pt:Company:News & Events:Company:Cars vs. boredom 2020.0.13.2 PT/PT

Automóveis contra o tédio

Com a atual situação mundial e o confinamento forçado devido à pandemia do COVID-19, ficar em casa é um desafio diário contra o aborrecimento. O engenheiro mecânico da SEAT, Philipp Klein Herrero, sabe bem disso. Apaixonado por automóveis, esqui e fotografia, no mesmo dia em que foi ordenado o confinamento para todo o país, ele planeava fazer uma viagem de esqui com a sua família, mas cancelou-a para seguir as regras de confinamento: "Eu podia ter entrado naquele autocarro, mas quando vi que a situação estava a ficar cada vez mais difícil, decidi ficar em casa".

O engenheiro da SEAT Philipp Klein Herrero é o autor do vídeo do momento: um stop-motion

No entanto, nada iria diminuir o seu entusiasmo pelo esqui, mesmo que fosse dentro de quatro paredes, e em seis horas gravou e editou o vídeo em stop-motion que está a ficar viral nas redes sociais, com quase meio milhão de visualizações no YouTube. 57 segundos são suficientes para contar uma história: vemos Philipp Klein Herrero a acordar num saco de dormir na sua sala, depois sobe uma montanha de lençóis brancos com um machado de gelo antes de esquiar, e tudo filmado do teto.

Embora no final, ele não pudesse ir na viagem freeride para a qual tinha poupado durante todo o ano, o autor do projeto ainda assim aproveitou ao máximo ao encontrar uma forma de se divertir em casa e encorajar os outros. Nunca pensando que causaria uma tal impressão, Philipp tem uma mensagem para aqueles que estão aborrecidos hoje em dia: "este confinamento está a pôr-nos a todos à prova, por isso encorajo todos a pensarem nos seus sonhos e paixões e a encontrarem uma forma de desanuviar para tornar isto mais suportável".

É precisamente este toque artístico que é um denominador comum em grande parte do trabalho realizado no SEAT. De facto, alguns dos colaboradores da empresa fizeram uma carreira a partir do seu hobby: pintar, coser, fazer puzzles - tudo se resume quando se trata de fazer um automóvel. Com base nas suas profissões, os colaboradores da SEAT sugerem outros cinco passatempos para combater o tédio em casa:

Costura

Croché, tricô, ponto de cruz... a maioria das nossas avós são especialistas em costura. Na SEAT, as mãos do "alfaiate de automóveis" Nick Allen, que fazem o acabamento do interior dos automóveis, utilizando até 30.000 metros de linha por ano. Nick Allen, que está no negócio há 35 anos, tem conselhos claros para quem quer começar a coser: "Tenha bom olho, boas mãos... e, acima de tudo, muita paciência. O resto vem com experiência", diz ele. Este hobby é agora uma opção muito boa, e é benéfica durante a crise de saúde. Hoje, muitos dos trabalhadores da empresa, incluindo o próprio Nick, estão a ajudar a fazer máscaras faciais. No seu caso, elabora cerca de 50 por dia.

Esculpir

Quem é que nunca imaginou manusear o barro como no filme "Ghost", com o seu parceiro e música romântica de fundo? Esta quarentena é uma oportunidade de começar a usar uma roda para esculpir taças, pratos e decorações para quando tudo voltar ao normal. Pode dizer-se que este é o trabalho de Carlos Arcos, chefe da modelação exterior da SEAT, que há 20 anos dá forma a projetos de automóvies à escala real. Ele usa um tipo de argila muito versátil e de arrefecimento rápido. Para Carlos Arcos, o mais importante quando se esculpe é "olhar para o modelo de diferentes ângulos e moldar o que se vê com as mãos para que o que se visualiza em 2D se torne finalmente real".

Fazer puzzles

Os colaboradores da SEAT recomendam cinco passatempos com base na sua profissão

50, 100, 250, 800, 1.500 peças... Existem puzzles adequados para todas as idades, com diferentes níveis de dificuldade, e são sempre melhor feitos em grupo. No entanto, quando se trata de montar todas as peças de um puzzle automóvel, é preciso uma boa equipa que consiga montar as 4.000 peças de que é composto. Esta é a tarefa do departamento de Tecnologia de Medição da SEAT, que trabalha com uma precisão de 1/10 de milímetro, equivalente à espessura de uma folha de papel, ao montar as peças de cada veículo. Segundo o responsável da área Pedro Vallejo, estes níveis de precisão são transferidos para o produto final, "um todo perfeito, preciso, compacto e de qualidade", afirma. O equivalente a esse puzzle emoldurado que todos têm na parede, pelo esforço que foi preciso fazer para o completar.

Pintura

Uma tela em branco, uma ideia e lápis de cor, tinta ou spray. É tudo o que precisa para começar a pintar. Se quiser desenhar uma paisagem de Verão, deve usar cores quentes como o vermelho, laranja e amarelo. Se preferir uma paisagem de Inverno, o branco, o azul e o violeta são as suas cores. No desenho de automóveis, a cor também desempenha um papel muito importante. Jordi Font, do departamento Color&Trim da SEAT, salienta que "a escolha da cor é muito pessoal e expressa como a pessoa se quer mostrar aos outros". Neste sentido, Jesús Guzmán, também do departamento de Color&Trim, pratica personalizando a pintura da sua coleção de miniaturas de automóveis. Isto ajuda-o a "pesquisar novas formulações de tinta para futuros modelos", explica. Tem até um perfil na Instagram onde mostra o seu trabalho (@singularpaint).

Restauração de antiguidades

Finalmente, se a pessoa gostar de artesanato, o restauro pode ser uma boa opção. Em 2017, um dos primeiros 600 modelos foi restaurado por uma equipa de 30 pessoas do Centro Técnico SEAT, liderado pelo gestor de projeto Ángel Lahoz. O automóvel, que esteve parado durante 25 anos, necessitou de mais de 1.000 peças originais e demorou até 1.500 horas para ser completamente desmontado e desmontado e cada peça restaurada à mão. No entanto, para quem nunca o fez antes, talvez seja melhor começar com algo mais pequeno. O próprio Ángel Lahoz recomenda que "primeiro é preciso desmontá-la e limpá-la bem, mas com muito amor. Se não tiver ferramentas, pode sempre usar utensílios velhos, uma escova de dentes macia e velha; e pode levar um bocado de esponja com um pouco de pasta de dentes para polir algumas áreas". E conclui "se tiver um conjunto de marcadores de feltro em casa, pode fazer um bom trabalho de reparação de riscos de forma muito digna”. Pode aplicar a brinquedos ou qualquer outro objeto.

Test Drive

Test Drive

Configurador

Configurador

Rede SEAT

Rede SEAT

Ofertas

Ofertas

Receber Newsletter

Receber Newsletter