Partilhar

Barcelona, 23/02/2016. - SEAT, Samsung Electronics e SAP SE criaram uma aliança tecnológica que desenvolverá soluções para o Carro do Futuro, o “Carro Conectado”. Na 11ª edição do Mobile World Congress (MWC), que arrancou segunda-feira em Barcelona, as três companhias desvendarão ideias inovadoras que reforçam a sua liderança nas respetivas áreas.

No ano passado, a SEAT e a Samsung fizeram um acordo que permitiu criar soluções tecnológicas já aplicadas em alguns modelos SEAT. Este ano o acordo é reforçado com a chegada da SAP, líder mundial nas aplicações empresariais, negócios em rede e “Internet of Things” (IoT) – Internet das Coisas.

“O acordo com a SEAT e a SAP reforça o nosso compromisso no desenvolvimento de soluções inovadoras para o próximo “Carro Conectado”, esclarece o Dr. Injong Rhee, Vice-Presidente Executivo e chefe do departamento I&D, Software e Serviços da área de comunicações móveis da Samsung. “A Samsung está focada na criação de pontes que liguem a eletrónica de consumo à indústria automóvel, integrando a mais avançada tecnologia móvel na experiência de condução”.


Segundo o Presidente Executivo da SEAT, Luca de Meo, “Para a SEAT, a conetividade é um fator chave. Esta aliança com a SAMSUNG e a SAP reforçam o foco da SEAT no seu objetivo em tornar-se uma referência no campo da conetividade e, acima de tudo, aliar-se aos melhores parceiros para a implementação de novos negócios de ecossistemas de mobilidade”.

“Desenvolver uma solução global na “Internet of Things” que resolva o desafio do estacionamento urbano requer a colaboração entre os líderes do mercado como a SEAT, Samsung e SAP”, disse Bernd Leukert, membro da Direção Executiva da SAP SE, Produto & Inovação. “Ao aproveitar a integração regular através da Rede de Veículos SAP (SVN - SAP Vehicles Network) e da SAP HANA, Plataforma Cloud para a “Internet of Things”, a SEAT ganha acesso ao inventário de estacionamento público de rua e coberto, permitindo ao utilizador pagamentos através do Samsung Pay e total integração com os sistemas “backend” de estacionamento. Juntos, trabalharemos num sistema que permita o acesso facilitado ao estacionamento urbano e, simultaneamente, instalar as bases para vários outros serviços centralizados na utilização do automóvel”.


Carros do Futuro: sempre conectados!
O objetivo desta aliança é manter os utilizadores ligados, em segurança, enquanto usam a estrada. As equipas I&D da SEAT, Samsung e SAP juntaram forças para apresentarem diversos concepts de automóveis “conectados” na MWC.

Uma app que permite reservar um lugar de estacionamento e fazer o respetivo pagamento sem sair do carro

Seguindo o sucesso da plataforma Samsung Pay na Coreia do Sul e nos EUA, este serviço simples e seguro de pagamento da Samsung deverá chegar ao mercado europeu nos próximos meses. No último trimestre de 2015 a SAP lançou com sucesso a plataforma SVN no mercado norte-americano e na Europa escolhendo a Samsung Pay como parceiro e focando-se em serviços para o automóvel como o “estacionamento conectado” e “reabastecimento conectado”.

Sob esta premissa, a SEAT, a Samsung e a SAP desenvolveram um concept do futuro que pode ser acedido através da SEAT ConnectApp. O plano procura que a app permita que o utilizador, através da impressão digital, reserve um lugar de estacionamento a partir de qualquer ponto, navegue até lá e tenha acesso direto através da cancela que abrirá com a aproximação do automóvel. À saída do parque o condutor completará o pagamento diretamente através da app sem ser necessário que saia do carro.

Este conceito futurista, que pode ser experimentado na MWC, é o resultado de uma colaboração estreita com a empresa de estacionamento Saba, com os membros da SVN (como o EasyPark) e a Mobile World Capital. Além disto, a experiência com este carro conectado também integra a iniciativa “Mobile Ready”, uma demonstração de ações inovadoras, num contexto real de trânsito citadino, que realça as qualidades da tenologia móvel na vida dos cidadãos, indústria e organismos públicos. Apoiada pela Mobile World Capital Barcelona, esta iniciativa ajuda à integração da tecnologia móvel e digital no dia-a-dia das pessoas.

• Digital Key Sharing: “dar acesso ao carro a qualquer pessoa, a partir de qualquer lugar, com um movimento de dedos”

Nesta edição do MWC, a SEAT e a Samsung apresentam a evolução do sistema Digital Key lançado no ano passado e que se baseia na possibilidade de permitir o fecho e abertura das portas, a regulação do ar condicionado e a operação dos vidros de forma remota, através de um smartphone ou de um “wearable”

A novidade deste ano é uma solução que poderá ser utilizada num futuro modelo SEAT: permitir que outra pessoa utilize o automóvel sem ser preciso dar-lhe a chave física e mesmo que as duas pessoas estejam em locais distantes. O sistema baseia-se na transferência de forma segura de uma cópia digital da chave para o smartphone, ou equipamento equivalente, da segunda pessoa que passa a ter nas mãos o acesso ao veículo.

O duplicado digital da chave pode ser programado com um tempo de duração. Com a sua expiração, termina também a possibilidade de utilização do carro. O projeto desta app também contempla a gestão das chaves virtuais. Numa fase mais adiantada, poderão ser introduzidas limitações nas funcionalidades do automóvel, como a velocidade máxima permitida ou o modo de condução, entre outros.

Mobile World Congress, a maior montra tecnológica para o Carro do Futuro

Pelo segundo ano consecutivo, a Samsung juntar-se-á à SEAT no MWC. Este certame transformou-se num marco em tecnologia móvel e do setor mundial de comunicação, sendo recebido pela cidade de Barcelona, onde também está a sede da SEAT. O acordo, assinado há um ano com a Samsung, foi reforçado com a inclusão da SAP; resultando no compromisso da SEAT em tornar-se a referência na área da conetividade aplicada ao automóvel.

A SEAT mostrará no MWC o Carro do Futuro, um veículo que representa a visão da conetividade automóvel. Estará no stand da SAP (Hall 3, 3M41) e terá vários sistemas da Samsung, SEAT e SAP em demonstração.