A SEAT mantém a sua expansão internacional desembarcando na Noruega, um país referencial em termos de novas tendências e mobilidade. A Marca põe em marcha conceitos inovadores de distribuição, oferecendo uma experiência de compra continuada e centrada no Cliente.

SEAT e Harald A. Møller estão entre os pioneiros no desafio ao atual modelo de negócio e distribuição de automóveis.

A estratégia implementada pela Marca integra-se no objetivo de tornar a SEAT Noruega numa referência em transformação digital. A Noruega é um dos países europeus mais digitalizados e também pioneiro no desenvolvimento de tendências emergentes. Este panorama faz deste mercado o lugar ideal para propor soluções inovadoras e testar novas iniciativas que melhorem a experiência de compra dos Clientes.

O objetivo da SEAT passa por estar onde estiverem os Clientes, adaptando-se ao seu estilo de vida e proporcionando-lhes soluções de mobilidade que se ajustem às suas necessidades. O sistema chave na distribuição passa por uma plataforma de eCommerce, que permite aos utilizadores comprar um carro online, 24/7 e 365 dias por ano.

O design gráfico e intuitivo da plataforma online de venda automóvel permite ao utilizador concluir a operação em 10 minutos, com apenas 5 clicks.

Como comprar um carro em 5 Clicks

Comprar um carro novo irá tornar-se um processo mais simples. Depois de escolher o modelo preferido, o cliente:

  1. Seleciona o nível de equipamento: FR, XCellence ou Style.
  2. Escolhe o motor que mais de adapta às suas necessidades.
  3. Elege a cor preferida.
  4. Acrescenta os acessórios, se for esse o caso.
  5. Conclui a operação de compra e confirma a solução financeira adequada.

Esta plataforma conta com o apoio de um centro de atendimento telefónico ao público que opera como único interlocutor, anulando a fronteira entre o departamento de vendas e o após-venda.

A SEAT chega ao país escandinavo com um formato de distribuição omnicanal baseado numa plataforma de eCommerce.

Graças a esta experiência omnicanal, a SEAT está preparada para dar resposta às expetativas do Cliente de hoje e dá mais um passo no seu objetivo de converter-se numa referência no que se refere à digitalização na indústria automóvel. Neste sentido, Wayne Griffiths, Vice-presidente de Marketing e Vendas da SEAT, assegurou que a “Noruega será uma grande aposta para a SEAT e um projeto que servirá de incubadora ao desenvolvimento de soluções para os restantes mercados”. Griffiths disse também que “a implantação da plataforma eCommerce responde à necessidade de oferecer produtos e serviços atrativos ao nosso público, 10 anos mais jovem face à média do setor”.

Lojas físicas que complementam a experiência digital

Os Brand Experience Centres que a SEAT inaugurou ontem em Oslo, Bergen e Trondheim, funcionarão como centros de atendimento ao Cliente, orientados para oferecer suporte local, manter uma relação regular e próxima com os consumidores, permitindo que estes possam ter um primeiro contacto com os automóveis. Para melhorar toda a experiência de venda automóvel, além destes centros especializados, a SEAT também disponibilizará 20 pontos de assistência e 23 pontos de entrega em todo o território norueguês, para estar mais próxima dos Clientes.

Griffiths partilhou que “o mercado está a evoluir para novas formas de comercializar automóveis e a SEAT acredita no papel do concessionário como elemento fundamental no processo de vendas. As necessidades e exigências dos clientes estão a mudar e tanto os fabricantes como os vendedores têm que iniciar, juntos, um caminho que corresponda às exigências dos condutores.” Griffiths acrescentou ainda que “com a introdução de novas soluções de mobilidade e de conetividade no automóvel, os concessionários tornar-se-ão gradualmente plataformas de mobilidade, disponibilizando serviços como atualizações de software ou carregamento de baterias, por exemplo”.

Comprar carro ao sabor de umas tapas

Além dos Brand Experience Centres, duas pop-up stores itinerantes irão percorrer o país nas próximas semanas, levando o conceito omnicanal da SEAT a todos os cantos do território. Os Clientes interessados poderão conhecer os produtos oferecidos pela Marca e marcar test drives com os modelos do seu interesse.

Por outro lado, para sublinhar a intenção da SEAT em estar cada vez mais próxima dos seus Clientes, o construtor inaugurará em Oslo, nos próximos meses, a sua Urban Experience Store, que terá um bar de tapas no interior, fazendo a fusão entre a experiência da marca e o estilo de vida dos clientes.

Aposta na mobilidade com a colaboração da HYRE

Acordo com o operador HYRE visa oferecer conceitos de mobilidade inovadores.

Para assinalar esta aposta na Noruega, a SEAT fez um acordo de colaboração com a HYRE, uma plataforma de mobilidade partilhada com a qual o construtor promoverá serviços de car sharing. Esta plataforma, pensada no âmbito da economia colaborativa, baseia-se na possibilidade da partilha de automóvel entre particulares, através de uma aplicação que funciona como se fosse uma chave digital.

Com a tecnologia da HYRE, o veículo transforma-se num automóvel conectado, que pode ser desbloqueado, alugado e conduzido por um utilizador quando este o deseje, garantindo aos condutores urbanos o acesso a um automóvel sempre que precisem. Neste sentido, a SEAT chegou a acordo com a HYRE, pondo em marcha uma frota de 40 automóveis, que possibilitará, aos utilizadores noruegueses, experimentarem as viaturas e beneficiarem do serviço de car sharing.

Além da colaboração com a HYRE, a SEAT também permite a experimentação dos seus automóveis em todo o território norueguês através da rede de aluguer AVIS.

Gama completa para todos os públicos

Ibiza, Leon, Arona e Ateca serão os primeiros modelos comercializados.

Os primeiros modelos a navegarem no ciberespaço norueguês serão os best-sellers SEAT Ibiza e Leon, que irão acompanhados pelos SUV Ateca e Arona. Esta gama, nascida da maior ofensiva de produto na história da Marca, forma um portfólio completo, alinhado com as necessidades dos consumidores do país.

Quanto aos veículos elétricos, a SEAT tem consciência da sua importância para a sociedade norueguesa. Por isso, conta ter o seu primeiro automóvel completamente elétrico em 2020, baseado na plataforma MEB do Grupo Volkswagen, que marcará o início da ofensiva da Marca nesta frente.