O membro do Conselho de Direção do Grupo Volkswagen responsável pelos Recursos Humanos e Organização, Dr. Kalheinz Blessing, e o economista e empresário Josep Piqué são os novos membros do Conselho de Direção da SEAT desde o dia 1 de janeiro de 2017.

Karlheinz Blessing (Eislingen/Fils - Baden-Württemberg, 1957) entrou no Grupo Volkswagen em janeiro de 2016. É doutorado em Ciências Sociais e Económicas pela Universidade de Constança. Blessing iniciou a sua carreira em 1984 no sindicato industrial alemão IG Metall, onde assumiu várias posições de chefia, como a de Diretor do departamento de Organização. Entre maio de 1991 e agosto de 1993 foi secretário geral do partido Social Democrata Alemão (SPD). Antes de se juntar ao Grupo Volkswagen, Blessing presidia às empresas de aço Dillinger Hütte e Dillinger Hütte Saarstahl (DHS).

Josep Piqué (Vilanova i la Geltrú - Barcelona, 1955) é doutorado em Economia e Gestão e licenciado em Direito pela Universidade de Barcelona, onde é professor de Teoria Económica. Piqué foi membro do Governo Espanhol como Ministro da Indústria, Energia e Turismo (1996-2000) e dos Negócios Estrangeiros e Cooperação (2000-2002), entre outras funções. Entre 2007 e 2013 foi presidente da Vueling Airlines e nos últimos três anos foi segundo vice-presidente e Conselheiro Delegado da OHL, grupo internacional de infraestruturas sedeado em Espanha. Piqué está ligado à SEAT desde 2009 como membro conselheiro externo da companhia.

Em complemento, como Membro Independente do Conselho de Direção, Piqué também presidirá ao novo Comité de Auditoria, Observância e Boa Governança (CAOBG), órgão responsável pela supervisão e implementação da política de transparência da SEAT, na sua qualidade de entidade de interesse público, bem como em assegurar a monitorização e implementação dos modelos organizativos desenvolvidos pela empresa no interesse da promoção da boa governança, prevenção de riscos e observância e cumprimento da lei.

Esta nova comissão do Conselho de Administração SEAT foi dotado do poder de independência e com os recursos e a estrutura adequados para que possa monitorizar e controlar as áreas sob o seu domínio. A decisão de criação desta comissão surge no quadro de comprometimento da SEAT em assumir-se como organização que exerce a sua atividade com pleno cumprimento e respeito da legislação vigente e dos melhores valores éticos.

O Conselho de Administração da SEAT é presidido pelo Dr. Francisco Javier García Sanz e conta, como conselheiros, com Oliver Blume, Luca de Meo, Bernd Osterloh, Dr. Stefan Piëch, Mark Philipp Porsche e Klaus-Gerhard Wolpert, além do Dr. Karlheinz Blessing e de Josep Piqué. Luis Comas é o secretário e assessor do Conselho de Administração.