Partilhar

Martorell, 16/10/2015. - Meritxell Castells chega cedo e radiante todas as manhas à Escola de Aprendizes da SEAT em Barcelona e a sua motivação é fora de série. Ela é um dos 74 novos alunos, que conseguiram lugar este ano no Centro de Formação Profissional, e no caso dela para estudar manutenção de instalações eletromecânicas. Meritxell sabe e sente que tem uma grande sorte – afinal foi escolhida entre 1.072 candidatos.

“No início nem quis acreditar”, admite Meritxell, “mas quando me apercebi que era verdade saltei de alegria, fiquei tão feliz”. Para além disso, este ano ela está numa das turmas com mais raparigas dos últimos anos, um número cada vez maior de interessadas em estudar durante três anos num curso que permite combinar a teoria e a prática e ainda serem remuneradas economicamente.

Hoje é um dia especial. A Meritxell vai conhecer Javier Pérez, que é responsável pela manutenção das instalações da fábrica de Martorell, e que estudou na mesma escola à 20 anos atrás. Ao percorrer os halls que o viram crescer como estudante durante três anos, Javier explica que este foi o local onde ele aprendeu o valor do “trabalho, dedicação e atenção ao detalhe”, que ele aplica diariamente no seu trabalho.

Eles apresentam-se depois da aula teórica. Nunca se tinham conhecido antes mas têm a mesma ambição – trabalhar na SEAT. Javier já conseguiu alcançar esse objetivo; mas Meritxell, por outro lado, gostava de trabalhar na unidade da carroçaria, um local onde tem “muitos robots e muita tecnologia. Que é o que eu mais gosto – trabalhar com robots, programa-los, mudar peças…”

À medida que eles percorrem as instalações da Escola de Aprendizes, Javier rapidamente aconselha a jovem estudante. “Aproveita o teu tempo aqui, diverte-te e trabalha muito. Se correr bem, no fim terás um lugar aqui na SEAT”. Meritxell aspira seguir o mesmo caminho que Javier assim como as restantes 93 jovens esperanças, que em 2 anos já incorporaram a empresa com um contrato sem termo, desde a implementação do sistema de Formação Profissional duplo. O dia terminou, ambos saem e despedem-se com uma mensagem clara – “Vemo-nos na SEAT”.