pt:Company:News & Events:Company:Colouring the history of SEAT 2020.19.3.0 PT/PT

Colorindo a história da SEAT

Quando olhamos para o passado mais distante da modernidade atual, vemos sempre a preto e branco. Isto deve-se em grande parte ao nosso imaginário audiovisual: embora o primeiro filme a cores remonte a 1935, Becky Sharp, o uso desta tecnologia de cor só se estendeu anos mais tarde. Por exemplo, no Reino Unido e em grande parte da Europa só vieram em 1967, com a transmissão televisiva do torneio de ténis de Wimbledon, e em Espanha só dois anos depois é que o Festival Eurovisão da Canção foi transmitido a cores. Até então, as câmaras de vídeo só foram gravadas a preto e branco, pelo que grande parte dos vídeos no ficheiro documental SEAT são desprovidos de cor. Até agora.

Um arquivo histórico. 193.739 documentos, fotos e vídeos preenchem o histórico arquivo SEAT. O material é armazenado após tratamentos específicos. “Temos de tudo, desde papel e slides até fitas magnetofónicas ou cinematográficas, pelo que temos de controlar que estão reunidas as condições atmosféricas adequadas, com tratamentos aprovados para a sua preservação”, explica Isidre López, responsável pela Coleção de Carros Históricos da SEAT. Atualmente, o arquivo continua a receber uma multiplicidade de documentos, pelo que estão a ser feitos trabalhos para digitalizar todo o material aproveitando os avanços tecnológicos. Por sua vez, foram estes avanços que permitiram colorir vídeos até agora a preto e branco, um material que sai hoje pela primeira vez na luz.

A força da cor. A cor permite-nos apreciar mais vigorosamente os detalhes que a preto e branco passaram despercebidos. Podem ver-se as nuances, a expressão, a luz e descobrimos uma gama de cores muito além dos pretos, brancos e cinzas que recordamos. Também ajudam a revelar a mudança, a evolução e as diferenças entre épocas. A fábrica da Zona Franca, outrora com tons mais escuros, contrasta com a luminosidade que as oficinas da fábrica de Martorell, onde predominam hoje os tons de luz, contrastam com a luminosidade que predomina nas oficinas da fábrica de Martorell. “Em termos de modelos de automóveis, os primeiros dias da SEAT viram uma mudança do preto, verde musgo, azul escuro, vermelho milano e tabaco havana dos primeiros veículos para cores mais vivas, como cinza lunar, verde-água, marfim, mostarda e bege de praia”, diz Isidre Lopez, embora as velhas fitas pretas e brancas dificultassem muito distingui-las.

A magia da transformação. A mais recente tecnologia, tão enraizada na SEAT, está também por detrás do antigo projeto de coloração de imagem da empresa. A empresa Sinedie tem sido responsável por colorir os vídeos arquivados do final dos anos 1950, nos primeiros anos da marca. A produtora, sediada em Madrid e especializada em pós-produção, aplicou uma técnica de tingimento árduo composta por duas partes, uma digital e um manual: primeiro, a partir de um algoritmo a resolução da imagem é carregada e um código de inteligência artificial interpreta-a para obter informações sobre a cor; depois vem o trabalho manual. “Para definir melhor a cor real de cada elemento do vídeo, separamo-lo do clip, mascaramos o resto e tingimos frame a frame”, explica Pablo Cambronero, Project Manager da Sinedie. Um longo processo tecnológico que está, sem dúvida, incorporado no resultado. “Isto traz-lhe mais definição e uma cor com base histórica”, acrescenta.

Para além da cor, a realidade. Esta vontade de fidelidade histórica tem sido o principal requisito para a coloração. A documentação anterior, com fotos a cores e arquivos reais da época, bem como os conselhos de Isidre López, foi fundamental para o resultado final. “A parte mais difícil é manter a naturalidade da imagem, a probabilidade tem sido a maior dos desafios. Era importante que as cores fossem fiéis à realidade”, diz Pablo Cambronero. Por seu lado, Isidre López é claro sobre o significado destas imagens: “É esta verdade em relação à cor que acrescenta um valor histórico e emocional incalculável”.

Uma história de evolução. A preto e branco ou a cores, o tempo passa e a tecnologia avança. Graças a estes avanços, podemos agora ver com outros olhos as imagens cinzentas do passado, mas por sua vez descobrir neles grande parte do presente. Na SEAT, a mudança é evidente: no primeiro ano de produção, foram fabricados 5 carros por dia e a fábrica tinha pouco mais de 900 funcionários. Hoje, além de uma produção muito maior, o design e a inovação são essenciais para a marca. “O investimento em I+D+I, com o Centro Técnico na vanguarda da inovação, e uma clara estratégia de internacionalização têm sido um passo em frente na consolidação da SEAT”, diz Isidre López. Mas nem tudo é mudança. Os valores, a capacidade de adaptação e o espírito de superação permanecem intactos.

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