buy Car in Europe 2021", da Autobest, o "Goldenes Lenkrad", da Autobild, ou "Coche Car and Driver" desta revista em Espanha.

8. Arranca a gama própria da CUPRA com o Formentor

Após o verão, começou a produção do CUPRA Formentor, o primeiro veículo desenvolvido e projetado exclusivamente para a marca. Este automóvel estará disponível com sete motores, incluindo variantes híbridas plug-in a partir de 2021, e é uma parte fundamental da globalização da marca CUPRA. Com o seu lançamento, que representa 10% do volume de produção adicional de Martorell, a CUPRA espera consolidar-se nos principais países europeus e ter acesso a outros mercados internacionais.

9. O SEAT Ateca 2020 evolui a estética do SUV compacto

Depois do seu lançamento em 2016, o SEAT Ateca foi renovado, com um design exterior mais emocional e um interior atualizado. Um veículo 100% conectado, integrando funcionalidades a bordo com serviços online, e conectividade a partir do exterior com SEAT Connect.

10. Nasce SEAT MÓ: a empresa aumenta a aposta nas duas rodas

Após o lançamento do primeiro veículo de micromobilidade da empresa em 2018 e depois de ter anunciado a criação de uma unidade estratégica de mobilidade urbana no ano passado, a SEAT 2020 consolida o seu compromisso com a mobilidade urbana com a criação da unidade de negócio SEAT MÓ. A SEAT MÓ pretende oferecer soluções de mobilidade adaptadas às necessidades de quem vive em ambientes urbanos. Entre a sua gama de produtos, introduziu uma nova scooter, a SEAT MÓ eKickScooter 65, e a SEAT MÓ eScooter 125, a primeira moto da SEAT 100% elétrica, que conta ainda com um modelo específico para serviços partilhados e de subscrição.

11. SEAT MÓ: MÓtosharing em Barcelona

Depois da apresentação da SEAT MÓ, a empresa lançou o seu primeiro serviço de motosharing em Barcelona com 632 eScooters disponíveis para os cidadãos. Em meados de dezembro iniciou também a produção eScooter SEAT MÓ de 125 cc, em colaboração com o fabricante de Barcelona Silence. A moto já está à venda em Espanha e, durante o primeiro semestre de 2021, vai começar a ser comercializada em seis outros países europeus (Alemanha, França, Portugal, Itália, Áustria e Suécia).

12. CUPRA el-Born

No verão de 2020, a SEAT confirmou que o seu primeiro modelo 100% elétrico construído na plataforma MEB do Grupo Volkswagen, el-Born, será lançado sob a insígnia da CUPRA. Sob esta marca, o veículo vai incorporar um novo design desportivo e dinâmico com tecnologias de ponta, com as quais se pretende mudar a perceção de dinamismo entre os veículos movidos a energia elétrica. Será lançado na segunda metade do ano.

13. Uma casa para a Tribo CUPRA

Coincidindo com o seu segundo aniversário, a CUPRA inaugurou a CUPRA Garage, a nova sede da marca. A empresa investiu 5,3 milhões de euros na nova casa da tribo CUPRA, cujo design evoca um paddock de corridas. O edifício é composto por 2.400 metros quadrados e permite albergar uma equipa de 200 funcionários.

14. Primeira CUPRA Garage na Europa

A CUPRA está a criar a sua própria rede de vendas na qual oferece formatos novos e flexíveis, para além do clássico concessionário, para permitir que os clientes experimentem o universo da marca. Depois da Cidade do México, a CUPRA abriu a sua primeira CUPRA Garage na Europa, na cidade de Hamburgo. Este conceito de espaço de representação de marca combina área de exposição e oficina, e utiliza ferramentas digitais, como as de uma zona de realidade virtual. Atualmente, a CUPRA conta com mais de 500 pontos de venda, onde mais de 600 CUPRA Masters acompanham os clientes na experiência da marca.

15. SEAT 2020 reinventa-se para ajudar instalações de saúde

Perante uma situação tão complexa e extraordinária como a crise de saúde causada pela COVID-19, a SEAT, em 2020, demonstrou o seu compromisso com a sociedade através do fabrico de ventiladores de emergência para ajudar os centros médicos face à escassez de materiais. Uma equipa de 150 profissionais trabalhou durante semanas para desenvolver um protótipo, adaptando o motor de um limpa para-brisas do SEAT Leon. O resultado foi a produção de mais de 600 ventiladores de emergência, que foram enviados para hospitais em toda a Espanha.

16. Um regresso ao trabalho em segurança na SEAT 2020

A SEAT foi a primeira empresa em Espanha a realizar testes de PCR nos seus mais de 15.000 trabalhadores em abril e agosto, para garantir um regresso seguro ao trabalho após o confinamento da primavera e o descanso de verão. Graças aos testes, rastreios e inúmeras medidas implementadas para conter o vírus, a SEAT conseguiu manter a sua atividade produtiva sem qualquer contágio dentro das suas instalações.

17. Uma nova CASA em Barcelona

A SEAT em 2020 inaugurou a CASA SEAT, um centro de experiência de marca e ponto de encontro sociocultural localizado no coração de Barcelona. Além de permitir que os visitantes interajam com a SEAT e a CUPRA, bem como com a SEAT MÓ, são apresentados projetos inspirados na mobilidade e na cultura urbana. Imerso na vida cultural de Barcelona, a CASA SEAT acolhe concertos, exposições de arte e tecnologia, bem como outros eventos, para apoiar talentos.

18. SEAT:CODE, a “máquina digital” do automobilismo

SEAT:CODE, o centro de excelência no desenvolvimento de software da empresa, também estreou casa este ano, no coração da cidade de Barcelona, onde trabalham mais de 150 programadores de software contratados pela empresa. Além disso, a SEAT:CODE lançou a sua primeira plataforma multimodal de mobilidade, na qual o serviço de motosharing da SEAT MÓ opera em Barcelona, e que também está disponível para terceiros. Este marco pressupõe que, pela primeira vez, os automóveis desenvolveram e começaram a comercializar um produto que não é hardware, mas software.

19. Centro de Protótipo de Desenvolvimento e apostas na impressão 3D com a SEAT 2020

O Centro de Protótipos de Desenvolvimento (CPD), localizado no coração da fábrica da SEAT em Martorell e que constitui a ligação entre o desenvolvimento e produção de automóveis, também renovou as suas instalações, com um novo edifício de 3.000m2 onde estão unificados todos os processos antes do fabrico de um futuro veículo. Este espaço apresenta aplicações de realidade virtual nas novas instalações de maquinação e uma grande área para projetos de fabrico de aditivos no novo Laboratório de Impressão 3D.

20. 70 anos de SEAT em 2020 e mais de 60 prémios

No ano em que a SEAT completou 70 anos e em que, mais uma vez, demonstrou capacidade de reinvenção, a empresa conquistou mais de 60 prémios. Um dos mais recentes, e mais significativos, é o "Best Buy Car in Europe 2021" da Autobest, atribuído ao SEAT Leon. Esta viatura, na sua versão 1.5 eTSI, obteve também o "Goldenes Lenkrad" 2020, concedido pela Autobild. O Leon foi também premiado com " Coche Car and Driver" em Espanha, e o Formentor foi "Carro do Ano dos Leitores 2021" da editora Prensa Ibérica. A estes foram acrescentados tantos outros por iniciativas como as dos ventiladores.

Test Drive

Test Drive

Configurador

Configurador

Rede SEAT

Rede SEAT

Ofertas

Ofertas

Receber Newsletter

Receber Newsletter