Martorell, 24/11/2016. A SEAT tornou-se na primeira empresa do setor automóvel de Espanha certificada com a norma ISO 14006 de Ecodesign, que reconhece o sistema e a gestão ambiental da companhia no decurso dos processos de desenho e de desenvolvimento dos seus produtos. Concebido pelo organismo TÜV Rheinland, o certificado enaltece a estratégia meio ambiental da SEAT e os seus critérios de Ecodesign que orientam o desenho e o desenvolvimento da gama completa de modelos.

A obtenção do certificado de Ecodesign ISO 14006 representa um marco para a empresa já que reconhece o sistema de gestão usado na identificação, controlo e melhoria, de forma contínua, das vertentes ambientais dos seus processos de design e de desenvolvimento. “Somos a primeira empresa da indústria automóvel em Espanha a ter em conta o impacto da nossa atividade desde o momento em que se concebe o automóvel. A certificação Ecodesign ISO 14006 representa um reconhecimento muito importante do nosso trabalho relacionado com o meio ambiente”, disse o Dr. Matthias Rabe, Vice-Presidente para a Investigação e Desenvolvimento (R&D) da SEAT.

A norma ISO 14006 de Ecodesign garante que os possíveis impactos ambientais de um produto são considerados desde o momento inicial de desenho, com um objetivo preventivo. Contempla o impacto ambiental do veículo em cada fase do seu ciclo de vida desde o desenho inicial à sua gestão final, quando deixa de ser utilizado.

Principal investidor industrial em R&D

A SEAT é o maior investidor industrial na área R&D em Espanha e a quarta empresa espanhola a destinar mais recursos a esta área. Em 2015, a SEAT investiu mais de 377 milhões de euros em atividades relacionadas com a investigação, desenvolvimento e inovação, o que representa 4,5% da sua faturação e 2,9% do total gasto em Espanha em R&D.

Grande parte dos resultados deste investimento materializa-se através do Centro Técnico da SEAT. Este centro de excelência, criado em 1975 na fábrica de Martorell, transformou-se num “hub” de conhecimento que impulsiona a inovação na empresa. Aí trabalham mais de 1.000 engenheiros encarregados de idealizar e desenvolver tecnologias e sistemas para os veículos da SEAT, pensados para a mobilidade do futuro. Também inclui um Centro de Design, onde trabalham 130 criativos. Há apenas 20 centros com características semelhantes ao da SEAT em todo o mundo.